O aplicativo de mapas da Google é um dos serviços mais úteis – e utilizados – de todo o plantel da empresa. Muito mais do que apenas um mapa digital, o Google Maps tem como função desvendar os espaços para os usuários, auxiliando na hora de encontrar lugares de interesse e dar todas as informações possíveis sobre eles.

O que pudemos ver nas imagens são cenários de cidades mostrados por meio da câmera de um smartphone enquanto elementos aparecem na tela

Ainda sem data específica para ser implementado, um novo recurso de realidade aumentada pode mostrar o que vai ser o futuro do Google Maps. Ele foi revelado durante a Google I/O hoje (8) e trata-se de uma ferramenta de navegação que vai misturar elementos do mundo real, capturados por meio da câmera dos celulares, e partes apresentadas pelo aplicativo.

Quem mostrou as novidades foi Aparna Chennapragada, vice-presidente da Google. O que pudemos ver nas imagens são cenários de cidades mostrados por meio da câmera de um smartphone enquanto elementos aparecem na tela, como uma parte do mapa com um caminho a seguir na parte inferior e painéis flutuantes que indicam comércios e outros estabelecimentos nas ruas.

Pensando em você

É como se fosse um parceiro especializado, ajudando você a avaliar rapidamente suas opções e a tomar uma decisão com confiança

Outra grande novidade do Google Maps é a nova aba “For you”, ou “Para você”, que vai contar com indicações mais personalizadas para os usuários ao mostrar localizações ao redor de onde a pessoa se encontra, tudo isso utilizando machine learning para dar melhores recomendações.

“Usamos machine learning para gerar esse número com base em alguns fatores: o que sabemos sobre um negócio, as preferências de comida e bebida que você selecionou no Google Maps, lugares para onde você esteve e se você avaliou um restaurante ou o adicionou a uma lista. Suas correspondências mudam à medida que seus próprios gostos e preferências evoluem com o tempo. É como se fosse um parceiro especializado, ajudando você a avaliar rapidamente suas opções e a tomar uma decisão com confiança”, disse Channapragada na Google I/O.

aa

E para ajudar grupos de pessoas a decidirem onde passear ou comer, por exemplo, uma nova ferramenta permite que você selecione uma lista de locais para sugerir como destino para a turma. Painéis vão mostrar o quão “compatíveis” esses lugares são com cada um dos usuários envolvidos na decisão.

Cupons de desconto TecMundo: