TecMundo lança documentário exclusivo sobre fraudes em cartões de crédito

1 min de leitura
Imagem de: TecMundo lança documentário exclusivo sobre fraudes em cartões de crédito
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Depois de muito navegar pelos bastidores das notícias do mundo da tecnologia, o TecMundo lançou o seu primeiro documentário. Realidade Violada — Débito ou Crédito é o nome da produção que aborda casos de fraudes em compras online.

O documentário conta com a participação de contatos exclusivos da Polícia Civil de São Paulo, cibercriminosos, hackers e vítimas de golpes cibernéticos. Para coletar todo o material, uma equipe de 10 colaboradores, entre produtores, repórteres, editores e cinegrafistas da produtora NZN, realizaram gravações externas nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Suzano, Santos e São Vicente.

Felipe Payão, um dos diretores de Realidade Violada, afirma que uma das maiores dificuldades foi conseguir que um hacker criminoso topasse gravar uma entrevista. “Cubro a editoria de cibersegurança faz seis anos, contudo, minhas fontes se baseiam em contatos anônimos. Convencer uma fonte a gravar uma entrevista em vídeo, mesmo que mascarada, foi uma negociação — sem valor monetário envolvido — de longas semanas”.

Conforme Renan Pagliarusi, um dos diretores do documentário, o Realidade Violada tem a proposta de nos questionar e fazer um alerta: “Até que ponto estamos seguros e temos a certeza de que nossos dados estão sendo protegidos? O criminoso sempre escolherá a forma mais prática de enriquecimento ilícito, então o que é mais fácil? Puxar o ‘berro’ na rua trocando tiro com a polícia ou praticar golpes milionários enquanto está no conforto da própria casa? A Polícia faz sua parte, mas é preciso mais investimento do governo e rever a nossa Constituição nesse ponto, as modalidades de crime estão evoluindo e a sociedade necessita evoluir junto.”

Realidade Violada está disponível na página (Facebook) e no canal (Youtube) do TecMundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.