20 anos do Facebook: relembre as principais polêmicas da rede social

2 min de leitura
Imagem de: 20 anos do Facebook: relembre as principais polêmicas da rede social
Imagem: Unsplash/Reprodução

O Facebook completa 20 anos neste domingo (4), celebrando uma marca superior a 3 bilhões de usuários mensais ao mesmo tempo em que tenta lidar com as novas tecnologias que ameaçam tomar o seu lugar. A plataforma começou bem diferente do que é hoje.

Quando foi lançada no dia 4 de fevereiro de 2004, a rede social era conhecida como “The Facebook” e só podia ser acessada por universitários. O projeto liderado pelo então estudante Mark Zuckerberg ganhou uma cara mais parecida com a atual no ano seguinte.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Facebook mudou bastante desde a estreia, em 2004.O Facebook mudou bastante desde a estreia, em 2004.Fonte:  Facebook/Reprodução 

Depois de retirar o “The” do nome, o site passou a aceitar qualquer internauta com 13 anos ou mais. Daí em diante, vieram feed de notícias, botão like, grupos, Messenger, reações e diversas outras novidades, além da compra do Instagram e do WhatsApp.

As polêmicas também são uma marca da rede social que teve o Orkut como primeiro grande rival, envolvendo vazamento de dados, disseminação de discursos de ódio, fake news etc. Relembramos, a seguir, algumas das principais controvérsias do Facebook.

Polêmicas de Zuckerberg

Mark Zuckerberg se envolveu em várias polêmicas nos últimos anos.Mark Zuckerberg se envolveu em várias polêmicas nos últimos anos.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

A própria origem do Facebook é envolta em polêmicas, levando a disputas jurídicas entre os fundadores. Uma delas foi entre Zuckerberg e os irmãos Cameron e Tyler Winklevoss, que o acusaram de roubo de propriedade intelectual.

Outro cofundador, o brasileiro Eduardo Saverin também se desentendeu com o antigo amigo após ter sua participação acionária diluída. Ao longo dos anos, o bilionário se meteu em diversas outras polêmicas, como a que quase resultou em uma luta contra Elon Musk.

Vazamento de dados

O caso Cambridge Analytica influenciou as eleições dos EUA em 2016.O caso Cambridge Analytica influenciou as eleições dos EUA em 2016.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

principal polêmica do Facebook veio à tona em 2018, quando a consultoria britânica Cambridge Analytica foi acusada de coletar dados de dezenas de milhões de usuários da rede social. As informações foram utilizadas para fins políticos, ajudando na campanha de Donald Trump, segundo a denúncia.

Por não ter garantido a privacidade dos usuários, o Facebook recebeu uma multa bilionária. A sanção aplicada em 2019 pela Comissão Federal de Comércio dos EUA foi de US$ 5 bilhões.

Mudança de Facebook Inc para Meta

A troca de nome da empresa faz uma referência ao metaverso.A troca de nome da empresa faz uma referência ao metaverso.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Outro grande momento da história do Facebook foi a mudança do nome da controladora da rede social para Meta, palavra grega que significa “além”. A troca realizada em 2021 sinalizou o investimento no metaverso, um ambiente de realidade mista.

A ideia era mostrar que a big tech poderia ir além das redes sociais. No entanto, o metaverso ainda não decolou e hoje tem perdido espaço para os investimentos em inteligência artificial.

Facebook vs outros apps

A relação com as concorrentes nem sempre foi boa.A relação com as concorrentes nem sempre foi boa.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

A corporação liderada por Zuckerberg também possui um vasto histórico de polêmicas contra seus concorrentes. Uma delas teve o TikTok como alvo, plataforma que está entre as preferidas do público jovem.

Em 2022, o Facebook foi acusado de financiar uma campanha de difamação contra o app de vídeos curtos, contratando uma empresa de consultoria digital. A iniciativa incluiu a divulgação de artigos em que o TikTok era citado com um ambiente tóxico para os jovens.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.