Desintoxicação digital: qual a importância e como ficar fora da internet?

5 min de leitura
Imagem de: Desintoxicação digital: qual a importância e como ficar fora da internet?
Imagem: GettyImages

Ao mesmo tempo em que a tecnologia avança para ajudar cada vez mais em nosso dia a dia, ela também tem se tornado um perigo para muita gente – principalmente em relação à dependência digital.

Para isso, pode ser necessário fazer uma "detox digital". Esse processo consiste em mudar algumas rotinas dependentes da tecnologia, tal como o uso constante de celulares para acessar mensageiros instantâneos, e-mails, games e redes sociais, cujos em muitos casos possuem ferramentas que, infelizmente, auxiliam essa conduta nociva.

Hoje explicamos o que é a desintoxicação digital, as suas vantagens, e como você pode começar hoje mesmo um detox digital. Acompanhe!

O que é uma desintoxicação digital?

Como dito anteriormente, a desintoxicação digital é um processo para que você se livre do vício digital. Ele faz com que pessoas tenham hábitos nada saudáveis de, por exemplo, ficar horas e horas navegando no celular ou passar longos períodos sentados em frente a um PC jogando – até mesmo trabalhando

O vício digital atinge pessoa de todas as idades.O vício digital atinge pessoa de todas as idades.Fonte:  GettyImages 

E para fazer esse detox virtual é preciso cortar aos poucos alguns hábitos, uma vez que, quando criada uma dependência, não é possível se desligar delas em um curto prazo de tempo. Além disso, é essencial que a pessoa esteja empenhada e comprometida a realizar essas atividades, já que é um procedimento bastante individual.

Qual é o tempo mínimo para uma desintoxicação digital?

Esse tempo pode variar de pessoa para pessoa. Entretanto, o ideal é que ele seja de no mínimo três dias. Nesse período, a pessoa já precisa mudar alguns hábitos, mesmo que eles sejam pequenos.

Por exemplo, ao invés de simplesmente cortar o uso diário do celular, ir diminuindo as horas diante do aparelho. Agora, existem pessoas que podem levar de dois a três meses para que as rotinas sejam alteradas.

É preciso estar focado para cumprir o processo de detox virtual.É preciso estar focado para cumprir o processo de detox virtual.Fonte:  GettyImages 

Quais são os principais benefícios do Detox Digital?

A desintoxicação digital tem como benefício evitar desde atividades nocivas mais simples e falta de socialização e contato com pessoas fisicamente, até problemas graves de saúde – que incluem depressão, ansiedade e a má postura, que leva a danos na coluna ou outros membros.

A dependência digital pode levar à problemas de saúde mais gravesA dependência digital pode levar à problemas de saúde mais gravesFonte:  GettyImages 

Além disso, há outros problemas que variam de indivíduo para indivíduo. Desde o vício em jogos online, que são divulgados com frequência em redes sociais por influenciadores e grandes portais, até o hábito criminoso de ofender outras pessoas – o que é chamado de "stalkear".

Como começar um detox digital?

Para te ajudar nessa tarefa, listamos algumas atividades que você pode realizar no seu dia a dia para fazer a desintoxicação digital:

1. Diminuir o uso do celular

A principal delas é a que mais atinge pessoas que sofrem desse mal: a dependência do celular. Quem nunca ficou simplesmente parado olhando a tela esperando por uma mensagem, ou abrindo aplicativos aleatoriamente? Esse é um grande sinal de dependência digital.

Para isso, os próprios sistemas operacionais – iOS e Android – contam com recursos que contabilizam a quantidade de horas utilizando o celular. Alguns até especificam quais softwares consomem mais desse tempo.

A dica é ir aos poucos. Comece tentando diminuir gradativamente esse período, até que você se sinta seguro de usar o aparelho apenas quando necessário.

É preciso se policiar para diminuir o uso constante do celularÉ preciso se policiar para diminuir o uso constante do celularFonte:  GettyImages 

Além disso, também é recomendado que você desative notificações necessárias, as quais podem levar ao uso do dispositivo fora do prazo que você determinou como meta.

2. Evite o uso constante de redes sociais

Outro grande mal é o vício em redes sociais. Se não bastasse, muitas delas utilizam mecanismos que fazem com que esse uso seja prolongado sem que o usuário note, como a exibição de vídeos de maneira infinita.

Sem contar que, as redes mostram uma vida que, em sua maioria, são grandes ilusões. Por exemplo, influenciadores que postam fotos e vídeos ostentando viagens e itens de luxo, que muitas vezes é replicada até mesmo por amigos e familiares.

Consumir esse conteúdo, por mais que não seja a grande realidade, pode causar um sentimento de frustração e levar a problemas de saúde mental, tal qual a depressão.

Diminuir o uso de redes sociais ajuda bastante na sua saúdeDiminuir o uso de redes sociais ajuda bastante na sua saúdeFonte:  GettyImages 

Um bom método é fazer uma filtragem do que será exibido. No Instagram, você pode escolher entre exibir um feed comum e aleatório, ou apenas das contas nas quais você marcou como favoritas. Assim, é possível "favoritar" perfis nos quais você realmente não vai se sentir mal ao consumir o conteúdo .

3. Crie horários e regras para jogos no PC ou celular

Uma das profissões da atualidade é a de jogador profissional. Com isso, muitos jovens veem nessa atividade uma meta de vida e carreira. Dessa forma, eles passam mais horas jogando do que o recomendado com o intuito de evoluírem suas habilidades ou conquistarem posições em rankings globais dentro da própria plataforma.

O que muitos não sabem é que os atletas profissionais seguem à risca hábitos para cuidar da saúde. É comum encontrar em times e organizações de e-sports uma série de profissionais que auxiliam no dia a dia, como nutricionistas, fisioterapeutas e até mesmo psicólogos.

É preciso criar horários para jogar e não prejudicar a sua saúdeÉ preciso criar horários para jogar e não prejudicar a sua saúdeFonte:  GettyImages 

Como em um começo de carreira é um tanto inviável contar com toda essa estrutura, o jeito é você mesmo organizar sua vida para que seu sonho não seja prejudicado por problemas de saúde.

Sendo assim, organize rotinas de jogos com intervalos para descanso, sem deixar de lado a rotina saudável, como a prática de atividades físicas e uma boa alimentação.

4. Criar ambientes sem tecnologia por perto

Como o processo de desintoxicação digital é um tanto complexo, o ideal é que você não tenha dispositivos eletrônicos por perto que podem comprometer o seu processo. Para isso, você pode criar um ambiente na sua própria casa, que seja uma espécie de área de detox.

Crie um espacinho na sua casa longe de dispositivos eletrônicosCrie um espacinho na sua casa longe de dispositivos eletrônicosFonte:  GettyImages 

Pode ser, desde um quarto com poltronas confortáveis para ler um livro ou espaços onde seja possível praticar atividades físicas, até uma varanda ou seu próprio quintal. Uma vez lá, concentre-se no que está a sua volta, sem se preocupar com o que acontece no mundo digital.

5. Pratique atividades físicas e interaja com pessoas presencialmente

O principal hábito, e também o mais saudável para ajudar na sua desintoxicação digital, é praticar atividades físicas. Além de ajudar a sua saúde, elas também mantêm a sua mente concentrada nos exercícios e longe da preocupação de redes sociais, e-mails corporativos, entre outros.

A prática de exercícios ajuda no detox digitalA prática de exercícios ajuda no detox digitalFonte:  GettyImages 

Procure interagir presencialmente com outras pessoas. Seja junto com as atividades físicas, ou depois delas, em um papo descontraído em um restaurante, shopping ou até mesmo na sua casa.

Lembre-se que esse processo de detox é bastante complicado, mas torna-se mais fácil com outras pessoas lhe apoiando e até mesmo ajudando diretamente nesta missão.

Esperamos que com esses esclarecimentos você também consiga mudar alguns de seus hábitos e, assim, consiga se livrar de um dos grandes males do mundo atual: a dependência virtual.

E você, ficou com alguma dúvida? Conte para a gente em nossas redes sociais!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.