Car tech: GPS, rádio, CD e MP3 controlados por voz

3 min de leitura
Imagem de: Car tech: GPS, rádio, CD e MP3 controlados por voz

Você já viu no Baixaki que novas tecnologias deixam a vida dos motoristas mais fácil. É o caso de câmeras e sensores para balizas e também dos sensores que evitam colisões tão comuns em centros urbanos, quando um carro freia subitamente e um veículo atrás não consegue desviar. Continuando a série sobre tecnologia em carros, desta vez vamos falar de um sistema da BMW que reconhece comandos por voz para usar GPS, rádio e CD/MP3 player.

A BMW já está equipando seus modelos com esta novidade e a previsão é de que eles estejam no mercado a partir de setembro próximo nos Estados Unidos e em vários países europeus. O recurso de voz fará parte do sistema profissional de navegação da montadora, que é um opcional.

As mãos ficam somente no volante

Imagine usar a voz para controlar GPS, rádio, CD e DVD de um carro sem tirar as mãos do volante. Essa é a proposta do Voice Control System, traduzido livremente como Sistema de Controle por Voz. Uma rua que você precisa localizar, uma música específica que quer ouvir, enfim, tudo do centro multimídia e do GPS podem ser controlados pela voz.

A promessa da BMW é ambiciosa. A montadora afirma que o sistema é capaz de entender um endereço completo em apenas um passo. Já para músicas, o sistema encontra arquivos, gêneros, artistas e álbuns. Para 2010, a expectativa é de adicionar a capacidade de identificar arquivos em um dispositivo externo, como um iPod ou qualquer player de música.

O sistema de voz da BMW é um aprimoramento de segurança para o controle dos recursos do carro. Quanto mais dispositivos um veículo oferece, maior é a necessidade de percorrê-los. Fazer isso com as mãos e com os olhos reduz a atenção do motorista em um nível que pode ser alarmante em muitos momentos.

Um botão no volante ativa o Voice Control System.Funcionamento

O sistema de controle por voz é ativado no volante do carro. Desta maneira, as mãos não “fogem” do controle por nenhum instante. A partir daí, o motorista está pronto para dar as ordens, literalmente. O sistema reconhece mais de 500 termos, mas isso depende dos recursos que o modelo do carro está equipado.

Comandos verbais simples são captados por um microfone com filtro de ruídos ao fundo. Modelos avançados são capazes de reconhecer palavras alternativas e sequências de comandos. O sistema “conversa” com o motorista através de uma estrutura de diálogo pré-determinada. A cada comando dito, o sistema emite um som para indicar que ele foi compreendido.

Uma agenda de telefones permite o armazenamento de até 40 números. Com um número armazenado, basta dizer o nome do contato para ligar. Rediscar e finalizar uma ligação também são comandos de voz. Uma função de texto para discurso é capaz de ler e falar emails, mensagens SMS e os nomes de estações de rádio.

Uma vez que o sistema está disponível em diferentes idiomas, os motoristas podem buscar por títulos de músicas de inúmeros artistas. Seja em espanhol, inglês, holandês ou em outro idioma disponível, basta falar.

Como?

O sistema de controle por voz da BMW “aprende” a reconhecer sua voz. Com tempo de uso, ele identifica e lembra a maneira que você pronuncia cada palavra. Os comandos de voz fazem parte de um vocabulário fixo e chega ao telefone ou ao sistema de navegação pela interface.

O sistema não depende de palavras ditas lentamente e responde a uma série de simples comandos de voz. Erros e falhas podem ser corrigidos através da repetição da palavra.

Em modelos avançados, a voz pode controlar tudo do centro de mídia e de navegação.

Ainda não no Brasil

O Voice Control System da BMW estará disponível em veículos vendidos na Alemanha, Áustria, Espanha, França, Grã-Bretanha, Holanda, Itália e Estados Unidos. Ainda não está claro se o sistema poderá ser adaptado a modelos anteriores. Não há previsão de lançamento no Brasil e nem estipulação de faixa de preço.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.