Câmara dos EUA aprova projeto de lei que pode banir TikTok: o que acontece agora?

2 min de leitura
Imagem de: Câmara dos EUA aprova projeto de lei que pode banir TikTok: o que acontece agora?
Imagem: GettyImages

A Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira (13) o projeto de lei que pode banir o TikTok no país. Deputados dos dois principais partidos do país, Democratas e Republicanos, foram massivamente a favor da proibição.

A votação foi de 352 votos a favor e 65 membros contra — bem mais do que os dois terços necessários para a aprovação. Os argumentos envolvem acusações de que o TikTok pode ser usado para vigilância da população norte-americana, além de ser um mecanismo de propaganda e controle do governo chinês.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Apresentado por Mike Gallagher, representante republicano de Winsconsin, o projeto de lei pode resultar também na proibição de outros aplicativos e redes sociais de origem chinesa ou originados de outros países considerados inimigos, como o Irã.

Os próximos passos do banimento do TikTok

A próxima etapa do projeto de lei é a votação no Senado dos Estados Unidos. Ainda não há uma data para que o tema seja debatido pelos senadores.

Além disso, o clima é visto como de indecisão entre os parlamentares — ao contrário da Câmara, que foi massivamente a favor da lei. O presidente dos EUA e candidato à reeleição, Joe Biden, já afirmou que assinará a lei sem resistências caso ela seja aprovada no Legislativo.

A Câmara de Representantes dos EUA.A Câmara de Representantes dos EUA.Fonte:  GettyImages 

Caso passe, o projeto vira lei de efeito imediato no país. A partir do período de assinatura de Biden, as companhias afetadas terão um prazo de cinco meses para entrarem no novo regulamento.

No caso do TikTok, uma das alternativas da desenvolvedora chinesa ByteDance é vender o aplicativo para outra companhia, de preferência com origem norte-americana. Caso contrário, o serviço será desvinculado das lojas de aplicativos dos Estados Unidos e deixará de ser acessado via operadoras de telefonia e internet.

A plataforma já é proibida entre funcionários do governo e chegou a ser banida em um estado dos EUA no ano passado, mas a decisão foi revertida. Além disso, a situação quase se concretizou em 2020, mas o decreto foi arquivado justamente por Biden no começo do ano seguinte.

O que diz o TikTok sobre o banimento nos EUA

Em nota oficial comentando a votação, a rede social reclamou do resultado. O TikTok tem 170 milhões de usuários nos Estados Unidos e diz ajudar também cerca de 7 milhões de pequenos comércios.

"O processo foi secreto e o projeto foi forçado por uma só razão: é um banimento. Estamos esperançosos de que o Senado vai considerar os fatos, escutar os seus integrantes e entender o impacto na economia", diz a plataforma.

Banimento pode significar saída do app das lojas mobile.Banimento pode significar saída do app das lojas mobile.Fonte:  GettyImages 

O ministro de Relações Exteriores da China chamou a possível proibição de "um ato de bullying" sem evidências e que "eventualmente vai se voltar contra os próprios EUA".

Gostou do conteúdo? Então, fique de olho aqui no TecMundo para manter-se atualizado sobre esse e outros assuntos. Até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.