Windows 11: Microsoft destaca recursos de games em novo vídeo

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11: Microsoft destaca recursos de games em novo vídeo
Imagem: Divulgação/Microsoft

Nesta terça-feira (31), a Microsoft confirmou a data de lançamento do Windows 11 para o dia 5 de outubro e lançou um vídeo que destaca o Xbox Game Pass e os recursos para video games no novo SO. Com as funções "DirectStorage" e "HDR automático", o sistema operacional se apresenta como o "melhor Windows para games". Confira o vídeo a seguir.

A empresa introduzirá a mesma tecnologia utilizada na arquitetura Xbox Velocity, que está presente nos consoles da nova geração, no Windows 11 por meio da ferramenta DirectStorage. A tecnologia vai descomprimir recursos do jogo pela GPU sem precisar sobrecarregar o processador, permitindo um ganho de performance e menores tempos de carregamento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A função exigirá um SSD NVMe e, em julho, o gerente de produtos sênior da companhia explicou que a novidade será compatível com o Windows 10 a partir da versão 1909. O profissional informou que essa "retrocompatibilidade" é importante para garantir o acesso à tecnologia.

Porém, Uraizee reforçou que o novo sistema operacional foi desenvolvido com o DirectStorage em mente, portanto os jogos se beneficiarão ainda mais com as otimizações no Windows 11.

Cores melhores com o Auto HDR

Puxando outro "diferencial" dos consoles, o Auto HDR implementará automaticamente as melhorias do Grande Alcance Dinâmico (High Dynamic Range) em jogos construídos em DirectX 11 ou 12 que normalmente não oferecem suporte para o recurso. O HDR possibilita exposição de cores mais ricas e detalhadas em jogos.

Vale ressaltar que a função foi testada na versão 21337 do Windows 10 no programa Microsoft Insider em março, então a disponibilidade do Auto HDR ainda não foi detalhada.

Game Pass no PC

A Microsoft vem ampliando o catálogo do Xbox Game Pass todos os meses, incluindo até lançamentos, como vai ser o caso do Age of Empires IV e do Forza Horizon 5. Em setembro, Aragami 2, Pathfinder: Wrath of the Righteous, Pupperazzi e Evil Genius 2 World Domination serão adicionados à biblioteca.

No começo deste mês, a plataforma também trouxe a sua ferramenta de streaming xCloud aos assinantes do Game Pass Ultimate que fazem parte do programa Insiders. Por enquanto, porém, a ferramenta só está disponível no exterior.

A plataforma de streaming de animes Crunchyroll revelou que assinantes já existentes e novos usuários do teste gratuito podem resgatar até 3 meses de acesso ao Game Pass para PC sem custo adicional. A oferta é válida até 31 de outubro, e o usuário não pode ter sido assinante do Game Pass no passado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.