Durante a primeira metade do século passado, a evolução dos automóveis se resumiu em potência, estilo e conforto. Somente então os equipamentos de segurança começaram a ganhar importância nos carros, e uma marca que sempre se destacou neste quesito foi a Volvo. A empresa continuou apostando neste quesito com o passar das décadas e foi a responsável pelo desenvolvimento de inúmeros equipamentos de segurança que conhecemos atualmente como o cinto de três pontas.

Mais uma vez ela se tornou a marca assumiu o pioneirismo lançando um modelo que é capaz de frear sozinho ao detectar uma colisão eminente. O conjunto de sistemas de segurança a seguir se referem ao CX60 da Volvo e, embora outros equipamentos sejam abordados, o City Safety é o foco deste artigo. Não se trata de um opcional, o equipamento acompanha qualquer modelo da série CX60 fabricado a partir de 2009 e está a venda no Brasil.

Volvo CX60

Acidentes Urbanos

Cerca de 75% das colisões em centros urbanos ocorrem a velocidades baixas sem que o condutor tenha chance de usar o freio. Um instante de desatenção é o suficiente para que o veículo à sua frente reduza sua velocidade subitamente e provoque o acidente.

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, o condutor do veículo de trás é apontado como principal responsável, por não respeitar a distância de segurança ou não apresentar-se atento. Embora acidentes deste porte dificilmente coloquem vidas em risco, os prejuízos materiais e o tempo despendido nos reparos podem render boas dores de cabeça.

Colisões assim poderiam ser facilmente evitadas ou ao menos reduzidas drasticamente caso o condutor tivesse chance de pisar no freio instantes antes da colisão. Mas como reduzir a velocidade se o motorista encontra-se desatento em uma situação destas?

City Safety

Este é o nome do sistema que promete reduzir os estragos de acidentes desta natureza pela metade. Ao detectar que seu carro se aproxima intensamente de outro veículo sem que o pedal do freio seja utilizado, o City Safety se encarrega de frear Demonstração do City Safetyo veículo automaticamente. Ele evita colisões a baixas velocidades e se faz efetivo somente quando a diferença máxima de velocidade entre os veículos é de 30 Km/h.

Em condições ideais, o City Safety evita completamente colisões até diferença de velocidade de 15 km/h, já entre 15 e 30 km/h o impacto será reduzido drasticamente. Ele é acionado ao se deparar com veículos no mesmo sentido ou ainda com objetos estáticos, lembrando que é possível mudar de faixa durante o tráfego pesado, sem a intervenção do sistema.

Caso assim deseje, o City Safety pode ser desabilitado através do controle do painel. Próximo do espelho retrovisor interno, dentro do pára-brisa, localiza-se um sensor a laser que reconhece objetos até 10 m à frente do pára-choque do veículo. Ele é o responsável pelo monitoramento do tráfego e pela ativação do freio, mas somente em casos extremos.

A grandes velocidades

Embora o City Safety não seja capaz de evitar colisões quando a velocidade relativa entre os veículos ultrapassa os 30 km/h, seu sensor ajuda a reduzir os danos sobre o condutor. Através de uma estimativa sobre a intensidade do impacto, a central do veículo ajusta a tração dos cintos de segurança e de inflação do Air Bag instantes antes da colisão.

Limitações

Volvo CX60Trata-se de um acessório que evita colisões em momentos críticos, portanto deve ser utilizado como tal. Respeitar a distância segura dos demais veículos e realizar frenagens cautelosas características de uma direção defensiva continuam obrigatórios, alertam seus representantes.

City Safety funciona tão bem de dia quanto à noite, pois para o sensor pouco importa a luminosidade do ambiente. No entanto, obstruções interferem a leitura de qualquer sensor ótico. Dirigir sob neblina, chuva ou neve intensa limita o funcionamento do sistema.

Assim como em leitores de CDs, DVDs e outras unidades de leituras óticas, a sujeira também obstrui o caminho do laser. É importante manter a área do pára-brisa sempre limpa e em condições ideais para garantir o funcionamento do City Safety.


Segurança Adicional

A lista completa de itens de segurança do XC60 é imensa, passando por controle dinâmico de estabilidade e tração até vidros com antiesmagamento. O que mais impressiona é que a maior parte deles acompanha todas as versões, assim como o City Safety. Apenas sistemas específicos como o TSA não são de série, mecanismo que aumenta o controle do veículo ao rebocar trailers.

O Driver Alert Control é um mecanismo que faz uma avaliação da posição do carro na pista a fim de certificar-se da atenção do motorista. Caso o veículo esteja demasiadamente deslocado do centro da faixa, um aviso luminoso surge no painel recomendando o condutor a atentar-se mais à condução.