Facebook muda de nome e agora se chama Meta

2 min de leitura
Imagem de: Facebook muda de nome e agora se chama Meta
Imagem: Facebook/Reprodução

Em um dia repleto de ideias futuristas, o Facebook apresentou de forma mais detalhada como o metaverso deverá trabalhar. E a empresa decidiu fazer uma mudança maior: trocar de nome. Dessa forma, nasceu a Meta, uma holding que controlará Facebook, WhatsApp, Instagram e outras plataformas e projetos do Facebook.

"A palavra 'Meta' vem da palavra grega que significa além. Para mim, simboliza que sempre há algo a mais para construir. Há sempre um novo capítulo para uma história. Para nós, é uma história que começou em um dormitório e cresceu além de tudo o que podíamos imaginar", anunciou Mark Zuckerberg, CEO da Meta e cofundador do Facebook.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

"Estou orgulhoso do que já construímos até agora e animado pelo que vem a seguir. Na medida em que avançamos no que é possível hoje, além das limitações das telas, para além dos limites e das distâncias físicas e rumo a um futuro em que todos possam estar presentes uns com os outros, criar novas oportunidades e experimentar coisas novas", afirmou o executivo.

Facebook MetaFacebook agora é Meta, holding que deverá liderar os esforços do metaverso.

Durante a apresentação — que começou sendo do Facebook e passou a ser da Meta —, Zuckerberg disse que a empresa aprendeu "muito lutando com questões sociais" e que agora é hora de pegar tudo isso e ajudar a construir o próximo capítulo. "E se esse é o futuro que você quer ver, espero que se junte a nós, porque o futuro vai estar além de qualquer coisa que possamos imaginar", disse ao finalizar o evento.

"O futuro está além daquilo que podemos imaginar"

Em uma carta publicada hoje, Zuckerberg explicou que a companhia "se concentra em conectar as pessoas". A Meta deverá liderar o avanço do metaverso, que é a principal aposta da empresa para o futuro.

Mudança de ares, mas não muito

A decisão de mudança veio porque a marca Facebook "está tão intimamente ligada a um produto [o Facebook] que não pode representar tudo o que fazemos hoje, muito menos no futuro". A empresa também deixou claro que a estrutura corporativa não mudará, apenas a forma como reporta as próprias finanças. O mesmo aconteceu com o Google em 2015, quando passou a ser uma empresa da Alphabet, holding que controla o conglomerado.

No meio da mudança, a Meta precisa lidar com as questões mais atenuantes do Facebook. Nas últimas semanas, ex-funcionárias deram declarações e vazaram documentos que colocaram a credibilidade da empresa em risco. As denúncias citam que o Facebook tinha conhecimento do mal que causa na saúde mental de adolescentes, mas que avançou nos projetos em prol do lucro. A empresa nega as acusações, apesar de ter, de fato, realizado estudos sobre o tema.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.