Mark Zuckerberg diz que Apple e Google devem monitorar jovens nas redes sociais; entenda

1 min de leitura
Imagem de: Mark Zuckerberg diz que Apple e Google devem monitorar jovens nas redes sociais; entenda
Imagem: Getty Images/Reprodução

Apple e a Google deveriam ser responsáveis por controlar o acesso de crianças e adolescentes às redes sociais, evitando a exposição dos menores de idade a conteúdos inapropriados, de acordo com Mark Zuckerberg. O chefe da Meta falou sobre o assunto durante audiência do Senado dos Estados Unidos na quarta-feira (31).

Segundo o CEO da dona do Facebook e do Instagram, as lojas de aplicativos do iOS e do Android precisam restringir o acesso desses públicos às postagens inadequadas às suas faixas etárias, verificando a idade do usuário no momento do download dos softwares. Assim, as plataformas ficariam obrigadas a notificar os pais, como já fazem no caso de compras nos apps.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo Zuckerberg, a verificação da idade dos usuários ao baixar apps deve ser responsabilidade de Apple e Google.Segundo Zuckerberg, a verificação da idade dos usuários ao baixar apps deve ser responsabilidade de Apple e Google.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

O executivo disse, ainda, que pesquisas feitas pela sua empresa indicam um sentimento semelhante por parte dos pais. Ou seja, os responsáveis pelos menores também entendem ser melhor que Apple e Google gerenciem o sistema de consentimento, em vez das próprias redes sociais.

Esta não é a primeira vez que a Meta dá esse tipo de sugestão às autoridades, tentando colocar as duas big techs rivais como alvos dos reguladores americanos. Em novembro do ano passado, uma proposta idêntica foi apresentada pela chefe global de segurança da organização, Antigone Davis, sugerindo a aprovação dos pais para o download de determinados apps.

Pedido de desculpas às famílias

Na audiência, que também contou com a participação de representantes do X/Twitter, Discord e TikTok, entre outras plataformas, foi exibido um vídeo em que crianças comentaram sobre bullying sofrido nas redes sociais. Os senadores relembraram, ainda, histórias de jovens que tiraram a própria vida após abuso online.

Questionado sobre a parcela de culpa da sua empresa em todos estes problemas — um dos participantes disse que ele tinha “sangue nas mãos” — Zuckerberg pediu desculpas às pessoas prejudicadas pelas suas plataformas. Muitos familiares também compareceram à audiência levando imagens dos filhos.

“Sinto muito por tudo que vocês passaram. Ninguém deveria passar pelas coisas que suas famílias sofreram e é por isso que investimos tanto e continuaremos a fazer esforços em toda a indústria para garantir que ninguém tenha que passar pelas coisas que suas famílias tiveram que sofrer”, declarou o CEO, dirigindo-se aos familiares.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.