TikTok: por que vários países estão banindo o app?

3 min de leitura
Imagem de: TikTok: por que vários países estão banindo o app?
Imagem: Visuals/Unsplash

Muito popular entre os jovens, o aplicativo chinês TikTok se tornou um "inimigo" das autoridades internacionais. Recentemente, diversos países anunciaram medidas que banem a instalação do software em dispositivos oficiais.

Diante desse cenário, o TecMundo explica as questões por trás do banimento do TikTok. Saiba também quais foram os países que tomaram essa decisão.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

TikTok é acusada de compartilhar dados dos usuários com o governo chinês.TikTok é acusada de compartilhar dados dos usuários com o governo chinês.Fonte:  Solen Feyissa/Unsplash 

Por que os países estão banindo o TikTok?

Em resumo, o TikTok está sendo bloqueado em alguns países por conta de preocupações com a segurança de dados. Autoridades internacionais acreditam haver um risco de que as informações de milhões de usuários estejam sendo compartilhadas com o governo chinês.

Desde a administração de Donald Trump, os EUA alegam que o suposto compartilhamento de dados traz potenciais riscos à segurança nacional. Com isso, governos de outros países também adotaram um posicionamento contra a plataforma.

Empresa chinesa dona do TikTok, a ByteDance já se pronunciou negando as acusações. Em diversas oportunidades, a companhia afirmou que os dados do aplicativo são gerenciados de forma independente e que não há ligações com o governo chinês.

Entretanto, especialistas confirmam que as empresas que operam na China são obrigadas a seguir leis que exigem o compartilhamento de dados com as autoridades locais. Por esse motivo, inúmeras companhias globais de tecnologia estão deixando o país asiático.

Lei nos EUA pode banir definitivamente o TikTok.Lei nos EUA pode banir definitivamente o TikTok.Fonte:  Solen Feyissa/Unsplash 

Quais países bloquearam o TikTok e por quê?

Atualmente, há uma ampla lista de países que baniram o uso do TikTok. É importante destacar que a maioria deles impõe restrições apenas aos dispositivos ligados ao governo, usuários comuns mantêm o acesso normal à plataforma chinesa.

EUA

Os EUA travam uma longa briga contra o TikTok devido às questões de segurança de dados. Agências como o FBI e a Comissão Federal de Comunicação (FCC) já alertaram que a ByteDance teria supostamente compartilhado informações dos usuários com o governo chinês.

Desde então, o Congresso americano e grande parte dos estados colocaram restrições sobre o uso do app em dispositivos oficiais. Também há um projeto de lei em votação que poderá banir a rede no território americano.

Outra questão levantada é a falta de transparência do algoritmo da rede social. Políticos americanos sugerem que líderes chineses poderiam usar o TikTok para “espalhar desinformação, moldar discursos políticos e influenciar resultados de eleições”.

TikTok está proibido de ser usado em dispositivos de membros de governos da Europa.TikTok está proibido de ser usado em dispositivos de membros de governos da Europa.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

União Europeia

Em fevereiro de 2023, a União Europeia proibiu a instalação do TikTok em aparelhos oficiais. Citando a preocupação com a segurança de dados, também foi recomendado que membros e funcionários do parlamento excluam o software de dispositivos pessoais.

Bélgica, Canadá, Reino Unido e Nova Zelândia

A Bélgica, o Canadá, o Reino Unido e a Nova Zelândia foram os países mais recentes a determinarem o banimento do TikTok em dispositivos oficiais dos governos. Em geral, o motivo alegado seriam os riscos à segurança de dados e privacidade dos usuários.

Vale citar que a Bélgica propôs uma suspensão do uso por um período de seis meses. Enquanto isso, as autoridades neozelandesas abrirão exceção para as pessoas usarem a plataforma para “desempenhar seus deveres democráticos”.

Índia e Taiwan bloquearam qualquer acesso ao TikTok.Índia e Taiwan bloquearam qualquer acesso ao TikTok.Fonte:  Solen Feyissa/Unsplash 

Índia

Em 2020, a Índia impôs restrição ao TikTok e a outros apps chineses alegando questões de risco à privacidade e segurança dos cidadãos. A medida foi tomada após um confronto entre as tropas dos dois países na fronteira do Himalaia.

Mais tarde, o governo indiano selecionou algumas empresas chinesas para responderem aos requisitos de privacidade e segurança de dados. Entretanto, a proibição tornou-se definitiva em janeiro de 2021.

Taiwan

Após o alerta de risco à segurança nacional emitido pelo FBI em dezembro de 2022, Taiwan proibiu a instalação e o acesso ao TikTok em todos os dispositivos do setor público. A restrição também se estende a qualquer outro software fabricado na China.

Até o momento, não há movimentos para o bloqueio do TikTok no Brasil.Até o momento, não há movimentos para o bloqueio do TikTok no Brasil.Fonte:  Cottonbro/Pexels 

E o Brasil? Haverá bloqueio do TikTok?

Apesar da recente movimentação mundial, a possível proibição do TikTok nunca chegou a ser discutida no Brasil. Até o momento, as autoridades brasileiras não se pronunciaram sobre a preocupação com a segurança de dados ou qualquer outro tema relacionado.

Por enquanto, os usuários brasileiros não devem se preocupar com o bloqueio do app por aqui.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.