Buscas sobre ‘como se tornar um hacker’ aumentam durante pandemia

1 min de leitura
Imagem de: Buscas sobre ‘como se tornar um hacker’ aumentam durante pandemia
Imagem: Pixabay

O CyberNews realizou uma pesquisa para descobrir tendências de pesquisas no Google e trouxe um dado um tanto quanto curioso. Nos meses de março, abril e maio, o número de buscas relacionadas a crimes virtuais mostrou um aumento expressivo – sendo que visitas a sites e fóruns de hackers famosos subiram cerca de 66% somente em março.

Entre os tópicos de interesse, "hacking" e "scamming" foram identificados. Além disso, expressões que tenham a ver com procura por cursos do tipo dispararam, o que sugere o início de uma nova leva de pessoas interessadas em entrar para o submundo da internet. De acordo com o site, impactos econômicos causados pela pandemia podem ter levado aqueles que precisam de novos rendimentos a considerarem a alternativa.

Pesquisa por cursos voltados a como se tornar hacker aumentaram e muito.Pesquisa por cursos voltados a como se tornar hacker aumentaram e muito.Fonte:  CyberNews 

Os dados ainda mostram que, de 15 termos analisados, dois estão atingindo o maior número de pesquisas de todos os tempos; cinco o maior valor em cinco anos; e oito chegaram ao destaque mais expressivo em 12 meses. E mais: o aumento de tráfego de sites voltados à prática de crimes virtuais parece estar diretamente relacionado ao início das medidas de afastamento no mundo todo.

Uma tendência crescente

Tendo como foco descobrir o interesse do público em aprender táticas de hackeamento, a análise revelou que tanto cursos quanto tutoriais e até mesmo o “empire market”, maior marketplace da dark web do mundo, estão sendo cada vez mais procurados – enquanto tópicos de cibersegurança não acompanham a tendência.

“A comunidade de cibersegurança observou uma quantidade massiva de atividades maliciosas junto com a pandemia, aumentando o medo de elevação das taxas de sucesso de tais empreitadas”, afirma Fabien Dombard, CTO do QuoLab Technologies.

Interesse maior pode levar a uma nova geração de criminosos virtuais.Interesse maior pode levar a uma nova geração de criminosos virtuais.Fonte:  CyberNews 

Ainda assim, o CyberNews ressalta que isso não quer dizer, necessariamente, que teremos mais criminosos na rede – o que não significa que o mundo não deva ter preocupações com o cenário. “Enquanto houver crescimento no interesse dessas práticas durante a pandemia, as taxas de novos criminosos continuarão a aumentar. Isso é particularmente relevante em um momento no qual comprar um malware é mais fácil do que nunca”.

“Nem empresas nem indivíduos devem ficar passivos diante disso. É hora de tomar uma postura proativa”, finaliza.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.