Qual é a cronologia dos filmes da Marvel? Confira!

Imagem de: Qual é a cronologia dos filmes da Marvel? Confira!
Imagem: Reprodução

No mundo geek, ao falarmos em crossover, não tem para ninguém: a Marvel é campeã no quesito 'conectar' personagens e tramas em seus filmes e séries. Desde 2008, quando lançou o primeiro Homem de Ferro, o estúdio se preocupa em entrelaçar todas as produções no que é conhecido como Marvel Cinematic Universe (Universo Cinematográfico da Marvel, em português).

O estúdio decidiu expandir ainda mais seu universo e, desde que o Disney+ foi  lançado, as produções originais do streaming em conjunto com a Marvel Studios  - como LokiWandaVision e Ms. Marvel - têm agregado ainda mais ao MCU.

Em meio a tantas estreias, no entanto, é comum que muitas pessoas se percam com a cronologia dos acontecimentos vistos nas produções do estúdio. Se você faz parte deste grupo, não se preocupe. Preparamos uma lista completa com a cronologia das produções da Marvel!

Cronologia dos filmes da Marvel

1. Capitão América: O Primeiro Vingador (1943 - 1945)

O nome do filme já dá a ideia: Capitão América é o vovô dos Vingadores, sendo um dos primeiros heróis a serem criados (no MCU), após os Eternos

Capitão América é mais velho do que você imagina; fizemos as contas

2. Capitã Marvel (1995)

Brie Larson interpreta a protagonista Carol Danvers. No filme, que se passa em 1995, ela vive uma ex-agente da Força Aérea norte-americana, enquanto ela se transforma a Capitã Marvel.

Capitã Marvel | Filme é ambientado em 1995

3. O Incrível Hulk (2005 - 2009)

O filme se passa entre 2005 e 2011 e é protagonizado por Edward Norton no papel do gigante verde. A produção foi importante para o MCU, já que foi a primeira cena pós-crédito com Tony Stark (o primeiro Homem de Ferro havia sido lançado meses antes), além de trazer várias referências ao Capitão América.

RSESENHA: : O Incrível Hulk (2008)

4. Homem de Ferro (2009 - 2010)

O filme do Homem de Ferro introduz pela primeira vez a Iniciativa Vingadores.

Entenda como Homem de Ferro quase levou a Marvel à falência - Notícias de  cinema - AdoroCinema

5. Homem de Ferro 2 (2011)

No segundo filme do herói, vemos pela primeira vez a personagem de Scarlett Johansson como Viúva Negra, além de James Rhodes como o Máquina de Combate.

Esta cena do Homem de Ferro 2 se tornou um problema para a saga da Marvel -  Notícias de cinema - AdoroCinema

6. Thor (2011)

Em Thor, a Marvel apresentou outros personagens que fariam diferença já no próximo filme, incluindo Loki (vilão de Vingadores) e Gavião Arqueiro. Tirando isso, o longa foca na origem do personagem de Chris Hemsworth.

Thor: Relembre trajetória completa do herói até Amor e Trovão

7. Os Vingadores (2012)

Vingadores é o filme que encerra a primeira fase do MCU e apresenta o vilão Thanos - que ainda não seria abordado diretamente pelo estúdio até Vingadores: Guerra Infinita, em 2018.

Os Vingadores': Há 10 anos a Marvel apostou alto e mudou a cara do cinema -  04/05/2022 - UOL Splash

8. Homem de Ferro 3 (2012)

O primeiro filme da Fase 2 do MCU acompanha o Homem de Ferro logo após os eventos de Vingadores. No longa, ele precisa lidar com as consequências da batalha de Nova York: uma campanha nacional contra ele de terrorismo nos Estados Unidos.

Homem de Ferro 3 - O Ultimato - Ultimato do Bacon

9. Thor: O Mundo Sombrio (2013)

Considerado por muitos fãs como o pior filme do MCU, Thor: O Mundo Sombrio é lembrado por apresentar a Joia da Realidade.

Crítica | Thor: O Mundo Sombrio não é tão ruim quanto você lembrava -  Bastidores

10. Capitão América: Soldado Invernal (2014)

É no segundo filme do Capitão América que vemos pela primeira vez Bucky Barnes como o Soldado Invernal, Falcão, Feiticeira Escarlate (Wanda) e Mercúrio.

Crítica | Capitão América 2 – O Soldado Invernal (Captain America – The  Winter Soldier) [2014] - cine

11. Guardiões da Galáxia (2014)

Guardiões da Galáxia é o responsável pela expansão do universo da Marvel para além do planeta Terra. Na trama, conhecemos mais sobre Thanos, além de ver pela primeira vez a Joia do Poder.

Guardiões da Galáxia 3: Filme será 'diferente do esperado,' afirma James  Gunn · Rolling Stone

12. Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2014)

Se passando poucos meses após os eventos do primeiro filme, Guardiões da Galáxia Vol. 2 conta com o retorno de James Gunn na direção.

Review: Guardiões da Galáxia Vol. 2

13. Vingadores: Era de Ultron (2015)

O segundo filme dos Vingadores marca o fim da Fase 2 do MCU e é responsável por introduzir Visão na história. Além disso, é confirmado em Era de Ultron que a pedra utilizada no cetro de Loki em Vingadores era, na verdade, uma Joia do Infinito.

Crítica | Vingadores – Era de Ultron (Avengers – Age of Ultron) [2015] -  cine

14. Homem-Formiga (2015)

Em Homem-Formiga, conhecemos o Reino Quântico e as chamadas Partículas Pym (que mais tarde é essencial para o desenrolar de Vingadores: Ultimato)

Homem-Formiga (2015) - | Salada Cult

15. Capitão América: Guerra Civil (2016)

É em Capitão América: Guerra Civil que vemos a estreia do Homem-Aranha de Tom Holland (a grande surpresa do longa) e do Pantera Negra de Chadwick Boseman no MCU.

Capitão América: Guerra Civil teria final alternativo que causou polêmica  dentro da Marvel - Notícias de cinema - AdoroCinema

16. Pantera Negra (2016)

Em Pantera Negra, de 2018, vemos o Universo Cinematográfico da Marvel se expandir ainda mais com a introdução do reino de Wakanda. Aqui vale ressaltar que o primeiro filme protagonizado por um ator negro no MCU foi também o primeiro longa de super-heróis a ser indicado na categoria de Melhor Filme do Oscar.

Pantera Negra': 1º herói negro do cinema estreia com recordes | VEJA

17. Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2016)

O primeiro filme solo do Teioso se passa pouco tempo após os eventos da Guerra Civil, em 2016, com o herói tentando uma vaga no time dos Vingadores.

Review: Homem-Aranha: De Volta ao Lar

18. Viúva Negra (2016)

Lançado em 2021, o prequel da Viúva Negra se passa, na verdade, entre os eventos vistos em Capitão América: Guerra Civil e Vingadores: Guerra Infinita. Na trama, conhecemos sua irmã Yelena Belova, que terá um papel importante mais tarde na série Gavião Arqueiro.

Viúva Negra: lições de carreira para dar a volta por cima como a Vingadora  | Exame

19. Doutor Estranho (2016 a 2017)

O primeiro filme do feiticeiro do MCU também apresenta a Joia do Tempo.

Doutor Estranho teve que viver e morrer nos 14 milhões de futuros em  Vingadores: Guerra Infinita

20. Thor: Ragnarok (2017)

Ainda que o começo de Thor: Ragnarok esteja em um ponto incerto na linha do tempo, sabe-se que toda a trama é ao longo de 2017. Isso porque os eventos de Vingadores: Guerra Infinita acontecem imediatamente após os de Ragnarok.

Thor: Ragnarok chega para interligar todo Universo Marvel | Jovem Pan

22. Homem-Formiga e a Vespa (2018 - o filme termina com a Dizimação de Thanos)

A história de Homem-Formiga e a Vespa se passa pouco tempo antes dos acontecimentos de Guerra Infinita - com exceção das cenas pós-créditos, que coincidem com o estalo de Thanos.

Homem-Formiga e a Vespa”: O menor e o mais divertido. | VEJA

22. Vingadores: Guerra Infinita (2018)

Além de matar temporariamente alguns dos personagens mais amados dos fãs, como Homem-Aranha, Doutor Estranho e Wanda, o filme também faz referência pela primeira vez à Capitã Marvel.

Vingadores: Guerra Infinita” vem para cortar na carne | VEJA

23. Vingadores: Ultimato (entre 2018 e 2023 na linha do tempo atual)

O filme começa com um salto temporal de cinco anos, de 2018 para 2023. Enquanto todos lidam com a Dizimação de Thanos, Homem-Formiga apresenta o Reino Quântico como solução aos Vingadores restantes.

Eles querem o trono: Marvel Studios vai relançar “Vingadores: Ultimato” com  cenas inéditas

24. Loki - série (diferentes períodos temporais)

A série do Deus da Trapaça é a produção mais difícil de classificar na linha temporal do MCU. Isso porque a produção introduz a AVT (Agência de Variação Temporal), organização responsável por manter as linhas temporais intactas.

No entanto, a primeira temporada mostra que tudo começa quando os Vingadores deixam Loki escapar, sem querer, com o Tesseract, logo após a Batalha de Nova York, em 2012. Importante ressaltar que o personagem visto em Loki é uma variante da linha do tempo alternativa criada em Vingadores: Ultimato (2019).

Loki

25. WandaVision - série (2023)

A série acontece apenas três semanas após Vingadores: Ultimato, com Wanda criando um universo próprio em que poderá viver seu final feliz ao lado de Visão, morto na batalha contra Thanos. WandaVision foi a primeira série da Marvel lançada pelo Disney+.

4 coisas que você precisa saber para entender 'WandaVision' - Olhar em  Série | Escotilha

26. Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2023)

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Aneis se passa alguns meses antes dos acontecimentos de Homem-Aranha: Longe de Casa e tem o primeiro herói de origem asiática como protagonista de um filme da Marvel.

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis | Crítica - NerdBunker

27. Mulher-Hulk - série (2023)

Não se sabe exatamente onde está localizada a série na linha temporal do MCU, mas, segundo a diretora Jessica Gao, os eventos de Mulher-Hulk acontecem pouco tempo após Shang-Chi e a Lenda dos Dez Aneis. 

She-Hulk - Episódio 1 | Crítica: Chega de Vingadores - Nerdizmo

28. Falcão e o Soldado Invernal - série (2024)

Seis meses após o fim de Vingadores: Ultimato, vemos Sam Wilson aceitar o manto de Capitão América, deixado por seu velho amigo Steve Rogers.

Marvel proibiu herói famoso de aparecer em Falcão e o Soldado Invernal

29. Eternos (2024)

Os eventos vistos em Eternos acontecem cinco após a Dizimação de Thanos e pouco tempo depois que metade da população voltou. O produtor do longa, Nate Moore, afirma que  o filme se passa "próximo ou ao mesmo tempo" de Homem-Aranha: Longe de Casa.

Novo filme da Marvel, 'Eternos' tem pré-estreia nesta quarta em Santa Cruz  - GAZ - Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

30. Homem-Aranha: Longe de Casa (2024)

Cerca de oito meses após Vingadores: Ultimato, Homem-Aranha: Longe de Casa mostra Peter Parker tendo sua identidade revelada ao mundo pelo vilão Mysterio.

Explicamos o vilão de Homem-Aranha: Longe de Casa

31. Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2024)

Com a aguardada volta de Tobey Maguire e Andrew Garfield como diferentes versões do Teioso, o filme escancara o Multiverso, que é melhor explorado em Doutor Estranho 2.

Chegou! Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa já está disponível na HBO Max -  TudoCelular.com

32. Gavião Arqueirosérie (2024)

A série do herói se passa um ano após Vingadores: Ultimato e apresenta a jovem Kate Bishop, que ainda deve aparecer mais no MCU.

Diretor precisou implorar à Marvel por adição ao elenco de Gavião Arqueiro

33. Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura (2024)

O segundo filme do feiticeiro acontece logo após os eventos de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa e mostra as consequências tanto do longa do Teioso quanto dos acontecimentos vistos na série WandaVision.

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura | Crítica: Entre easter-eggs e  participações especiais, filme é da Wanda | Arroba Nerd

34. Ms. Marvel  - série (entre 2024 e 2025)

A série Mr. Marvel está localizada dois anos depois de Vingadores: Ultimato na linha temporal do MCU e é a introdução para o segundo filme da Capitã Marvel.

Ms. Marvel: o que significa a cena pós-créditos da série - ADNEWS

35. Thor: Amor e Trovão (por volta de 2025 ou 2026)

Não se sabe exatamente em que momento se passa Thor: Amor e Trovão, filme mais recente da Marvel. Porém, tudo indica que se passaram dois ou três anos desde Vingadores: Ultimato.

Thor: Amor e Trovão' segue na liderança da bilheteria nacional; 'Elvis'  estreia na terceira posição | Cinema | G1

36. Pantera Negra: Wakanda Forever (2025)

Wakanda Forever se passa depois de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa e, segundo o produtor Nate Moore, simultaneamente a Thor: Amor e Trovão. Isso porque "a Nova Asgard existe no filme".

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”: Quando começam a ser vendidos os  ingressos?

37. Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2025)

Nate Moore também confirmou que os eventos vistos em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania acontecem simultaneamente a Thor: Amor e Trovão e Pantera Negra: Wakanda Forever.

Homem-Formiga 3

37. Guardiões da Galáxia: vol. 3 (final de 2025)

Ainda que os eventos vistos no Volume 3 de Guardiões da Galáxia não interfiram muito nos acontecimentos de outros filmes do MCU, sabemos que ele se passa depois de Thor: Amor e Trovão e de Wakanda Forever. Ao que tudo indica, então, o terceiro longa dos Guardiões acontece em algum momento de 2026 ou final de 2025.

Guardiões da GalaxiaDivulgação

38. Invasão Secreta (2026)

A série focada no agente Nick Fury (Samuel L. Jackson) se passa no presente do MCU, em 2025, após Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania e Guardiões da Galáxia 3.

Invasão SecretaDivulgação/Disney+

Séries como Cavaleiro da Lua, What If...? e I Am Groot não estão diretamente inseridas na linha temporal que vimos nas séries do MCU até o momento.

Próximos filmes e séries da Marvel

Se você é fã e pretende acompanhar o rumo do MCU nos cinemas e nas telinhas da TV, confira abaixo a lista completa com os próximos filmes e séries da Marvel:

  • Loki - 2ª temporada (6 de outubro de 2023)
  • The Marvels (9 de novembro de 2023)
  • Echo (29 de novembro de 2023)
  • Coração de Ferro (final de 2023)
  • What If - 2ª temporada (final de 2023)
  • X-Men '97 (final de 2023)
  • Agatha: Coven of Chaos (final de 2023)
  • Deadpool 3 (3 de maio de 2024)
  • Capitão América: Admirável Mundo Novo (26 de agosto de 2024) 
  • Thunderbolts (20 de dezembro de 2024)
  • Demolidor: Born Again (meados de 2024)
  • Marvel Zombies (2024)
  • Blade (14 de fevereiro de 2025)
  • Quarteto Fantástico (2 de maio de 2025)
  • Vingadores: Dinastia Kang (1 de maio de 2026)
  • Vingadores: Guerras Secretas (7 de maio de 2027)
  • What If - 3ª temporada (sem data)

(Fonte: WinXDVD)

Muitos dos filmes do MCU foram (e estão sendo) lançados em DVD. Se você é um colecionador e quer reproduzir esses filmes em TVs, iPhones, iPads ou em celulares Android, o software WinX DVD Ripper pode ser de grande ajuda. Ele pode digitalizar seu DVD para MP4 em Windows ou Mac, além de fazer o backup de filmes em DVD. O software é compatível com formatos antigos e novos.

Imagem: Conheça o Disney Plus
Imagem: Tecmundo Recomenda

Conheça o Disney Plus

O streaming conta com os clássicos e lançamentos da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars, National Geographic e muito mais. Assista séries e filmes exclusivos!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.