As 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2023

7 min de leitura
Imagem de: As 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2023
Imagem: GettyImages

Não há dúvidas de que o brasileiro é apaixonado por redes sociais. Seja para fins profissionais ou simplesmente ter um instante de distração, elas estão em nosso cotidiano e, aparentemente, assim vão permanecer por bastante tempo.

A pergunta que fica no ar é: quais são as redes sociais mais populares no Brasil? Se você também já se fez esse questionamento, a resposta está logo a seguir. Por isso, companhe quais são as redes sociais mais usadas no Brasil segundo o site Digital 2023!

10. LinkedIn

(Fonte: GettyImages/Reprodução)O LinkedIn é uma rede social profissional. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

O LinkedIn é, possivelmente, a rede mais forte em todo o mundo quando falamos em networking profissional, e vem ganhando cada vez mais usuários em todo o nosso país.

Diferente das outras redes sociais, o foco aqui é totalmente empresarial. Você forma conexões ao invés de laços de amizade – o que não impede de alguém se tornar um amigo – e as páginas de grupo dão lugar aos perfis de empresa.

Por que é tão popular no Brasil?

A pandemia certamente foi um dos grandes motivos para um aumento de pessoas criando perfis no LinkedIn, uma vez que o ambiente oferece diversas vagas de emprego. Além disso, muitas pessoas possuem acesso ao LinkedIn Learning, que é uma plataforma com diversos cursos para os mais variados tipos de profissionais.

9. Pinterest

Redes sociais mais usadasO Pinterest é uma rede social para busca de inspirações e ideias.

Essa é a verdadeira rede social das inpirações. Com centenas de fotos e vídeos, a plataforma é um ambiente composto por criatividade. Seja para preparar uma mesa na hora de receber os amigos ou, até mesmo, buscar ideias para uma festa de casamento completa.

No Brasil, 46,4% das pessoas que utilizam a internet buscam "Pins" no Pinterest. Assim, conseguem explorar decorações, receitas, fotografias e muitas outras categorias presentes no app/site.

Por que é tão popular no Brasil?

Acima de tudo, a popularidade do Pinterest se dá pela possibilidade de colocar a mão na massa com o "Faça Você Mesmo" e, claro, recorrer à inspirações. Afinal de contas, as publicações são surpreendentes e encantadoras.

8. Twitter | X

Redes sociais mais usadasO antigo Twitter, agora X, é uma das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros.

Ah, o Twitter – ou devemos chamá-lo de "X"? Após dezenas de polêmicas envolvendo a rede do ex-passarinho azul, ele ainda continua no coração do Brasil. A plataforma é ótima para compartilhar ideias, pensamentos, críticas e memes.

A grande maioria dos usuários são jovens, onde encontram um ambiente para expor suas opiniões e seguir assuntos que os agradam. Acompanhar as tendências também é um grande destaque do, agora, "X".

Por que é tão popular no Brasil?

Mais de 47,7% dos brasileiros que utilizam as redes sociais possuem um perfil no ex-Twitter. A popularidade se dá, principalmente, na troca de ideias que o aplicativo possibilita. Além de ser uma ferramenta para manter as pessoas atualizadas sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

7. Kwai

Redes sociais mais usadasO Kwai é concorrente do TikTok e também faz parte das 10 redes sociais mais usadas no Brasil.Fonte: Logos PNG

Concorrente direto do querido "TikTok" – que, inclusive, está mais abaixo em nossa lista –, o Kwai é uma plataforma de vídeos curtos. É voltado ao entretenimento, mas bastante utilizado também por quem deseja saber o passo a passo de algo.

Por que é tão popular no Brasil?

É uma ferramenta rápida e simples de utilizar. Em uma período, o app até monetizava aqueles que assistissem os conteúdos dispostos na rede. É uma boa opção para aqueles que desejam rir, ver gatinhos fofos e procurar vídeos dos seus ídolos favoritos.

6. Telegram

Redes sociais mais usadasO Telegram conquistou os brasileiros devido a sua suposta segurança.

Depois de inúmeros bloqueios no país, o Telegram voltou com tudo e hoje está no Top 10 de aplicativos mais usados no Brasil. Os usuários utilizam a rede para conversar, ver vídeos e até conhecer pessoas de outras localidades, visto a grande capacidade de criar relações que a rede social oferece por meio de seus grupos.

Por que é tão popular no Brasil?

Um dos destaques da plataforma é sua segurança. Muitos indivíduos que utilizam a ferramenta têm uma maior sensação de confiabilidade se comparado ao gigante WhatsApp, por exemplo. No país, mais de 59% dos brasileiros com acesso a internet usam o app.

5. Facebook Messenger

(Fonte: GettyImages/Reprodução)O Messenger é um aplicativo do Facebook para conversas. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

O mensageiro do Facebook já existia dentro da plataforma há bastante tempo, mas apenas em 2016 a empresa de Mark Zuckerberg decidiu apostar na criação de um aplicativo próprio voltado apenas para as conversas. E não demorou muito para se tornar uma das redes sociais mais usadas no Brasil.

Apenas em nosso país, o número de pessoas que utilizam o mensageiro é, ainda, bem expressivo: 65,1% de todos os usuários de internet no país. Para se ter uma ideia, esse número é quase o total de habitantes somados dos estados de Minas Gerais e São Paulo - ou seja, bastante gente.

Por que é tão popular no Brasil?

O Facebook continua sendo bastante popular em nosso país, por isso é de se esperar que o Messenger acabe atraindo a atenção de muita gente por conta de sua integração total com a plataforma. Além disso, ele conta com uma função de Stories exclusiva, o que também ajuda a aumentar a adesão.

4. TikTok

(Fonte: GettyImages/Reprodução)O TikTok é um aplicativo de vídeos curtos. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Quer uma rede onde você pode consumir vídeos curtos e materiais variados feitos por celebridades e pessoas anônimas? Então, o TikTok certamente é o lugar ideal para isso.

Aliás, é exatamente esse um dos fatores que transformou ele em uma das redes sociais mais usadas por aqui. Mais de 65,9% de usuários brasileiros que têm acesso a internet estão interessados em se divertir, mas também consumir conteúdos informativos e até mesmo emocionantes.

Por que é tão popular no Brasil?

A possibilidade de produzir conteúdos virais, seja com uma dancinha ou criando pequenas esquetes, geram uma lista considerável de conteúdo para absorver. Também podemos considerar que muita gente trabalha dentro do TikTok monetizando os vídeos, o que o ajuda a ser uma das redes sociais mais populares no Brasil.

3. Facebook

(Fonte: GettyImages/Reprodução)O Facebook ainda é um dos líderes de usuários no Brasil. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

O Facebook foi, por muito tempo, o queridinho dos brasileiros, mas perdeu espaço com o passar dos anos. Porém, continua no top 5 das redes sociais mais populares no Brasil com seus 86,6% de usuários que podem navegar na internet.

O Facebook é mais voltado para a criação de laços de amizade na hora de manter contato com pessoas distantes, sejam familiares, amigos de escola ou velhos conhecidos.

Por que é tão popular no Brasil?

Além das pessoas em busca de seus conhecidos, o Facebook ainda se destaca entre o público local por conta de seus grupos. É verdade que elas não possuem tanta força quanto as comunidades do finado Orkut, mas ainda assim é possível encontrar espaços para discussões, compras e até mesmo vagas de emprego.

2. Instagram

(Fonte: GettyImages/Reprodução)O Instagram ganhou força e, hoje, é a segunda rede social mais utilizada do país. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Compartilhar seus momentos nunca foi tão fácil quanto agora. Afinal, nada mais prático do que tirar uma foto (ou gravar um vídeo), abrir o Instagram e divulgar esses momentos dentro da sua rede.

Seja para fazer suas publicações ou acompanhar conhecidos e celebridades dentro do Instagram, o fato é que ele conta com 89,9% dos brasileiros que tem acesso à web, garantindo a medalha de prata entre as redes sociais mais usadas no país.

Por que é tão popular no Brasil?

Lá atrás, o Instagram era apenas uma rede social na qual você podia publicar fotos com alguns filtros. Porém, ele foi ganhando outras funções que ficaram bem populares entre os brasileiros, como os próprios vídeos, stories e reels.

Isso, inclusive, fez com que mais empresas passassem a adotar o "Insta", ajudando a popularizá-lo como uma das redes sociais mais usadas.

1. WhatsApp

(Fonte: GettyImages/Reprodução)O WhatsApp ocupa o primeiro lugar no ranking das redes sociais mais utilizadas do Brasil. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

O famoso "Zap Zap" ocupa o topo do ranking das redes sociais mais usadas no Brasil, somando incríveis 93,4% das pessoas que tem acesso a internet por aqui. Seja para fins profissionais ou apenas trocar mensagens com amigos, familiares e conhecidos, o aplicativo já faz parte do dia a dia dos brasileiros.

Por que é tão popular no Brasil?

O WhatsApp é uma ferramenta completa para comunicação, permitindo troca de mensagens por texto, conferências por vídeos e até mesmo chamadas por voz com os contatos que também possuem o aplicativo. Aliás, por aqui há até operadoras que oferecem planos com uso ilimitado ao app, ajudando-o a se fixar entre as redes sociais mais usadas.

Gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando o TecMundo para se manter informado sobre redes sociais e tudo que envolve tecnologia. Inclusive, vale a pena conferir quais foram os apps que ficaram em alta em 2023. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.