A realidade virtual vai superar a realidade tradicional em que vivemos?

5 min de leitura
Imagem de: A realidade virtual vai superar a realidade tradicional em que vivemos?
Imagem: Getty Images

Seja em vídeos engraçados nas redes sociais ou em máquinas que simulam passeios em montanha-russa nos shoppings, a realidade virtual já apresenta várias aplicações no cotidiano.

Há casos em que ela traz apenas um mero fator de diversão, como a realidade aumentada em Pokémon GO. Em outras, pode ajudar no tratamento de fobias e ansiedade, ou até mesmo recriar aromas reconhecidos pelo nosso olfato.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Muitos afirmam que a realidade virtual veio para ficar – tema bastante presente na SXSW de 2024. E aí, a pergunta que fica no ar é: até que ponto ela será capaz de interferir na nossa percepção de realidade? No fim, isso de fato será algo benéfico?

Realidade virtual é pauta nos mais diversos debates no Brasil e no mundo. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Realidade virtual é pauta nos mais diversos debates no Brasil e no mundo. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Quais os impactos da realidade virtual na sociedade?

A cultura nerd já nos deu provas de como a realidade virtual pode ser aplicada nos mais diversos campos. No mundo dos games, por exemplo, ela ajuda na imersão em games como Assassin's Creed Nexus VR e Resident Evil 4 VR. Porém, esse recurso é capaz de se expandir para os mais diversos campos.

Além dos jogos interativos, podemos encontrá-la também experiências educacionais e de treinamento. Isso pode levar a um aumento da acessibilidade à cultura e ao conhecimento, bem como a uma transformação na forma como aprendemos e nos envolvemos com o mundo ao nosso redor.

Realidade virtual pode ajudar em treinamentos e transmissão de conhecimento. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Realidade virtual pode ajudar em treinamentos e transmissão de conhecimento. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Outro ponto importante é deixar de lado o "espírito Jogador Nº 1". Neste filme de 2018, os personagens usam a realidade virtual como uma fuga do real e ingressam em um game capaz de deixar o vencedor milionário. Porém, ela não deve ser encarada literalmente apenas como uma forma de escapismo.

"Bem, não acho que ninguém deva ser obrigado a viver em um mundo virtual. Se você prefere o físico, ótimo. Mas não acho que realidade virtual é sinônimo de escapismo. Para alguns, ela de fato pode ser só uma fantasia escapista. Mas acho que, para muitas pessoas é mais profundo que isso", explicou David Chalmers, filósofo e autor do livro Reality+, em entrevista ao site da Época Negócios.

No entanto, há preocupações sobre os impactos sociais da realidade virtual, como a possibilidade de isolamento social, alienação e desconexão da realidade tradicional. E é exatamente com isso que ainda precisamos encontrar a forma correta de lidar.

Quais são as possíveis consequências da realidade virtual no ‘mundo real’?

A crescente integração da realidade virtual no cotidiano das pessoas pode ter várias consequências no mundo real. Por exemplo, o aumento do uso da tecnologia para experiências de trabalho remoto pode alterar drasticamente a dinâmica do local de trabalho. Por consequência, isso acaba reduzindo a necessidade de espaços físicos e de deslocamento.

Pensando por esse aspecto, é importante bolar regras aplicadas a esses novos mundos. Isso, de certa forma, ajudaria a manter a ordem e até mesmo regulamentar o uso da realidade virtual.

Realidade virtual precisa de regras práticas para regular seu uso nos mais diversos campos. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Realidade virtual precisa de regras práticas para regular seu uso nos mais diversos campos. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images/Reprodução 

"Sim, precisamos de regras, especialmente agora, porque a tecnologia está evoluindo muito rápido e em breve chegaremos a algum tipo de inteligência artificial extremamente sofisticada. Seria fundamental termos algum tipo de regulação sobre a IA, antes que ela se torne totalmente dominante nas nossas vidas, e que suas falhas possam nos atingir gravemente", pontuou Chalmers.

Também é importante considerar o impacto da realidade virtual na economia global, especialmente em setores como varejo, entretenimento e educação. A transição para experiências virtuais pode criar oportunidades econômicas para algumas empresas, mas outras podem enfrentar desafios para se adaptar a esse novo paradigma.

Aliás, estamos vendo o crescimento de eventos voltados para essa tecnologia. Um exemplo é o SXSW 2024, que acontece de 10 a 12 de março, e traz uma programação totalmente voltada para a realidade virtual e suas aplicações em nosso cotidiano.

Como fica a ‘realidade’ com a ascensão do virtual?

Com a crescente ascensão da realidade virtual, a definição tradicional de "realidade" está sendo desafiada. Enquanto a realidade física continua a ser o ponto de referência primário para a maioria das pessoas, a linha entre o real e o virtual está se tornando cada vez mais tênue.

Isso levanta questões filosóficas sobre a natureza da realidade e a percepção humana. À medida que as experiências virtuais se tornam mais imersivas e convincentes, é possível que algumas pessoas comecem a questionar a própria natureza da realidade e a distinção entre o que é "real" e o que é "virtual".

Essa mudança na percepção da realidade pode ter consequências profundas para a sociedade em termos de identidade pessoal, moralidade e valores culturais. Também pode levantar preocupações éticas sobre o uso da tecnologia de realidade virtual para manipulação e controle das percepções individuais e coletivas.

A grande reflexão a ser feita é: a realidade virtual pode, de fato, alterar a nossa percepção de realidade? (Fonte: Getty Images/Reprodução)A grande reflexão a ser feita é: a realidade virtual pode, de fato, alterar a nossa percepção de realidade? (Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Quais os pontos positivos e negativos da realidade virtual?

A essa altura, a realidade virtual ainda precisa ser colocada em uma balança capaz de medir as vantagens de seu uso. Elas incluem a capacidade de:

  • criar experiências imersivas e educacionais;
  • oferecer novas formas de entretenimento e interação social;
  • facilitar simulações precisas para treinamento e pesquisa.

No entanto, há também preocupações sobre os aspectos negativos da realidade virtual. Dentre os principais, podemos destacar:

  • o potencial para isolamento social;
  • alienação da realidade física;
  • efeitos adversos na saúde mental;
  • dependência tecnológica.

Além disso, existem questões éticas relacionadas à privacidade, segurança e controle de dados pessoais no ambiente virtual. Também podemos incluir nessa equação as preocupações sobre o uso indevido da tecnologia para manipulação e propaganda.

Realidade virtual: aliada ou vilã?

Talvez ainda seja cedo para declarar, com certeza, se a realidade virtual será apenas uma aliada ou terá poder de alterar o conceito de mundo real de muitas pessoas.

Porém, uma coisa é certa: ela tem potencial de impactar profundamente a sociedade em várias áreas, oferecendo oportunidades e desafios únicos. Isso, por sua vez, certamente vai exigir uma reflexão cuidadosa e uma abordagem ética para sua implementação e uso.

Gostou do conteúdo? Então, continue de olho aqui no portal para manter-se atualizado sobre o assunto. Aproveite para se aprofundar na temática e confira o nosso review do Apple Vision Pro, o óculos de realidade virtual da maçã. Até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.