Como monetizar o TikTok e ganhar dinheiro com vídeos curtos?

4 min de leitura
Imagem de: Como monetizar o TikTok e ganhar dinheiro com vídeos curtos?
Imagem: GettyImages

O TikTok, popular rede social de vídeos curtos, se tornou uma febre mundial. E diferente do Instagram, seu principal concorrente, ele conta com um programa de monetização onde a própria plataforma paga um determinado valor para seus criadores de conteúdo.

Além disso, é possível faturar uma grana extra de outras formas, seja com vídeos patrocinados ou fazendo lives e ganhando recompensa de seus espectadores. Para isso, é preciso ter mais de 18 anos e atender a alguns requisitos mínimos de seguidores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você pode ganhar dinheiro com seus vídeos para o TikTokVocê pode ganhar dinheiro com seus vídeos para o TikTokFonte:  GettyImages 

E para te ajudar com isso, hoje o TecMundo te ensina como monetizar o TikTok e faturar uma renda extra. Confira!

1. Programa Marketplace de Criadores do TikTok

Requisitos para ingressar no programa:

  • 10 mil seguidores ou mais;
  • Mínimo de 1000 mil visualizações nos últimos 28 dias;
  • Mais de três vídeos publicados nos últimos 30 dias;
  • Ter mais de 18 anos;
  • Ter apenas vídeos de produção original em sua conta no TikTok;
  • Seguir as melhores práticas e diretrizes da comunidade.

O TikTok Creator Marketplace é um recurso que está dentro da rede social para unir marcas e criadores de conteúdo. Com eles, é possível colaborar com empresas em campanhas promocionais e ganhar permuta em cima delas.

Ela funciona da seguinte forma, habilitando a opção no seu perfil do TikTok, você se coloca à disposição para receber propostas de marcas, dentro da própria plataforma. Se a empresa estiver interessada em colaborar com você, será enviado um convite por meio de notificações no aplicativo.

O Programa Marketplace de Criadores do TikTok permite que você ganhe dinheiro fazendo parceria com marcas dentro da plataformaO Programa Marketplace de Criadores do TikTok permite que você ganhe dinheiro fazendo parceria com marcas dentro da plataformaFonte:  TikTok 

Ao abrir essa notificação, você poderá visualizar todos os detalhes da campanha, como o tipo de conteúdo, assunto, etc. Caso tenha interesse, é preciso compartilhar suas informações de contato para que a marca possa enviar os documentos necessários, como contratos e outras informações.

Caso tenha chegado em um acordo, o próximo passo é produzir o vídeo dentro do que foi combinado na parceria, como tema, vestimentas, localidades, linguagem utilizada, etc. Assim que o conteúdo estiver pronto, a marca precisa aprová-lo para que então seja publicado posteriormente. Depois disso, você pode acompanhar dados de audiência e outras informações, assim como a empresa parceira.

Você mesmo pode fazer os seus vídeos em parceria com marcas dentro do TIkTokVocê mesmo pode fazer os seus vídeos em parceria com marcas dentro do TIkTokFonte:  GettyImages 

2. Programa Criativo Beta do TikTok

Qual tipo de conteúdo válido?

  • Vídeos com mais de 1 minuto;
  • Vídeos originais;
  • Criação de alta qualidade com edição e filmagem de boa definição.

Requisitos para ingressar no programa:

  • Mais de 10 mil seguidores;
  • Mais de 100 mil visualizações nos vídeos dos últimos 30 dias;
  • Ter mais de 18 anos.

O Programa Criativo do TikTok é um incentivo para que criadores de conteúdo publiquem vídeos na rede social. Caso eles atendam os requisitos citados anteriormente, é possível monetizar o seu conteúdo que atingir mais de mil visualizações. Você poderá ver suas recompensas em até três dias após a publicação.

Entretanto, é preciso que esse mesmo vídeo atenda as políticas de uso da rede social, e que tenha alta qualidade. Ou seja, é preciso que os conteúdos criados não estejam em baixa definição, e que não infrinjam normas do TikTok, como violência explícita, conteúdo sexual, plágio, etc.

Assim como outras redes, o TikTok paga pelas visualizações dos seus vídeosAssim como outras redes, o TikTok paga pelas visualizações dos seus vídeosFonte:  TikTok 

3. Presentes em lives e vídeos

Para aqueles cujo perfil no TikTok permite fazer transmissões ao vivo, é possível também ganhar dinheiro com recompensas dadas por espectadores.

Isso acontece da seguinte forma: durante a sua live, quem está assistindo pode enviar moedas ou outros símbolos da rede social, que posteriormente podem ser trocados por dinheiro real.

E para ganhar esses prêmios, é preciso interagir com seu público, fazendo com que eles se interessem pelo seu conteúdo e enviem os presentes. É justamente com esse formato que surgiram as lives NPC, que se tornaram alvo de muitas polêmicas. Mas fique tranquilo, pois para monetizar com seus vídeos ao vivo não é preciso seguir essa tendência.

Por fim, vale ressaltar que durante as lives não é permitido violar as políticas de uso do TikTok. Caso contrário, a transmissão poderá ser suspensa e você pode até mesmo ter o seu perfil desativado. Também é importante lembrar que contas de partidos ou de políticos não podem participar do programa de monetização das lives.

Você pode trocar presentes recebidos por moedas virtuais que por sua vez valem dinheiro realVocê pode trocar presentes recebidos por moedas virtuais que por sua vez valem dinheiro realFonte:  TikTok 

4. Vídeos patrocinados

Por fim, uma estratégia bem comum, que é adotada em praticamente todas as redes sociais, é a de vídeos patrocinados. Diferente do Programa Marketplace de Criadores do TikTok, você mesmo pode fazer toda a negociação, sem que haja um envolvimento da redes social no processo.

Eles funcionam da seguinte maneira: uma marca paga um valor acordado para que você possa fazer uma propaganda dela no seu perfil na rede social. Esse conteúdo pode ser algo criado tanto pelo próprio usuário, como também pela empresa – via agência, por exemplo.

Embora essa também seja uma estratégia que exija um alto número de seguidores, o que mais prevalece nesse caso é o engajamento. Ou seja, é preciso que o número de impressões do conteúdo do perfil também chamem atenção.

Você pode fazer acordo com empresas para que elas paguem por vídeos patrocinados em seu perfilVocê pode fazer acordo com empresas para que elas paguem por vídeos patrocinados em seu perfilFonte:  GettyImages 

Para isso, é necessário preparar um bom Media Kit para mostrar seus números para as marcas e assim mostrar que, mesmo com poucos seguidores, você consegue ter um alto alcance dos seus conteúdos postados.

Agora que você já sabe diversas formas de ganhar dinheiro com o TikTok, basta usar a criatividade para produzir seus conteúdos ou investir um bom tempo na divulgação da rede social e no consumo dos vídeos curtos dentro da plataforma. Até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.