O que é e como fazer o download do Linux Mint?

4 min de leitura
Imagem de: O que é e como fazer o download do Linux Mint?
Imagem: Linux Mint

Se você é um entusiasta do Linux ou só quer explorar o mundo dos sistemas operacionais, precisa conhecer o novo lançamento do Linux Mint.

Com o codinome "Victoria", o Linux Mint 21.2 é uma versão do sistema operacional de longo prazo que garante suporte estendido até 2027 e apresenta uma variedade de softwares atualizados, refinamentos e novos recursos para os usuários. Conheça mais sobre ele logo abaixo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que é o sistema Linux Mint?

A nova versão Linux Mint 21.2, de codinome "Victoria".A nova versão Linux Mint 21.2, de codinome "Victoria".Fonte:  Linux Mint 

O Linux Mint é uma distribuição de sistema operacional Linux baseada no Ubuntu e projetada para ser uma alternativa amigável e funcional para os sistemas operacionais mais populares, como Windows e macOS.

Criado na Irlanda por Clement Lefebvre, ele fornece aos usuários um sistema operacional elegante, poderoso e gratuito, que pode ser instalado em diversos dispositivos.

Qual Linux Mint baixar?

O Linux Mint oferece diferentes edições, cada uma projetada para atender a diferentes perfis de usuários. Veja algumas delas:

Linux Mint Cinnamon

O Cinnamon oferece uma experiência semelhante à de sistemas operacionais tradicionais.O Cinnamon oferece uma experiência semelhante à de sistemas operacionais tradicionais.Fonte:  Linux Mint 

O Linux Mint Cinnamon é uma excelente escolha para os usuários que desejam uma experiência moderna, familiar e altamente personalizável. Com uma interface de usuário intuitiva e amigável, o Cinnamon oferece experiência semelhante à de sistemas operacionais tradicionais, como o Windows, facilitando a transição para os novos usuários.

Principais características:

  • Recomendado para usuários iniciantes e avançados;
  • Possui uma interface de usuário moderna, familiar e altamente personalizável;
  • Requer hardware moderado, mas proporciona uma experiência de usuário mais polida.

Linux Mint MATE

O Linux Mint MATE oferece uma experiência de desktop clássica e familiar.O Linux Mint MATE oferece uma experiência de desktop clássica e familiar.Fonte:  Linux Mint 

Para os usuários que buscam por um sistema operacional leve e eficiente – especialmente para computadores mais antigos ou hardwares mais modestos –, o Linux Mint MATE pode ser a opção certa.

Principais características:

  • Interface clássica, semelhante às versões mais antigas do Windows;
  • Baixos requisitos de hardware;
  • Desempenho rápido.

Linux Mint KDE (ou KDE Plasma)

O KDE Plasma oferece uma experiência de desktop moderna e rica em recursos.O KDE Plasma oferece uma experiência de desktop moderna e rica em recursos.Fonte:  Make use of 

O Linux Mint KDE, também conhecido como KDE Plasma, é uma opção excelente para usuários que procuram uma experiência de desktop moderna e rica em recursos.

Principais características:

  • Interface moderna e elegante;
  • Altamente personalizável;
  • Possui recursos avançados para melhorar a eficiência e produtividade.

Por que usar o Linux Mint?

O Linux Mint é conhecido por sua estabilidade e segurança. Ao contrário de alguns sistemas operacionais comerciais, o Linux Mint é atualizado regularmente para corrigir vulnerabilidades e bugs, garantindo que seus dados e informações pessoais permaneçam protegidos.

Além disso, ele também possui uma vasta seleção de aplicativos pré-instalados e você pode facilmente encontrar e instalar novos através do gerenciador de pacotes.

Quantos GB o Linux Mint ocupa?

A maioria das versões do Linux Mint ocupa cerca de 1,5 GB a 2,5 GB.A maioria das versões do Linux Mint ocupa cerca de 1,5 GB a 2,5 GB.Fonte:  Linux Mint 

O tamanho ocupado pelo Linux Mint varia conforme a versão específica que você escolher e a edição do sistema operacional (Cinnamon, MATE, Xfce ou KDE Plasma). Geralmente, a maioria das versões do Linux Mint ocupa cerca de 1,5 GB a 2,5 GB de espaço em disco após a instalação padrão.

É importante observar que esse é apenas o espaço ocupado pelo sistema operacional básico, sem contar os aplicativos e arquivos adicionais que você pode instalar posteriormente.

Qual a diferença entre Linux Mint e Ubuntu?

O Linux Mint e o Ubuntu são duas distribuições Linux.O Linux Mint e o Ubuntu são duas distribuições Linux.Fonte:  Linux Mint 

O Linux Mint e o Ubuntu são duas das distribuições Linux mais populares e amplamente utilizadas. Ambos são baseados no sistema operacional Linux e compartilham muitas características semelhantes, mas também possuem algumas diferenças distintas. Confira as principais diferenças entre eles:

Interface do Usuário

O Ubuntu usa o ambiente de desktop GNOME como sua interface padrão. O GNOME possui uma interface moderna e elegante, com uma barra lateral à esquerda e um menu de atividades.

O Linux Mint oferece várias edições com diferentes ambientes de desktop. O Cinnamon é a interface padrão do Linux Mint e é projetado para ser mais familiar e semelhante aos sistemas operacionais tradicionais, como o Windows. Além do Cinnamon, ele também possui as edições MATE, Xfce e KDE Plasma.

Seleção de software

Tanto o Ubuntu quanto o Linux Mint oferecem uma vasta seleção de softwares disponíveis em seus repositórios oficiais. No entanto, o Linux Mint tende a incluir mais aplicativos pré-instalados.

O Cinnamon é a interface padrão do Linux Mint.O Cinnamon é a interface padrão do Linux Mint.Fonte:  Linux Mint 

Atualizações de lançamento

O Ubuntu segue um ciclo de lançamento fixo, com versões regulares a cada seis meses. Além disso, a cada dois anos, uma versão LTS (Long Term Support) é lançada com suporte estendido de cinco anos.

O Linux Mint é baseado nas versões LTS do Ubuntu, portanto, segue um ciclo de lançamento semelhante. No entanto, ele também oferece um modelo de atualização contínua para as edições Cinnamon, MATE e Xfce, onde você pode atualizar o sistema sem precisar reinstalar em cada nova versão.

Como baixar o Linux Mint?

Para fazer o download do Linux Mint, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o site oficial do Linux Mint;
  2. Escolha sua versão e faça o download;
  3. Grave a imagem ISO em um pendrive ou DVD;
  4. Inicialize o computador a partir do pendrive ou DVD;
  5. Siga as instruções de instalação;
  6. Crie uma conta de usuário;
  7. Conclua a instalação.

E então, gostou do conteúdo? Fique de olho aqui no TecMundo para manter-se atualizado sobre o universo da tecnologia. Até mais!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.