Atualização (13/03)

O vídeo exibido acima é falso. A observação foi feita por um de nossos atentos leitores (consulte o nome do colaborador abaixo deste texto e sempre utilize a opção "Colabore com o autor" disponibilizada ao rodapé de todas as nossas postagens).

O falso braço mecânico inspira-se em um projeto realizado pela KUKA: seria um homem capaz de bater uma máquina jogadora de ping pong? Confira o resultado desta curiosa partida aqui!

Postagem original

"O mecânico alemão Ulf Hoffman apresentou no início deste mês seu protótipo de "robô jogador de ping pong". Batizado de UHTTR-1, a máquina é capaz de rebater de forma precisa e ágil até mais de uma bola quando ativada.

Sensores acoplados à raquete mecânica enviam sinais a um software, que devolve ao braço robótico instruções sobre como agir. O corpo de UHTTR-1 é construído em alumínio e impressiona não somente em virtude da precisão dos rebotes. Note que, durante o jogo, os movimentos executados pela máquina mostram-se bastante “orgânicos”.

As pesquisas de Hoffman foram feitas todas de modo independente, no melhor estilo “DIY” (“Do It Yourself”, ou “faça você mesmo”, em tradução livre). Os resultados obtidos pelo mecânico são de fato notáveis e deverão certamente inspirar estudos acerca da incorporação de extensões robóticas por humanos. "Devido aos servomotores e à fabricação da estrutura em alumínio, o robô possui uma rápida capacidade de resposta", escreve o desenvolvedor em seu blog (acesse-o aqui)".

Cupons de desconto TecMundo: