Windows 11 está instalado em mais de 400 milhões de dispositivos; veja detalhes

2 min de leitura
Imagem de: Windows 11 está instalado em mais de 400 milhões de dispositivos; veja detalhes
Imagem: GettyImages

O Windows 11 é usado em mais de 400 milhões de dispositivos mensalmente, revelam dados internos da Microsoft. A empresa espera alcançar 500 milhões de aparelhos no começo de 2024. As informações são do Windows Central.

Considerando o lançamento em outubro de 2021, levou cerca de dois anos para o Windows 11 alcançar 400 milhões de dispositivos ativos. Seu antecessor, o Windows 10, conquistou a mesma marca em pouco mais de um ano e, após dois anos, chegou a 600 milhões de aparelhos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo dados internos, o Windows 11 roda em mais de 400 milhões de computadores mensalmente.Segundo dados internos, o Windows 11 roda em mais de 400 milhões de computadores mensalmente.Fonte:  GettyImages 

Portanto, apesar de a Microsoft garantir atualização gratuita para o novo sistema, o público ainda resiste contra a migração. Parte dos motivos podem ser a interface retrabalhada, os requisitos mínimos do Windows 11 ou o medo de bugs de um sistema operacional mais novo.

Quando o Windows 10 foi lançado em julho de 2015, a Microsoft garantiu atualizações gratuitas para usuários do Windows 8.1 e Windows 7, o mais popular na época. A familiaridade com o novo sistema operacional, somada à pressão da empresa, deve ter empurrado consumidores para o novo SO.

O sistema anterior também era mais amigável para máquinas menos poderosas. A maioria dos usuários não precisou melhorar o hardware do computador para rodar o novo software, enquanto o Windows 11 deixou vários PCs para trás.

Windows 10 ainda é mais utilizado

Embora esteja presente em 400 milhões de dispositivos mensalmente, o Windows 11 não é o sistema mais usado da Microsoft. Este posto ainda é do Windows 10 que, segundo dados de pesquisa da Steam, roda em 60% dos computadores de gamers, enquanto o Win 11 está em 37%.

De acordo com um levantamento do site Statcounter, o Windows 11 detém apenas 24% do mercado dominado pela Microsoft. O Win 10, por outro lado, está em aproximadamente 72% dos PCs.

Microsoft mantém números em segredo

Até hoje, a Microsoft nunca divulgou números muito específicos relacionados ao Windows 11. Geralmente, quando busca anunciar números do ecossistema, a empresa apresenta o total de dispositivos que usam Windows 10 e Windows 11.

Novo Windows vem aí

O Windows 11 não terá tanto tempo para acumular mais usuários, considerando que uma nova versão do Windows parece estar prestes a chegar. Há meses circulam rumores de que a Microsoft prepara um novo sistema operacional focado em recursos de inteligência artificial.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.