O novo/velho menu Iniciar do Windows 10 ganha prêmio de design digital

1 min de leitura
Imagem de: O novo/velho menu Iniciar do Windows 10 ganha prêmio de design digital

O menu Iniciar existe desde o Windows 95 e permaneceu em grande parte inalterado até a chegada do Windows 8, o que não foi recebido com o maior dos entusiasmos por grande parte dos usuários da então mais recente versão do sistema operacional.

Agora, 20 anos depois de seu lançamento, o sistema de visualização dos programas instalados em um dispositivo ganhou nada menos do que o prêmio de melhor design digital de 2015. A premiação é entregue anualmente pela Sociedade dos Designers Industriais da América – IDSA, na sigla em inglês.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A instituição reconheceu a mistura da visualização tradicional do menu com a organização em ladrilhos criada no Windows 8, e estendida para smartphones e tablets, como uma forma engenhosa de combinar o familiar com o novo. No entanto, não é todo mundo que reconhece isso como algo assim tão interessante. Danny Oran, o próprio designer de interface que projetou o menu Iniciar duas décadas atrás, não vê nada de tão inovador na nova encarnação de sua criação.

Ele afirmou em entrevista ao site Business Insider: “De certa forma, é um pouco desapontador que a mesma coisa ainda esteja lá. Windows 8 teve os seus altos e baixos, mas ao menos eles tentaram algo novo que fosse diferente do menu Iniciar que eu criei décadas atrás”.

E você, está satisfeito com o novo menu Iniciar do Windows 10 ou esperava algo diferente? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.