TikTok: por que o app chinês é bloqueado dentro da China?

3 min de leitura
Imagem de: TikTok: por que o app chinês é bloqueado dentro da China?
Imagem: GettyImages

O TikTok é uma das maiores redes sociais do mundo. Segundo o Statista, são cerca de 1,2 bilhão de usuários mensais em todo o mundo, com uma taxa de acesso e downloads só um pouco abaixo do gigante Instagram.

Na China, entretanto, você não encontra usuários do TikTok ou sequer o aplicativo disponível para download. Ao mesmo tempo, o país tem uma rede social praticamente igual, da mesma desenvolvedora e mais antiga que a versão internacional.

Essa plataforma se chama Douyin. De uso exclusivo regional, ela tem diferenças pontuais no seu funcionamento que fazem ele ser usado só na China em vez do "irmão" mais famoso.

A origem do TikTok

O Douyin é uma rede social baseada em vídeos de curta duração, normalmente na vertical e organizados por um algoritmo de recomendação. Os clipes incluem danças, cenas cotidianas, recortes de programas de TV e produções próprias, incluindo em transmissões ao vivo.

Essa descrição também vale para o TikTok, mas as plataformas surgiram em períodos diferentes. O Douyin veio antes, em 2016, e com lançamento exclusivo na China.

O Douyin tem praticamente a mesma interface do TikTok (Imagem: Reprodução/Google Play Store)O Douyin tem praticamente a mesma interface do TikTok (Imagem: Reprodução/Google Play Store)Fonte:  Google Play Store 

Com um nome que significa "som vibrante" em tradução livre, o serviço rapidamente virou uma febre no país. Ele era um entre vários aplicativos da desenvolvedora ByteDance, que mantinha outros serviços de menor porte.

Nesse período, vídeos curtos ainda não eram moda e havia um mercado a ser explorado: os Instagram Reels e os YouTube Shorts só foram lançados como resposta, enquanto Stories ainda eram principalmente fotos.

Enquanto trabalhava na expansão internacional do Douyin, a ByteDance aproveitou uma oportunidade de mercado. Em 2017, ela adquiriu o Musical.ly, um aplicativo que permitia ao usuário postar dublagens ou danças ao som de músicas.

Quase um ano depois, o projeto sai do papel. Só que não foi o Douyin lançado fora da China, mas um aplicativo "novo". Trata-se do TikTok, que incorporou funções do Musical.ly, ganhou um novo nome e começou a conquistar o planeta.

Quais as diferenças entre Douyin e TikTok?

As diferenças entre os dois aplicativos estão principalmente no público-alvo e nas preferências da comunidade.

O Douyin tem um foco em live shopping, com muitos usuários passando horas vendendo produtos ao vivo. Esse conteúdo existe em qualquer país, mas não é tão popular entre usuários do TikTok.

Live shopping é um formato bastante popular dentro e fora de apps de comércio na China (Imagem: Reprodução/MarketingToChina)Live shopping é um formato bastante popular dentro e fora de apps de comércio na China (Imagem: Reprodução/MarketingToChina)Fonte:  MarketingToChina/Reprodução 

Além disso, as postagens nesse aplicativo tem um filtro de embelezamento que é quase padrão, que modifica de tom de pele até traços do rosto e não é tão popular fora da China.

E assim como todos os serviços online, o Douyin precisa seguir regras específicas de funcionamento do governo chinês. Isso significa que certos temas são restritos ou até proibidos — não é possível encontrar respostas sobre o Massacre na Praça da Paz Celestial, por exemplo. Isso é feito tanto na publicação de conteúdo quanto na exibição de resultados em buscas.

Análises feitas nos dois apps sugerem que o Douyin tem um conteúdo mais educativo e informativo, enquanto o TikTok seria mais dinâmico e voltado para entretenimento.

O TikTok em uma loja de apps (Imagem: Getty Images)O TikTok em uma loja de apps (Imagem: Getty Images)Fonte:  GettyImages 

O armazenamento de dados também é diferente em ambos os casos. O Douyin trabalha com servidores chineses e mantém os dados apenas no país. Já o TikTok conta com servidores em diferentes países, incluindo os Estados Unidos e sem incluir a China.

O TikTok é bloqueado na China?

Em resumo, o TikTok é bloqueado na China e não pode ser acessado como Instagram, WhatsApp, ChatGPT e outros. Os serviços acabam esbarrando no chamado "Grande Firewall", que impede até mesmo que sites como Wikipédia funcionem dentro do país.

Apesar da ausência do TikTok, os chineses encontram no Douyin uma espécie de substituto. Os aplicativos até são similares, mas operam a partir de bases de dados e contas diferentes e a conta de um app não funciona no outro.

Há diferenças pontuais entre as plataformas, mas a origem chinesa faz com que o TikTok ainda seja visto de forma suspeita. O aplicativo já é banido em alguns países e nesta quarta-feira (13) a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei que pode banir o app do território norte-americano.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.