iCloud: Apple vai introduzir novas medidas de segurança em duas semanas

1 min de leitura
Imagem de: iCloud: Apple vai introduzir novas medidas de segurança em duas semanas
Imagem: Business Insider

O vazamento recente de fotos íntimas da atriz Jennifer Lawrence deixou as discussões acerca do termo privacidade ainda mais acaloradas. O iCloud, serviço de hospedagem em nuvem que possibilitou a ação hacker, tem sido objeto de análise não somente por parte de seus usuários; Apple e FBI investigam a invasão de perfis privados de forma bastante ofensiva.

Em entrevista concedida ao The Wall Street Journal, Tim Cook, CEO da Apple, afirmou que a companhia vai implementar medidas duras de segurança às contas de seus clientes. O executivo explicou que notificações via push serão emitidas aos usuários sob as seguintes circunstâncias: alteração de senhas, restauração de dados e login via “dispositivos estranhos”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O caso de Jannifer Lawrence, porém, não é singular: conforme lembra Tim Cook, centenas de fotos de celebridades já vazaram internet afora por meio dos mais variados tipos de serviços de armazenamento de dados online. O executivo observa que artistas são alvos constantes de ataques de hackers, que se apoderam dos dados de login e senha e, assim, executam a ação criminosa. “A Apple vai introduzir essas novas medidas em duas semanas”, afirmou Tim Cook.

Novo modelo de segurança

O pronunciamento feito pelo CEO da Apple foi a primeira declaração oficial emitida pela companhia após o vazamento das fotos de Jennifer Lawrence (saiba mais sobre o caso aqui). O novo mecanismo de segurança às contas de usuários deverá funcionar da seguinte forma: sempre que ações de alteração de senhas, login via dispositivo não cadastrado junto ao iCloud ou restauração dos dados forem executadas, um email será enviado aos clientes da Apple.

Neste novo modelo, usuários terão as chances de alterar de forma imediata suas senhas ou notificar a própria Apple sobre acessos feitos de forma supostamente ilegal. Além disso, um sistema de notificação de dois estágios deverá, agora, forçar os usuários da próxima versão do iOS a utilizar ao menos duas senhas para acesso às suas contas. “Queremos fazer tudo por nossos clientes, pois estamos tão indignados ‘quanto todo mundo”, conclui Tim Cook.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.