O que é Misofonia? Saiba detalhes da condição que viralizou no TikTok

4 min de leitura
Imagem de: O que é Misofonia? Saiba detalhes da condição que viralizou no TikTok
Imagem: GettyImages

O termo Misofonia viralizou recentemente no TikTok ao apontar um tipo de reação de algumas pessoas aos barulhos presentes em certos vídeos, que supostamente causam irritação, como o de uma folha sendo rasgada ou de uma boca mastigando chicletes. Este tipo de desconforto é normal, mas quando o incômodo é exagerado, passa a caracterizar a misofonia.

Mas o que quer dizer essa palavra? E é possível que algumas pessoas sejam naturalmente mais sensíveis a barulhos do que outras? Afinal, trata-se de uma condição médica? Confira tudo sobre esse tema neste artigo.

Além do TikTok: o que sente uma pessoa com Misofonia?

O termo Misofonia é usado para designar uma condição na qual a pessoa experimenta reações negativas a certos sons que são típicos do cotidiano. Entre eles, pode-se incluir os barulhos de mastigação, tosses, espirros, batidas no teclado, respiração e aí por diante.

Em outras palavras, a misofonia se caracteriza pelo fato de um indivíduo ter uma sensação e expressar uma reação exagerada a esses sons, de forma desproporcional ao estímulo.

A pessoa pode vir até a manifestar uma irritação muita intensa, desencadeando episódios de raiva. Esta condição também leva o nome de Síndrome da Sensibilidade Seletiva a Sons, e foi reconhecida oficialmente nos anos 2000.

Se você tem irritação devido aos barulhos, chegou a hora de investigar a causa. Pode ser Misofonia.Se você tem irritação devido aos barulhos, chegou a hora de investigar a causa. Pode ser Misofonia.Fonte:  GettyImages 

Esse efeito acontece porque, ao ouvir certos barulhos, o corpo libera neurotransmissores que desencadeiam alguns sintomas, incluindo reações emocionais fortes, como raiva, ansiedade e até agressividade. Ou seja, é uma reação orgânica que algumas pessoas podem manifestar naturalmente, embora a situação também tenha um aspecto social.

Dependendo do grau do incômodo, isso pode atrapalhar muito a vida de quem sente a Misofonia. Por exemplo, uma pessoa que não tolera ouvir o som de mastigação ou de respiração poderá ter grande dificuldade de participar de eventos sociais, já que ficará extremamente irritada com facilidade nesse tipo de situação. Pode, inclusive, sofrer para construir uma carreira profissional, já que terá problemas de convivência.

Não se sabe direito o que provoca este tipo de problema, mas já há pesquisas que sugerem que isso pode estar ligado a uma hipersensibilidade causada por uma ligação anormal entre o sistema auditivo e o sistema límbico do cérebro, que está envolvido no processamento de sons. Por isso, tratamentos efetivos costumam estar relacionados a treinar novamente esta ligação cerebral.

Quais barulhos causam mais Misofonia?

Fique atento aos sinais da Misofonia ao assistir um vídeo curto no TikTok.Fique atento aos sinais da Misofonia ao assistir um vídeo curto no TikTok.Fonte:  GettyImages 

Na teoria, qualquer barulho pode provocar irritação, dependendo do grau da sensibilidade de uma pessoa. Contudo, alguns sons costumam ser relatados como mais frequentemente ligados a esse tipo de problema. Dentre eles, estão:

  • Barulhos associados à respiração, como espirros, tosses, pigarro, mastigação,  sussurros e os gerados no ato de sugar uma sopa, por exemplo;
  • Sons ambientais, como barulho da televisão, tictac do relógio, o tilintar dos talheres e das chaves, e o bater dos dedos nas peças de um teclado;
  • Sonos produzidos por animais, como miados, latidos, uivos, piados, passarinhos voando, etc.

O profissional mais adequado para poder dar esse diagnóstico de Misofonia é o fonoaudiólogo ou o otorrinolaringologista, que também trarão as recomendações do que fazer a partir daí.

De todo modo, há alguns sinais que podem sinalizar que a pessoa é excessivamente sensível a sons. Vejamos quais são os mais comuns:

  • Agitação quando está numa situação em que esses sons estão presentes;
  • Vontade de fugir do local onde está o barulho;
  • Optar por evitar situações em que esses sons estarão presentes, como comer em um restaurante cheio de gente;
  • Reações desproporcionais em relação à fonte do barulho, diferente das manifestadas pelas pessoas do entorno;
  • Reações grosseiras ou rudes quando esses barulhos aparecem;
  • Sintomas físicos de aflição, como aumento dos batimentos cardíacos, taquicardia, dores de cabeça, no estômago e no maxilar, etc.

Os sons dos vídeos nas redes sociais podem impactar a Misofonia?

Nem todos os comentários deixados no TikTok sobre Misofonia são, de fato, verdadeiros. Porém é necessário investigar quando os barulhos realmente te afetam.Nem todos os comentários deixados no TikTok sobre Misofonia são, de fato, verdadeiros. Porém é necessário investigar quando os barulhos realmente te afetam.Fonte:  GettyImages 

Muitos produtores de conteúdo têm reclamado de que os usuários postam comentários em seus vídeos dizendo que eles causaram Misofonia. Mas, de fato, esta é uma situação que pode ocorrer neste tipo de exposição a vídeos, dependendo do grau de sensibilidade do indivíduo.

A grande questão aqui é que é difícil esperar que as pessoas produzam menos vídeos, ou ainda que todos sinalizem que tal conteúdo pode vir a provocar Misofonia.

O mais viável é que a pessoa que sofre demasiadamente com esses barulhos se policie e se discipline para se expor a menos vídeos que possam estimular esse tipo de sofrimento, como boa parte dos que circulam no TikTok.

Ou seja, se esse é o seu caso, um detox eventual das redes sociais pode ajudar muito na preservação do seu estado emocional. Às vezes, é melhor perder alguma coisa do que passar por situações de desconforto.

Gostou do conteúdo? Então, continue de olho aqui no TecMundo e mantenha-se atualizado sobre assuntos recorrentes nas redes sociais, inclusive os termos que viralizam nos mais diversos perfis. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.