Robô de brinquedo dos anos 80 ganha IA e Machine Learning com Raspberry Pi

1 min de leitura
Imagem de: Robô de brinquedo dos anos 80 ganha IA e Machine Learning com Raspberry Pi
Imagem: Tom's Hardware/Matt/Viam

Um engenheiro da empresa de robótica Viam Robotics transformou um robô de brinquedo antigo em um robô moderno equipado com o micro-computador Raspberry Pi e inteligência artificial (IA). Apelidado de Omnibot MAIV, o projeto utilizou um robô clássico dos anos 80, o Tomi Omnibot 2000 — MAIV é a sigla de ‘Modernized with AI and Viam’, mas também é um anagrama da palavra Viam.

A companhia publicou um tutorial explicando como modificar o brinquedo antigo e transformá-lo em um robô moderno que utiliza comandos sem fio e IA. Com as mudanças, o Omnibot MAIV pode ser conectado remotamente e usa a técnica de aprendizado de máquina para aprender a interagir com o mundo moderno ao seu redor — afinal, o robô nasceu anos 1980.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além do próprio Omnibot 2000, para construir a versão da Viam é necessário: LEDs, webcam, bateria de 12V, placa lógica única, como o Raspeberry Pi 4B ou qualquer outra que rode o sistema Linux de 64 bits, entre outros equipamentos e periféricos. O tutorial também sugere que os entusiastas podem construir suas próprias versões do Omnibot MAIV e adicionar diferentes possibilidades, como um sistema de detecção de cores e objetos.

Imagens do robô que foi atualizado com novas tecnologias.Imagens do robô que foi atualizado com novas tecnologias.Fonte:  Reprodução/Viam 

O Tomi Omnibot 2000 é um robô programável, lançado nos anos 80, que podia servir bebidas e alimentos, além de ter uma bandeja destacável para trazer lanches aos donos. No Brasil, o brinquedo pode ser encontrado atualmente por cerca de R$ 4 mil.

Tutorial do Omnibot MAIV

Segundo o tutorial da empresa, o objetivo e dar vida a visão original do produto usando tecnologias atuais. “Vamos aproximar o Omnibot 2000 da visão do robô doméstico que muitos tinham (e ainda têm), trazendo uma nova tecnologia e o renomeando como Omnibot MAIV (Modernizado com AI e Viam). Manteremos a carcaça, o estilo e os motores originais sempre que possível”.

O tutorial explica que eles tentaram manter o máximo do hardware original do Omnibot 2000, deixando-o com a clássica aparência de um robô dos anos 80, mas com mais equipamentos e possibilidades para deixá-lo mais moderno. Todos os detalhes sobre como modificar o robô estão disponíveis no site da Viam.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.