Para ter uma boa experiência com os seus games é preciso configurar bem as suas opções de vídeo, mas quantas vezes você não soube dizer do que se tratava determinado efeito? Dando seqüência a série de matérias sobre os termos de jogos, descubra o que significa Self-shadowing e ilumine o conceito dos seus jogos de maneira mais realista.

A evolução implica em uma série de novas demandas, quando os games passaram a ser tridimensionais começaram a exigir que novas sombras fossem adicionadas aos jogos. Acontece que as sombras na vida real se comportam de formas variadas e dependem muito da incidência de luz sobre os objetos. Os primeiros jogos a adicionar sombras as tratavam de maneira muito simples, fazendo que elas não passassem de uma simples projeção do objeto sobre o chão.

Sombras quase reais!

Iluminação inteligente.Foi sendo percebida a necessidade de que o ângulo das sombras variasse de acordo com a incidência da luz, isso sem falar de um importante efeito que ocorre na vida real que até então estava sendo ignorado: a projeção da sombra que um objeto gera sobre ele mesmo. Algo como a sombra nos olhos quando tapamos a luz do sol com a própria mão.

Self-shadowing faz exatamente isto: calcula a projeção das sombras de um objeto sobre ele mesmo e sobre os demais objetos à sua volta. O resultado é uma iluminação impressionante, é ele quem possibilita enxergar um rosto com apenas meia face iluminada. Se este efeito for adicionado à luz progressiva de alguns jogos você vai ter ainda uma sombra diferente para cada hora do jogo.

Os games estão cada vez mais próximos da realidade e nada como os avanços tecnológicos para proporcionar sombras realistas em qualquer parte do mundo virtual do seu jogo. Habilite as opções que você deseja e principalmente saiba ao que cada uma delas se refere.

Cupons de desconto TecMundo: