Realidade virtual pode ajudar pessoas com depressão e ansiedade

1 min de leitura
Imagem de: Realidade virtual pode ajudar pessoas com depressão e ansiedade
Imagem: Shutterstock

A realidade virtual pode ser um ótimo aliado para auxiliar na melhora da ansiedade, depressão e do processamento sensorial em adultos com deficiência neurológica. A informação foi descoberta durante um estudo realizado por cientistas da Universidade do Oeste de Sydney, na Austrália, publicado na revista científica Nature Scientific Reports Journal.

De acordo com os pesquisadores, a experiência de realidade virtual Evenness VR Sensory Space pode ser um ótimo tratamento para reduzir diferentes condições neurológicas, como o autismo e a incapacidade intelectual. As experiências interativas de som e toque da realidade virtual ajudaram alguns adultos que participaram dos estudos.

Segundo uma das líderes da pesquisa, Caroline Mills, a tecnologia de realidade virtual imersiva pode ser uma adição inovadora para as organizações que tratam pessoas com deficiência de desenvolvimento neurológico. Outra coautora do estudo, Danielle Tracey, afirma que o Evenness VR Sensory Space pode ser tão efetivo quanto uma internação clínica.

Captura do Evenness VR Sensory Space: Inicialmente, os pesquisadores estavam usando a realidade virtual para a psicoterapia, por exemplo, ajudando os pacientes a vencer o medo de aranha ou de altura.Captura do Evenness VR Sensory Space: Inicialmente, os pesquisadores estavam usando a realidade virtual para a psicoterapia, por exemplo, ajudando os pacientes a vencer o medo de aranha ou de altura.Fonte:  Reprodução/Evenness 

“Nossas descobertas mostraram que a tecnologia VR pode oferecer um caminho promissor para o fornecimento de intervenções sensoriais e uma ferramenta calmante eficaz, com o benefício mais proeminente relatado pelos usuários sendo a redução da ansiedade”, disse Mills.

Realidade virtual

Ao todo, os pesquisadores realizaram o estudo com 31 participantes adultos diagnosticados com diferentes condições de desenvolvimento neurológico e avaliaram como o Evenness Virtual Reality (VR) Sensory Space pode servir como ferramenta para o tratamento desses problemas. A pesquisa foi realizada em parceria com a Universidade de Wollongong, a empresa de tecnologia Devika e a organização The Disability Trust.

O Evenness Virtual Reality (VR) Sensory Space é um espaço interativo e sensorial de realidade virtual, especialmente projetado para ajudar pessoas com condições neurológicas. As salas sensoriais já existem há muito tempo, mas a opção de realidade virtual pode ser a resposta para um formato mais acessível para todas as pessoas que sofrem das condições citadas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.