Bluesky: conheça o projeto de rede social do criador do Twitter

4 min de leitura
Imagem de: Bluesky: conheça o projeto de rede social do criador do Twitter
Imagem: Bluesky/Divulgação

O Bluesky é um projeto de rede social criado por Jack Dorsey, fundador e ex-CEO do Twitter, que ganhou bastante notoriedade após Elon Musk adquirir a plataforma do passarinho azul. Ainda em fase de desenvolvimento, a iniciativa está começando a atrair a atenção de vários usuários descontentes com as mídias sociais.

Entretanto, o projeto vai além de uma “simples rede social descentralizada” e pode mudar o funcionamento dessas plataformas no futuro. Então, o TecMundo responde algumas questões a respeito do Bluesky.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Bluesky é um protocolo que visa facilitar as interações entre diferentes redes sociais.O Bluesky é um protocolo que visa facilitar as interações entre diferentes redes sociais.Fonte:  Dole777/Unsplash 

O que é o Bluesky?

O Bluesky é um projeto para a criação de um formato “aberto e descentralizado" de rede social. Basicamente, a plataforma será desenvolvida a partir de um protocolo padrão que possibilitará que diferentes mídias sociais atuem de forma conjunta.

O conceito visa permitir que as redes sociais tenham interações entre si por meio de um padrão aberto. Contudo, as plataformas manteriam os próprios sistemas de curadoria e moderação.

A ideia do Bluesky foi concebida por Jack Dorsey como uma solução para as falhas do Twitter em 2019. No caso, as redes sociais estavam sendo acusadas de “apropriação indevida de dados, desinformação e interferência eleitoral”.

Sem minar a liberdade dos usuários, o protocolo deve contribuir para que as plataformas tenham maior controle sobre as publicações. Para mais, o conceito foi usado por Dorsey para defender o banimento de Donald Trump em diversas plataformas em 2021.

“Isso é mais importante que os algoritmos que conduzem os feeds. As mídias sociais podem moldar o discurso cultural e precisam existir dentro de um sistema de freios e contrapesos”, destaca um artigo no blog do Bluesky.

O Bluesky terá uma atuação semelhante a outros protocolos de internet.O Bluesky terá uma atuação semelhante a outros protocolos de internet.Fonte:  Melyna Valle/Unsplash 

Como o Bluesky funcionará?

Hoje, grandes empresas de mídias sociais, como a Alphabet (Google e YouTube) e a Meta (Facebook e Instagram), atuam de forma unilateral. No caso, os desenvolvedores precisam de autorizações das big techs para determinados aplicativos e interações.

Então, o Bluesky terá uma função semelhante aos protocolos HTTP e TCP/IP usados para navegação na internet e envio de e-mails. Essas normas técnicas possibilitam que computadores e serviços de e-mail se comuniquem através de uma única rede.

Um protocolo descentralizado e aberto para conversas públicas pode permitir que os usuários escolham a própria experiência e os desenvolvedores tenham liberdade para inovar sem permissão de uma plataforma”, destaca o texto dos desenvolvedores do Bluesky.

Basicamente, o novo padrão visa permitir que um usuário do Twitter converse diretamente com uma pessoa no Instagram, por exemplo. Bem como, os desenvolvedores podem criar apps, serviços e algoritmos que sejam compatíveis com as plataformas conectadas a uma única rede híbrida com elementos de blockchain e peer 2 peer (p2p).

O Bluesky deve facilitar a migração entre as redes sociais.O Bluesky deve facilitar a migração entre as redes sociais.Fonte:  NordWood Themes/Unsplash 

Por que um protocolo das redes sociais é importante?

Conforme destaca o Bluesky, o protocolo e a rede social fornecem três recursos importantes: portabilidade, confiança e segurança. Esses pontos serão essenciais para construir e impulsionar um conceito de “internet social” no futuro.

Com a portabilidade, os usuários poderão alternar entre as plataformas sem perder os dados ou ter a necessidade de realizar um novo cadastro. Esse processo é comparado a troca de operadora de celular sem perder o número e o dispositivo.

A premissa de rede aberta do Bluesky é criar um sistema transparente e verificável. Isso possibilita que as próprias pessoas avaliem o desempenho dos serviços e tenham liberdade para migrar para outra plataforma caso estejam insatisfeitos.

Por fim, a tecnologia usará componentes de segurança com autoautenticação criptografados. Por exemplo, os usuários terão “impressões digitais virtuais” e assinaturas criptografadas que substituirão as entradas em bancos de dados com armazenamento de logins.

No momento, o app Bluesky está em fase de teste.No momento, o app Bluesky está em fase de teste.Fonte:  Bluesky/Divulgação 

Quando o Bluesky será lançado?

Ainda há um longo caminho até o Bluesky se tornar uma rede social e um protocolo vigente na internet. Apesar de a iniciativa ter sido criada enquanto Jack Dorsey estava à frente do Twitter em 2019, a fase de pesquisas com um grupo de 40 a 50 pessoas só teve início em 2021.

Após mais de um ano em desenvolvimento, o projeto anunciou o lançamento do app Bluesky e os testes beta do Authenticated Transfer Protocol (AT Protocol) em outubro de 2022. Surpreendentemente, a ação atraiu mais de 30 mil interessados em conhecer a plataforma.

Mesmo com a recente compra do Twitter pelo empreendedor Elon Musk, o projeto do protocolo para mídias sociais descentralizadas não será afetado. Para mais, o atual CEO da rede social se mostrou disposto a adotar a tecnologia no futuro.

Apesar dos avanços realizados em 2022, não há uma previsão oficial para o lançamento do Bluesky para o grande público. Entretanto, a expectativa é que isso ocorra até 2024.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.