Muitas dúvidas podem surgir no momento em que estamos escolhendo um novo computador, não é mesmo? Vários detalhes precisam ser levados em consideração, sobretudo para que o dispositivo possa atender às principais necessidades de seu usuário.
No mercado, há algumas opções de sistemas operacionais disponíveis – como o Linux e o Windows 11. Cada um deles foi formatado por seus desenvolvedores visando determinadas questões.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Pensando nisso e para entender qual a diferença entre eles, no texto abaixo você poderá conferir quais as vantagens e desvantagens entre esses dois sistemas. Aproveite!
(Freepik/Reprodução)Fonte: Freepik
Linux: veja quais os benefícios em utilizar o sistema operacional
Disponível no mercado há pelo menos 31 anos e desenvolvido com código aberto, o Linux na verdade consiste em um núcleo de computação, ou seja, pode ser a base para outros sistemas operacionais, como o próprio Windows e macOS.
Em linhas gerais, programadores e servidores tendem a preferir esse sistema por conta de todas as possibilidades que ele oferece em termos de códigos operacionais.
Embora pareça bastante complexo em vista dessas razões, usuários comuns também têm a capacidade de aproveitá-lo de diferentes maneiras para suas atividades do dia a dia.
(Linux/Reprodução)Fonte: Linux
Se você já está acostumado com algum sistema operacional, saiba que no Linux as coisas funcionam de forma muito similar.
Para acessar a internet também é necessário utilizar um navegador web e outras funções podem ser desbloqueadas com programas específicos, incluindo editores de texto, editores de vídeo, plataformas para desenvolvimento de projetos e outros.
Em linhas gerais, para ter o sistema Linux funcionando em seu PC, basta acessar gratuitamente o site de alguma das distribuidoras e baixar a versão mais recente.
Ao todo, há pelo menos 80 atualizações presentes na internet atualmente. Uma grande vantagem desse sistema é que ele pode ser utilizado tanto em computadores mais novos quanto mais antigos sem perda de suporte.
Windows 11: confira os principais destaques do sistema da Microsoft
Em contrapartida ao Linux, a Microsoft desenvolveu um sistema operacional que se tornou tendência na maioria dos computadores, sejam eles desktops ou laptops. O Windows já está em sua 11ª versão, contando com inúmeras vantagens práticas para os usuários.
A primeira delas é justamente essa questão de popularidade. Boa parte das pessoas já se acostumaram a navegar por meio desse sistema, entendendo seus principais comandos e outras questões gerais. Também é válido destacar que o Windows possui pacotes com programas próprios e que rodam com maior facilidade em seu sistema.
Para aqueles que gostam de jogar no PC, por exemplo, há também muitas vantagens, sobretudo em comparação ao Linux, visto que a maioria dos softwares foram projetados para terem versões e atualizações específicas por meio do Windows.
Com o Windows 11, inclusive, os usuários notaram que há muito mais agilidade em determinadas funções, bem como uma navegação mais fluida em pesquisas, atualizações e aplicativos nativos. O lançamento oficial dessa versão ocorreu em outubro de 2021, já fazendo parte da maioria dos computadores fabricados a partir desta data.
(Microsoft/Reprodução)Fonte: Microsoft
Vale destacar que, caso os usuários tenham um computador mais antigo, é preciso atualizá-lo com a nova versão do sistema operacional. Porém, para obtê-lo é necessário comprar uma licença.
Afinal, qual escolher entre Linux ou Windows 11?
Agora que você já conheceu os principais pontos de cada um desses sistemas operacionais e também descobriu algumas de suas vantagens e desvantagens, chegou a hora de entender qual deles pode ser o melhor para a sua realidade.
Retomando a ideia de que o Linux pode ser mais adequado a quem está lidando diariamente com questões brutas de informática, é importante ressaltar que esse sistema operacional acaba sendo mais vantajoso e útil nos cenários de programação, visto que há mais mecanismos de desenvolvimento dessa área.
Além do mais, o Linux também acaba sendo mais “cru” no sentido de que seu design e interface são mais simples, não deixando de rodar programas essenciais e funcionar plenamente em vários casos. Contudo, boa parte dos usuários vai acabar preferindo o que o Windows 11 tem a oferecer, levando em consideração que trata-se de um sistema muito mais popular.
(Freepik/Reprodução)Fonte: Freepik
Dessa forma, diversos programas e aplicativos são desenvolvidos visando suas atualizações e ferramentas, algo que, no final das contas, acaba ajudando muito sua fluidez e usabilidade.
Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no TecMundo para seguir acompanhando mais novidades sobre as principais tendências tecnológicas!
Fontes
Categorias