Por que brasileiros amam ver gringos reagindo às músicas nacionais? Entenda!

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Imagem: isayildiz/Getty Images
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Há alguns anos a internet tem presenciado um fenômeno curioso: gringos interessados pelas produções musicais do Brasil. Não se sabe se a curiosidade é genuína, mas o fato é que há dezenas de milhares de conteúdos sobre isso nas redes sociais e plataformas de vídeos.

E os populares “reacts” estão disponíveis para todos os gostos. Sertanejo, funk, MPB, rock, rap e vários outros gêneros tocados no país estão sendo apreciados pelos estrangeiros.

Além da curiosidade de saber como a outra pessoa vai absorver o conteúdo que está assistindo, o público também gosta de reações exageradas, palavrões, sustos e os todos os outros sentimentos genuínos que aparecem quando se vê algo pela primeira vez.

O TecMundo decidiu investigar sobre o porquê os reacts de gringos às músicas brasileiras fazem tanto sucesso e como as principais plataformas de vídeo enxergam este fenômeno. Confira, a seguir, o que descobrimos sobre os virais de reacts que tomaram conta da internet.

Histórico do react: como tudo começou

Apesar de parecer, os reacts não são uma trend nova, já que há registros de vídeos de pessoas reagindo a algo desde meados de 2006. Um dos primeiros virais do tipo foi o do Scary Maze Game, aquele joguinho que parece inocente, mas que revela um grande susto.

Centenas de avós, avôs, mães, pais e crianças sofreram com a pegadinha que acaba jogando na tela uma imagem de Regan MacNeil, a menininha possuída do filme O Exorcista, de 1973.

Por volta de 2007, a internet brasileira teve o (des)prazer de descobrir 2 Girls 1 Cup. O vídeo de um dos fetiches mais exóticos que se tem notícia virou um prato cheio (ou copo cheio) para quem queria saber a reação dos amigos ao assistir àquelas cenas inesquecíveis.

O Wikipédia acompanha a evolução da trend lembrando que os vídeos de react voltaram a ficar fortes por volta de 2013. Naquele ano, a HBO lançou a terceira temporada de Game of Thrones e o nono episódio, The Rains of Castamere, traumatizou quem não havia lido os livros das Crônicas de Gelo e Fogo.

A reação de momentos chocantes ou grande plot twists de filmes e séries continuou em alta e até ajudou a aumentar o hype de produções do cinema e da televisão como Vingadores, Dark, Hereditário, Breaking Bad, Round 6, Mãe, Mr. Robot e Fragmentado.

Gringos reagindo: como influencers estrangeiros começaram a bombar no Brasil?

Com os reacts já tendo dominado a internet e sendo o principal conteúdo de muitos creators, não demorou muito para que gringos olhassem para o Brasil. Com uma pujança enorme de ideias, os brasileiros transformaram suas produções culturais em produtos de exportação.

Além da música, a comida, os hábitos, o futebol, os filmes estão dentre os insumos utilizados pelos creators gringo para tentar fisgar os brasileiros. E muitos deles encontraram um nicho de sucesso ao reagir a coisas que nós produzimos.

A criadora de conteúdo holandesa Nienke Helthuis é um destes exemplos. Atualmente contando com quase 1 milhão de seguidores no Instagram, 1 milhão de seguidores no TikTok e 3,2 milhões de inscritos no YouTube, ela viralizou no momento em que conheceu o Brasil.

Dentre seus vídeos com mais visualizações estão suas reações ao funk, Pabllo Vittar, lanches brasileiros, sertanejo e rap. No topo, com mais de 10 milhões de views no YouTube, está o vídeo em que a europeia reage à música Vai Malandra, da cantora Anitta.

O “case” de Nienke – que chegou a aprender a português e viajar diversas vezes para o Brasil – foi tão bem-sucedido que inspirou, mesmo que indiretamente, outros creators.

Ritmos únicos: a cultura brasileira chama atenção

Os diversos produtores de conteúdo que reagem às músicas brasileiras apresentam quase sempre a mesma reação: espanto. Isto é particularmente verdade quando o ritmo que está sendo apreciado é o funk.

Dev Limes é um exemplo disso. Ela é uma youtuber que começou a criar conteúdo em dezembro de 2022 e já tem mais de 180 mil inscritos. O vídeo em que ela chama o funk brasileiro de “o gênero musical mais louco” é de uma de suas produções mais vistas, tendo alcançado 400 mil visualizações.

“Eu não fiquei tão perplexa e empolgada em relação a uma música esse ano inteiro igual agora”, diz após ouvir É Só um Lance Lero Lero, do DJ Arana. “Esta é uma sensação que estou sentindo e que não consigo resumir. Porque você escuta essa música e pensa ‘que po** é essa?’ Você não consegue entender”, afirma.

Outro creator que não cansa de se surpreender com o caldo cultural do nosso país é o norte-americano Clinton Manigault. Mais conhecido pela alcunha de Goony Googles, ele tem mais de 320 mil inscritos no YouTube e 143 mil seguidores no Instagram.

Em entrevista ao TecMundo, Clinton afirma que seu grupo favorito do Brasil é o Racionais e que seu cantor preferido é o Péricles. Fã declarado de hip-hop, ele elogia não somente a sonoridade do rap brasileiros, mas o simbolismo.

“Eu gosto muito da ligação que o hip-hop brasileiro mantém com o passado. Eu acho fascinante como o samba e outros gêneros são uma força motriz do som e da estética moderna. Também [gosto] da conexão que os MCs modernos têm com o passado do hip-hop”, argumenta.

“Não sou um gringo react”

Morando no Brasil há cerca de um mês, tendo passado por cidades em São Paulo e Goiás, Goony Googles conta que iniciou sua trajetória no YouTube com um projeto pessoal para reagir a filmes que nunca tinha visto. Em determinado momento, ele resolveu ir para longas-metragens de outros países e a partir deste ponto foi inevitável chegar a Cidade de Deus.

Ele brinca que os brasileiros encontraram seu vídeo e que a partir daí o público começou a pedir mais e mais reações.

“Os brasileiros se tornaram os principais telespectadores do meu canal. Mas eu disse que meu canal não é um ‘canal Gringo Reacts’. Então continuei reagindo a outros conteúdos. Mas eventualmente consegui chegar perto de 10 mil inscritos e eu só queria comemorar e agradecer ao Brasil. Eu nunca imaginei que isso aconteceria, então eu disse que ‘já que vocês estão solicitando músicas, reagirei a algumas’. E Isso mudou minha vida”.

A primeira música reagida por Clinton foi Diário de um Detento. “Os Racionais homenageiam [os antepassados] em suas ações e músicas. Eles continuam a luta pela justiça e pela promoção do poder negro. Eu conheci o Brasil em um momento interessante para os negros e para a negritude em geral”, argumenta.

Ele ressalta que ir reagindo a tudo aquilo fez com que ele se indentificasse cada vez mais com o que estava vendo, já que sentia certo senso de proximidade. O estrangeiro ressalta, inclusive, como no caso do hip-hop a identidade musical acaba se misturando com a identidade racial, que é o que acontece com certa semelhança na música dos Estados Unidos.

O norte-americano diz se identificar também com o quanto a comunidade é valorizada nas canções que carregam os traços da cultura negra e defende que isso é essencial para que a população retinta consiga lutar contra questões como o racismo.

Por que brasileiros adoram assistir reacts de músicas nacionais?

O produtor de conteúdo Clinton Manigault conta que ao escutar músicas brasileiras, ele vê nas letras experiências que ele mesmo reconhece. Ou seja, pelo lado de quem está reagindo pode haver uma conexão imediata com aquilo que está sendo visto. Mas e na outra ponta, por que um brasileiro gosta tanto de ver uma pessoa desconhecida reagindo a um conteúdo que ele já conhece?

São várias as hipóteses que tentam responder a esta pergunta, sendo que a conexão é uma resposta científica para o questionamento. O site ArsTechnica elaborou em 2016 uma reportagem tentando explicar como a ciência enxerga o sucesso dos reacts.

“Quando você vê alguém reagir a algo com uma grande reação, é muito mais fácil ter empatia com ele, porque você sabe exatamente o que ele está sentindo”, argumentou Andrea Weinstein, psicóloga clínica consultada pelo ArsTechnica. “Nós nos sentimos imediatamente ligados a eles porque dizemos: 'Sim, eu teria essa reação também’”, acrescentou a especialista.

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Indo para o lado do fenômeno social, os reacts a conteúdos que conhecemos fazem sucesso também por motivos de vaidade. “É muito gratificante ver gente de outras culturas apreciando e fazendo com que a música brasileira tenha projeção internacional. Isso nos engaja muito, gera orgulho e aumenta nossa autoestima como brasileiro”, defende Maíra Carvalho, diretora de operações do TikTok Brasil, em entrevista ao TecMundo.

Bruno Telloli, gerente de Cultura e Tendências do YouTube Brasil, fala ao portal que qualquer tipo de react faz sucesso atualmente porque todo mundo gosta de ver como outra pessoa se sentiu ao ter contato com um vídeo, música, filme e outras coisas.

“Os reacts dos gringos fazem tanto sucesso porque naturalmente o usuário brasileiro defende o que é brasileiro. Além disso, há o fator identificação. É prazeroso ver pessoas que não estão inseridas ou envolvidas diretamente com a nossa cultura aproveitando e curtindo nossos produtos culturais, ouvindo, descobrindo e comentando música brasileira com uma visão de mundo que é diferente da nossa”, salienta.

Os reacts são produções orgânicas?

A explosão das redes sociais e consequentemente dos criadores de conteúdo acabou criando setores completamente novos da indústria criativa. Os creators e influenciadores são hoje em dia uma potência e centenas deles contam com uma estrutura enorme de produção para a internet.

Neste cenário em que conta com gigantes da criação de conteúdo, como garantir que toda essa indústria é orgânica e não está sujeita a interferências e incentivos de grandes artistas e das próprias plataformas de vídeo? Bom, YouTube e TikTok garantem que não há incentivo ou direcionamento para criar conteúdo sobre tema A ou B.

“Aqui no time de Cultura & Tendência do YouTube, nós identificamos muitos conteúdos que tem potencial para ser uma tendência e, claro, todas as trends que já estão bombando, mas não fazemos nenhuma ação proativa para que criadores apostem no tipo de conteúdo que está em alta no momento. Esse é um movimento que acontece de forma natural quando algo da cultura pop começa a ganhar destaque”, garantiu o gerente de Cultura e Tendências do YouTube Brasil.

@goonygoogles Reaction - Racionais MC's - Eu Sou 157 (Vídeo completo do YouTube no link na bio) #racionaismcs #musicabrasileira #brasil #eusou157 #rapnacional #goonygoogles #brazil #saopaulo #sãopaulo #brasileiro #gringo #react #youtube #youtubereaction #hiphopbrasil ? original sound - GoonyGoogles

Ele citou que no caso dos reacts, eles são tão naturais que surgem logo após o lançamento de uma nova música ou videoclipe.

“As trends podem surgir de várias formas, sejam hashtags, comportamentos, filtros (em fotos) e etc. E tudo isso surge de maneira completamente orgânica. É muito difícil pegar uma coisa e tentar fazer viralizar”, argumenta a diretora de operações do TikTok Brasil.

Ela explica que seria muito complexo fazer esse trabalho de viralização porque os interesses das pessoas mudam muito rapidamente e que não há como prever o que será sucesso amanhã. “Os virais como os reacts dependem de vários fatores como contexto. É como se fosse uma longa conversa que se você perdeu, é complicado retomar e entender depois”, compara.

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