Os 9 melhores recursos do Windows 11 em 2023

3 min de leitura
Imagem de: Os 9 melhores recursos do Windows 11 em 2023
Imagem: Microsoft/Divulgação

O ano de 2023 foi essencial para o estabelecimento do Windows 11. O sistema operacional da Microsoft recebeu uma série de novidades impactantes no seu terceiro ano de operação, incluindo recursos de interface, novos programas e um chatbot de inteligência artificial (IA).

A quantidade de adições reforça a campanha da empresa para que mais pessoas atualizem o PC para a versão mais recente ou adquiram aparelhos mais novos já com o sistema de fábrica. A seguir, veja quais foram as principais novidades da plataforma no ano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os 9 melhores recursos do Windows 11 em 2023

1. Copilot

Em 2023, não tem como competir com a plataforma Copilot, em computadores, que unifica todas as experiências de inteligência artificial (IA) da Microsoft. Substituindo a Cortana, o serviço já está presente em uma série de ambientes, de programas do pacote Office até o buscador Bing.

Copilot.Copilot.Fonte:  Microsoft/Reprodução 

Ela pode ser usada como guia em programas, IA generativa criadora de conteúdo, plataforma de revisão e para muitas outras utilidades. Gratuita para uso, a plataforma roda a partir do motor de linguagem da OpenAI e é atualizado com versões mais poderosas do que a versão gratuita do ChatGPT.

O sucesso é tanto que até o Windows 10 deve receber a plataforma em breve, mesmo sendo considerado um sistema operacional já defasado.

2. Suporte nativo para RAR e Zip

WinRAR.WinRAR.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

O WinRAR está com os dias contados e, se pouca gente já pagava pelo software, agora ele pode até mesmo deixar de ser baixado. Isso porque o Windows 11 recebeu uma função para abrir de forma natural e nativa arquivos compactados RAR, ZIP e 7Z. Para documentos compactados, entretanto, ainda é preciso apelar a um desses programas.

3. Vincular ao Celular em mais marcas

Phone Link.Phone Link.Fonte:  Microsoft/Divulgação 

O Vincular ao Celular, ou Phone Link, é um recurso que permite ao usuário ver vários recursos do smartphone no PC — mensagens, fotos recentes, espelhar a tela e a execução de alguns aplicativos móveis compatíveis. Antes disponível apenas em modelos da Samsung, em 2023 o recurso foi expandido para iPhone no começo do ano e, meses depois, para modelos das fabricantes chinesas Realme, OnePlus e Oppo.

4. Escrever em qualquer lugar da tela

O Windows 11 tem uma série de recursos exclusivos para telas sensíveis ao toque, de tablets e laptops até dispositivos híbridos. Só que um dos grandes pedidos desse público só foi atendido em 2023: permitir a escrita manual em qualquer ponto da tela usando uma caneta Stylus.

Windows Ink.Windows Ink.Fonte:  Microsoft/Divulgação 

A tecnologia Windows Ink foi modernizada para detectar rabiscos e transformá-los automaticamente em texto, inclusive se você preencher questionários e telas de cadastro.

5. IA no Paint

Nem mesmo o lendário Microsoft Paint ficou de fora da onda da inteligência artificial. O software, que chegou a ser descontinuado e acabou sobrevivendo graças aos pedidos da comunidade, agora tem uma IA generativa de imagens.

O Paint com IA.O Paint com IA.Fonte:  Microsoft 

Chamada de Cocreator, ela usa o motor Dal-E da OpenAI para fazer ilustrações criativas e iniciar trabalhos artísticos dos mais variados para pessoas de todas as idades terem os primeiros contatos com esse tipo de recurso.

6. Várias melhorias no Bloco de Notas

Bloco de Notas.Bloco de Notas.Fonte:  Microsoft/Divulgação 

O clássico Bloco de Notas segue relevante no Windows 11 e, ao longo do ano, foram várias as melhorias no editor de texto minimalista. O serviço ganhou um recurso de abas, um Modo Noturno e, mais recentemente, um contador de caracteres.

7. Gravação de tela nativa

Gravação de tela no Windows 11.Gravação de tela no Windows 11.Fonte:  Microsoft/Divulgação 

Outra novidade adicionada pela Microsoft que elimina a necessidade do download de mais programas é a gravação de tela nativa. O recurso não é tão complexo quanto um OBS, mas pode quebrar o galho em transmissões mais simples.

8. Atualizações no Fotos

Fotos no Windows.Fotos no Windows.Fonte:  Microsoft/Divulgação 

O aplicativo nativo de visualização de Fotos no Windows 11 ficou consideravelmente mais equipado em 2023. Ele agora é capaz de remover fundos e trocá-los por cores, permitindo edições simples sem exigir o download de uma plataforma mais complexa. Além disso, ele recebeu novos mecanismos de navegação por álbum e compartilhamento com o OneDrive.

9. Chaves de acesso (Passkeys)

Assim como o Google, a Microsoft é uma das companhias mais engajadas em reduzir a dependência de senhas tradicionais para entrar em contas e serviços. Em 2023, o Windows 11 ganhou o suporte nativo para as passkeys (ou chaves de acesso), que são formas alternativas de autenticação de perfil.

Chaves de acesso.Chaves de acesso.Fonte:  Microsoft/Divulgação 

Tidas pela empresa como um "método mais seguro e conveniente", as chaves de acesso podem ser biometria, um PIN ou um dispositivo móvel alternativo. Elas ficam armazenadas no sistema de forma segura a partir da plataforma Windows Hello e economizam segundos preciosos em todos os processos de login da sua rotina.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.