App da Liga Espanhola de Futebol usa celulares para espionar usuários

1 min de leitura
Imagem de: App da Liga Espanhola de Futebol usa celulares para espionar usuários

Se você anda meio com a pulga atrás da orelha com o fato de aplicativos para smartphone poderem ouvir tudo o que você fala – mesmo quando ele está guardado no seu bolso – imagine um app que pode espionar o que acontece ao seu redor sem que você saiba para descobrir transmissões ilegais de jogos de futebol. É exatamente isso que acontece com o aplicativo La Liga do campeonato espanhol de futebol.

Em sua defesa, La Liga afirmou que tomou essa atitude como medida contra a pirataria que roubaria dos cofres da instituição cerda de 150 milhões de euros

Segundo o próprio site oficial do campeonato afirmou em uma nota, o aplicativo ativa seu microfone automaticamente assim que o sistema de GPS do smartphone mostra que o usuário está em um bar ou algum local onde se transmite partidas de futebol. Uma vez ligado, o dispositivo capta o som ao redor do usuário para tentar identificar se o jogo está sendo transmitido de maneira ilegal.

Pirataria

Em sua defesa, La Liga afirmou que tomou essa atitude como medida contra a pirataria que roubaria dos cofres da instituição cerda de 150 milhões de euros, e que não há nenhuma violação de privacidade dos usuários visto que o sinal recebido por eles dos celulares vem totalmente codificado, sem acesso ao áudio em si. Porém, essa revelação só foi feita por exigência da GPDR, o novo regulamento europeu sobre segurança e privacidade na internet.

La Liga também se defende dizendo que o aplicativo só ativa o microfone pois os usuários concordaram com o acesso, mas todo mundo sabe que ninguém realmente dá atenção ou mesmo compreende o que aqueles avisos todos significam e aceitam apenas para ter acesso ao app. Assim, a Agência Espanhola de Proteção a Dados abriu uma investigação preliminar contra La Liga.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.