10 jogos para celular que são verdadeiras obras de arte

4 min de leitura
Imagem de: 10 jogos para celular que são verdadeiras obras de arte

Com um suprimento cada vez maior de aplicativos móveis, é preciso muito para se destacar da multidão – tanto em funcionalidade quanto em design.

Com isso em mente, folheamos as lojas de aplicativos para escolher 10 jogos para smartphones que são verdadeiras obras de arte.

Para mais conteúdos como esse, não se esqueça de assinar o canal do TecMundo lá no YouTube.

1. Monument Valley 1 e 2 – Android e iOS

Os dois games da franquia Monument Valley sempre chamaram atenção por seu design e pelos incríveis cenários. Com estilo puzzle, eles trazem visuais e ilusões de ótica bem feitas. O destaque fica para a segunda versão do jogo, que tem tudo que o primeiro apresentou da franquia, mas de uma forma mais refinada e diversa, com maior número de fases e animações.

2. Evil Cogs – Android e iOS

Com uma temática mais sombria e ao mesmo tempo brilhante, Evil Cogs é um game gratuito que chama atenção pelo design. A história se passa em um mundo de trevas, onde você é uma pequena luzinha que tem a missão de acabar com toda essa escuridão. Não se engane pela quantidade de preto que os cenários apresentam, pois é em contraste com a pequena luz do protagonista que as formas desse mundo sombrio embelezam cada desafio conquistado.

 3. Adventures of Poco Eco – Android e iOS

Esta aventura segue a jornada de seu herói até um mundo dos sonhos brilhantemente renderizado, influenciado pelo som (apropriadamente, dada a sua proveniência musical). O jogo abusa das formas geométricas e da inspiração em equipamentos de som para compor os cenário das missões. Com cores vibrantes e uma trilha sonora interativa com as ações do jogador, é um game que combina sons e visuais para criar um ambiente com uma inundação de gráficos 3D exuberantes e som suave.

4. Oceanhorn – Android e iOS

Inspirado no clássico Legend of Zelda: Wind Waker, Oceanhorn traz o estilo de jogo de aventura com bastante estilo para os smartphones. Com um dos gráficos mais bonitos dos títulos para iPhone, iPod Touch e iPad, ele utiliza recursos de luz, sombras e muito outros efeitos visuais. Ao lutar com os inimigos e vencer obstáculos, você literalmente vê o brilho do Sol sobre a folhas, as sombras se alterando conforme o personagem se movimenta.

5. The Little Fox – Android e iOS

Para os amantes do livro “O Pequeno Príncipe”, The Little Fox tenta traduzir o universo da história para um jogo de smartphone, funcionando como um spin-off do enredo original. Com um visual encantador, acompanhamos uma pequena raposa na busca pelo Pequeno Príncipe em diferentes planetas. Cada mundo apresenta um cenário único, desde montanhas de gelo a imensos vulcões e através de um pântano ou uma caverna escura. Unindo cores vibrantes com formas geométricas, o game junta natureza e espaço sideral em um ambiente em 3D.

6. Badland – Android e iOS

Badland é um jogo que apresenta no seu design o preto como cor dominante. Apostando muito nos efeitos de luz e sombra, há momentos em que é tudo escuridão. Diante dos visuais de pântanos sombrios e ensolarados, o jogador experimenta adentrar em um mundo de perspectivas, pois, ao mesmo momento que a ação das missões acontece rapidamente com diversos obstáculos a serem ultrapassados, o cenário transmite calma e mistério com designs arrojados e profundidade.

7. Samsara Game – Android e iOS

O jogo leva os desafios de puzzle para outra dimensão, se destacando com relação ao design por apresentar dois belíssimos cenários em cada desafio. Samsara Game acompanha uma criança que se perde no parque e acaba indo parar em uma realidade paralela que divide o mundo na dimensão de cima e na de baixo. Semelhante ao que acontece na série "Stranger Things", os cenários possuem duas versões: uma como mundo real e outra como o sombrio.

8. Kidu: A Relentless Quest – Android e iOS

Mais um game de aventura entra para a lista pela atenção aos detalhes. Kidu: A Relentless Quest apresenta fantásticas animações que interagem conforme a posição do smartphone. Seja em cenários subterrâneos ou em grandes construções, ele se destaca pelo grau de detalhamento dos ambientes, criando uma nova atmosfera para cada localidade por onde a missão do protagonista passa.

9. Portal Knights – Android e iOS

Não se engane com o visual similar ao de Minecraft; a equipe de Portal Knigths se dedicou bastante a trazer boas animações para sua plataforma de smartphone. As formas geométricas podem parecer “preguiça de design” à primeira vista, mas na verdade adicionam uma nova camada para a aventura dos heróis. O cenário pode ser de blocos, porém os detalhes são abundantes por todos os lados, com uma boa customização na aparência dos personagens e nos cenários de natureza exuberante.

10. Faraway – Android e iOS

A franquia Faraway é conhecida por ter seus cenários como parte integrante e importante para o desenrolar da história. Ruínas, selva e geleiras são os ambientes de cada volume, que, até mesmo no mais antigo, já chamava a atenção pelo comprometimento do design em adicionar mais uma camada à jogabilidade. Os templos nas três versões ganham destaque pela preocupação com arquitetura para transmitir a identidade de cada volume Faraway.

Acreditamos que os aplicativos mais bonitos do ano usam as cores de maneira criativa, simplificam experiências que de outra forma seriam irritantes e estimulam nossa imaginação com ambientes de jogo fantásticos. Eles apresentam uma forte atenção aos detalhes, juntamente com um design geral inteligente que combina com a função e a sensação do aplicativo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.