Você que tem um site ou blog, e costuma usar vídeos do YouTube em seus posts sabe a dificuldade de incluir legendas para o conteúdo exibido. Por mais que no site de vídeos elas sejam fáceis de serem mostradas, a história não se repete quando os vídeos são incorporados a outros locais.

Existe uma maneira de compartilhar vídeos com legenda do YouTube, e mostraremos agora como se faz.

1) Acesse o vídeo que você deseja incluir no seu site e verifique se ele possui a opção de legendas. Utilizaremos para esse tutorial o vídeo sobre legendas e mensagens nos vídeos do YouTube;

2) Selecione então o botão “Compartilhar”, seguido de “Incorporar”;

3) Faça todas as alterações que normalmente faria para incluir o vídeo no seu site e copie o código dele;

(Fonte da imagem: Reprodução / YouTube)
4) Entre no editor do seu blog/site e ative a edição em HTML. Feito isso, cole o código do vídeo e, na tag “src”, logo após a URL do YouTube, inclua o código a seguir:

?hl=pt&cc_lang_pref=pt&cc_load_policy=1

O “hl=pt” é responsável por mudar o idioma do player, e “cc_lang_pref=pt” é a variável que mostra a preferência de legenda no vídeo e seu idioma. No caso, o “pt” indica “Português”. Para fechar, “cc_load_policy=1” exibe a legenda sem precisar que o espectador tenha que selecionar qualquer coisa.

5) Se tudo foi feito corretamente, dentro do código do vídeo você verá a tag “src” da seguinte maneira:
src= “url do vídeo?hl=pt&cc_lang_pref=pt&cc_load_policy=1”

Pronto, agora é só completar o seu post. Caso queira alterar a legenda, basta verificar quais os idiomas disponíveis e alterar o “pt” do código.

Vídeo sem legenda

Vídeo com legenda

Cupons de desconto TecMundo: