Microsoft também trará DirectStorage para o Windows 10

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft também trará DirectStorage para o Windows 10
Imagem: Microsoft
Avatar do autor

Na última semana, a Microsoft discretamente confirmou a chegada de umas das principais novidades do Windows 11 para seu predecessor. Em uma postagem no Blog de Desenvolvedores do DirectX, o Gerente de Produtos Sênior da empresa, Hassan Uraizee, revelou que o DirectStorage será compatível com a versão 1909 e adiante do Windows 10 — utilizado por 1,3 bilhões de usuários.

Anteriormente citado como exclusivo do Windows 11, o DirectStorage é uma animadora novidade para o público gamer. O recurso oferece melhorias no processamento de dados para SSDs NVMe, liberando espaço de performance para ser utilizado pelo processador em outras tarefas. Dessa maneira, será possível obter maior desempenho em jogos e aplicações 3D — tudo isso sem precisar de melhorias de hardware.

Assim, a "retrocompatibilidade" do DirectStorage se torna ainda mais relevante. Segundo Uraizee, o objetivo da empresa é facilitar o acesso à nova tecnologia: "A Microsoft está empenhada em garantir que, quando os desenvolvedores de jogos adotarem uma nova API, eles possam alcançar o maior número possível de jogadores," explica. Confira uma ilustração de seu funcionamento:

Na parte superior, o fluxo tradicional de processamento de dados em SSDs NVMe; na parte inferior, o novo fluxo promovido pelo DirecStorage. (Fonte: MakeUseOf / Reprodução)Na parte superior, o fluxo tradicional de processamento de dados em SSDs NVMe; na parte inferior, o novo fluxo promovido pelo DirecStorage. (Fonte: MakeUseOf / Reprodução)Fonte:  MakeUseOf 

Entretanto, Uraizee reitera os benefícios da utilização do recurso em conjunto com o vindouro sistema operacional: "Como o Windows 11 foi criado com o DirectStorage em mente, os jogos executados no Windows 11 se beneficiam ainda mais de novas otimizações de pilha de armazenamento," ele pondera.

Apesar de interessante, a novidade ainda exige que desenvolvedores implementem a tecnologia em seus jogos e programas. Felizmente, o processo de integração é simples e gerenciado pelo próprio sistema operacional.

Vale lembrar que a tecnologia DirectStorage também faz parte da arquitetura Velocity, utilizada nos consoles Xbox Series X e S.