Copilot: Microsoft vai lançar chatbot de IA no Windows 10

1 min de leitura
Imagem de: Copilot: Microsoft vai lançar chatbot de IA no Windows 10
Imagem: Microsoft

A Microsoft confirmou rumores que circularam nos últimos dias e vai lançar o assistente pessoal de inteligência artificial (IA) Copilot no Windows 10.

A plataforma foi adicionada na versão Windows 10 22H2 Build 19045.3754 (KB5032278), que está disponível desde esta quinta-feira (16) no Release Preview Channel para membros do programa de testes Insider.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em seguida, a ideia é que o recurso chegue de forma oficial e estável para aparelhos com o Windows 10 nas versões 22H2 Home ou Pro. Por enquanto, a Microsoft ainda não divulgou a data dessa atualização.

O Copilot no Windows 10

O Copilot é uma ferramenta baseada em IA generativa com dicas e sugestões personalizadas para usuários durante a navegação, inclusive no Microsoft 365, sendo o substituto da assistente pessoal Cortana.

Além disso, o Copilot atua como um chatbot generativo, que responde prompts de comando ou perguntas a partir do motor do Bing Chat.

O Copilot rodando em um computador com Windows 10.O Copilot rodando em um computador com Windows 10.Fonte:  Microsoft 

De acordo com o comunicado da marca e a imagem divulgada, o Copilot vai funcionar no Windows 10 em um formato bem parecido com o serviço já em funcionamento no Windows 11.

O Copilot tem um atalho na Barra de Tarefas e, ao ser acessado, abre uma coluna no canto direito da tela com as formas de interação e respostas. Nem todos os recursos estarão disponíveis no sistema operacional mais antigo, mas a ideia é que a experiência básica seja transportada para máquinas que não podem ser ou ainda não foram atualizadas.

Segundo a companhia, essa é uma forma de apresentar o Copilot e seus benefícios para um grupo maior de consumidores e apresentar recursos de IA a todo um grupo de usuários que nunca usou um serviço desse tipo.

Ainda assim, essa é uma movimentação considerada surpreendente por parte da empresa. Isso porque o suporte oficial da Microsoft para o Windows 10 termina em 14 de outubro de 2025 e, na postagem com o anúncio, ela reforça que a data limite não será reajustada só porque novos recursos serão adicionados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.