IA pode roubar trabalhos? Veja formas de não sofrer com a dúvida

2 min de leitura
Imagem de: IA pode roubar trabalhos? Veja formas de não sofrer com a dúvida

Na era acelerada e em constante transformação que estamos vivendo, tem sido até difícil acompanhar as novidades: todos os dias é possível encontrar notícias sobre inteligências artificiais cada vez mais inteligentes e tecnologias avançadas cada vez mais tecnológicas.

Pode até parecer redundante, mas essa é a nossa realidade. É surpreendente ver como o mundo tem evoluído rápido na era pós-pandemia, mas será que nós estamos conseguindo acompanhar essa aceleração?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A sensação de mudanças constantes tem trazido receios e incertezas para uma parte da população que teme perder o seu espaço para os robôs no mercado de trabalho. Afinal, será que os seres humanos serão substituídos por máquinas? É preciso ter medo? O que será do emprego no futuro e como nos preparar?

Trouxemos algumas respostas importantes nesse texto. Confira!

Inteligência artificial e mercado de trabalho: como será o futuro?

Apesar de estarmos praticamente no início da era das inteligências artificiais no trabalho, com muitos pontos a serem melhorados e corrigidos, não podemos negar que os assistentes no formato chatbot já estão causando grande alvoroço no mercado.

Tanto as empresas desenvolvedoras de tecnologias quanto as que se beneficiam delas estão de olho nessas movimentações. Diante de tanta repercussão, é natural que surjam preocupações sobre o impacto dessas tecnologias no mercado de trabalho.

Mas calma, não precisa entrar em pânico! É importante lembrar que as IA's não surgiram com o objetivo de substituir os seres humanos, mas sim de aprimorar e otimizar as tarefas realizadas por nós.

Enquanto algumas funções mais mecânicas e repetitivas podem ser automatizadas, competências humanas como criatividade, empatia, pensamento crítico, habilidades sociais e aprendizado constante continuam sendo altamente valorizadas no mercado de trabalho.

As empresas estão buscando profissionais atualizados, com habilidades que acompanhem o avanço tecnológico e a rápida evolução das demandas. Por isso, a busca por conhecimento se tornou uma estratégia vital para enfrentar esse novo panorama.

udemy(Udemy/Reprodução)

Como construir uma carreira sólida e segura para o futuro?

As oportunidades profissionais estão se tornando cada vez mais exigentes. Ao mesmo tempo, as mudanças tecnológicas estão acontecendo em um ritmo mais acelerado do que a educação convencional consegue absorver e repassar aos estudantes.

Nesse cenário, a educação online tem sido chave para um aprendizado constante e atualizado. Com vantagens como flexibilidade de horário e de localização, os cursos online têm ajudado diversos profissionais a desenvolverem suas habilidades de acordo com as demandas atuais.

Ao adotar uma mentalidade de aprendizagem contínua, você não apenas se mantém atualizado em relação às tendências do mercado, mas também demonstra uma atitude proativa e adaptável, características altamente valorizadas pelos empregadores.

A agilidade e o ritmo personalizável de aprendizagem dos cursos online também facilitam a vida daqueles que desejam realizar uma transição de carreira, visando oportunidades com melhores remunerações na era da tecnologia.

Para construir uma carreira de sucesso sem medo do futuro, abrace a oportunidade de se reinventar, de expandir seu conhecimento e de desenvolver habilidades que serão cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. E, para fechar esse artigo, nós temos uma dica que vai te ajudar nessa missão!

Esteja preparado para as melhores oportunidades

udemy(Udemy/Reprodução)

Dica de ouro para se destacar no mercado de trabalho e encontrar as melhores oportunidades na era da tecnologia, automação e inteligência artificial. Lembrando que diversos cursos da Udemy estarão com até 85% de desconto !

A Udemy possui diversos cursos e adiciona novos diariamente trazendo as principais novidade dos universos de tecnologia, negócios e liderança. Conte com uma plataforma especialista em desenvolver habilidades para todos os tipos de necessidades de aprendizado.

Afinal, a demanda por profissionais atualizados e capacitados está em alta, então essa pode ser a sua chance de economizar enquanto investe no seu crescimento e desenvolvimento profissional!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.