Car Tech: Faróis Direcionais

4 min de leitura
Imagem de: Car Tech: Faróis Direcionais

Dirigir à noite desperta uma sensação de grande prazer em muitos motoristas. Enquanto as luzes da cidade reservam incontáveis reflexos na pintura e no pára-brisa do veículo, a calmaria noturna de uma boa estrada transformam o ato de dirigir em uma verdadeira experiência única. Por outro lado, é fato que a visibilidade é comprometida no escuro, diminuindo consideravelmente a segurança e aumentando o cansaço visual do condutor. Faróis comuns iluminam de maneira estática e não acompanham o mesmo foco que o condutor.

Através de um conceito simples, os faróis direcionais aumentam a segurança e o prazer ao conduzir um veículo à noite. Ao invés de lanternas fixas na estrutura do carro, este recurso permite movimentar as luzes de maneira independente, potencializando a iluminação para diferentes situações. Além de adequar-se à direção das curvas, modelos recentes se adaptam a diferentes padrões de velocidade e condições climáticas. Manter uma visibilidade adequada do seu trajeto é crucial, afinal, 30 metros são percorridos a cada segundo a 110 km/h.

Uma antiga preocupação

Direcionar o farol do carro para dentro da curva não é uma preocupação recente, já na década de 30 a Tantra da Checoslováquia e a luxuosa Cadillac fabricavam modelos com uma versão rudimentar deste recurso. Em 48 foi a vez do excêntrico Tucker exibir seu terceiro farol para as curvas no centro do veículo, a própria Citroën possuía 2 modelos com esta função em plena linha de montagem durante os anos 60.

Trucker com seu terceiro olho.

Embora demonstrassem uma importante preocupação com a segurança com um recurso inovador para a época, o mecanismo utilizado era puramente mecânico e atuava de maneira pouco satisfatória e prejudicava os demais motoristas. Não é à toa que acabaram sendo proibidos em diversos países e só foram reaparecer em 2002 com o Mercedes Benz Classe E, agora dotado de sensores eletrônicos para atuar de maneira inteligente.

O pioneiro da tecnologia

Farol direcional de xenônioOs faróis dinâmicos foram lançados como opcional do modelo T e do sedan da Mercedes, basicamente sua função era a de substituir um farol tradicional por um por um projetor móvel de xenônio. Sensores se encarregam de monitorar a velocidade do veículo e a inclinação do seu volante para calcular o ângulo adequado para a inclinação dos faróis. O sistema ainda prevê diferentes condições de dirigibilidade para alterar o padrão de iluminação.

Mantendo a velocidade do veículo abaixo dos 90 km/h, as luzes se adaptam para uma estrada simples, intensificando a iluminação na porção direita da estrada e reduzindo a luz para a esquerda, para não cegar veículos no sentido oposto. Acima desta velocidade, a iluminação se equipara em um foco mais distante, aumentando a distância da área visível.

Ao trafegar em condições climáticas adversas como neblina ou chuvas intensas, o farol se afasta do centro e valoriza as laterais da via, melhorando a visibilidade das faixas laterais e reduzindo o ofuscamento da luz. Ao dobrar uma esquina a baixas velocidades, o feixe luminoso foca sua atenção a um curto alcance para a parte adjacente do veículo, assegurando a visibilidade do veículo em conversões.

Mercedes Benz Classe E (imagem de divulgação)

Mais iluminação

A iluminação dinâmica também se apóia em um recurso de maior eficiência que os faróis comuns. Dispensando filamentos halógenos, como nas lâmpadas comuns, a iluminação de xenôn dos faróis móveis consome metade da potência elétrica e possue vida útil muito superior, e é claro, gerando uma luminosidade 210 % maior.

Anos se passaram desde que a Mercedes se tornou o precursor dos sensores para orientar a iluminação de veículos. Claro que as demais montadoras não poderiam ficar atrás e deram origem a uma verdadeira corrida tecnológica dos faróis. Com o auxílio de um número maior de lâmpadas e uma eficiência maior do monitoramento das funções do veículo, o Opel Insignia se tornou um dos referenciais desta tecnologia atualmente (vídeo acima).

Citroën C4 Pallas (imagem de divulgação)No exterior, as lâmpadas dinâmicas são comuns a maior parte das montadoras, cada qual com seus atrativos particulares. Algumas marcas reconhecem a importância de tal acessório e oferecem o farol inteligente como opcional para qualquer modelo da sua linha.

E no Brasil?

Os kits com lâmpadas de xênon chegaram a se tornar populares entre os veículos brasileiros, oferecendo a iluminação superior a custos reduzidos. Vale ressaltar que tais adaptações foram postas à margem da legalidade segundo o Conselho Nacional de Trânsito por expor os demais motoristas a riscos. Apenas veículos com as especificações de fábrica podem rodar legalmente com a iluminação de xenônio.

Felizmente os faróis direcionais estão liberados nas vias do Brasil por adequar sua luminosidade a padrões que não comprometem os demais condutores. Modelos populares ainda não possuem o opcional, o acessório pode ser encontrado em modelos como no C4 Pallas da Citroën pelo valor sugerido de R$ 3.500,00. Um bom preço a pagar pelo padrão de segurança e conforto que o sistema oferece.

Você pensa que estes acessórios  se tornarão equipamentos obrigatórios de segurança nos veículos ou não passam de um padrão de conforto desnecessário e de alto custo?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.