Veja como foi a primeira semana de Elon Musk como CEO do Twitter

3 min de leitura
Imagem de: Veja como foi a primeira semana de Elon Musk como CEO do Twitter
Imagem: Getty Images
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Elon Musk mal comprou o Twitter, mas já mostrou que está na rede social para mudanças. Em apenas uma semana ocupando o cargo de CEO e dono da plataforma, o bilionário protagonizou notícias e esteve envolvido em uma série de polêmicas.

Demissões, cobrança por verificação, morte de projetos e o retorno do Vine. Esses são apenas alguns dos temas que ganharam destaque na semana após a chegada de Elon Musk ao poder do Twitter. Abaixo, confira alguns destaques da primeira semana do bilionário da Tesla como comandante de uma rede social.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Verificado pago e novo Twitter Blue

Apesar de ter dito que o objetivo da compra do Twitter não era "fazer dinheiro", um dos primeiros passos de Elon Musk no comando do Twitter foi refazer a assinatura Twitter Blue. Agora, a nova versão paga vai incluir um selo de verificação e priorizar os usuários premium em buscas e respostas, o que acabou gerando polêmica.

Logo de cara, o anúncio de que a verificação iria mudar levantou diversos debates, levando o novo CEO do Twitter a discutir publicamente com o escritor Stephen King, o que rendeu um "desconto" no preço da assinatura. Enquanto o plano inicial era cobrar US$ 20 pelo Twitter Blue, Musk mudou de ideia e a solução será lançada por US$ 4,99, supostamente já nas próximas semanas.

O retorno do Vine e botão de editar para todos

Além de reformular o Twitter Blue, Elon Musk também deu a entender que pode trazer o Vine de volta. O serviço de vídeos pré-TikTok, que foi comprado e descontinuado pelo Twitter, foi mencionado em uma enquete do bilionário, que teve uma recepção positiva de seus seguidores.

Outra mudança que pode agradar os fãs da rede social é o lançamento do botão de editar para todos na plataforma. Segundo especulações, Musk teria pressionado a equipe para disponibilizar a solução amplamente em breve.

Enquanto o Vine e o botão de editar são priorizados, outros projetos que estavam em andamento no Twitter devem ser assassinados em um futuro próximo. Segundo informações obtidas pelo jornalista Casey Newton, a nova gestão deve descontinuar o Twitter Notes, voltado para posts mais longos, e a plataforma de newsletters Revue.

Demissões via e-mail

Seguindo as especulações que vinham desde antes da compra do Twitter ser concluída, Elon Musk está demitindo funcionários da plataforma globalmente. Nesta sexta (4), a gestão atual da empresa começou a dizimar metade da força de trabalho da companhia por meio de avisos via e-mail.

Elon Musk tristeDemissões abruptas via e-mail renderam um processo de funcionários contra o Twitter.

O processo foi tão polêmico e inesperado que rendeu uma ação legal vinda dos funcionários, que estão utilizando a rede social para relatar a experiência de demissão. Tanto no Brasil quanto no exterior, as mensagens de demissão chegaram ainda durante a madrugada de sexta (4), com os empregados perdendo acesso aos computadores remotamente.

Discurso de ódio e banimentos

A demissão em massa não foi a única polêmica da semana no Twitter. Desde que Elon Musk assumiu, diversas reclamações envolvendo discurso de ódio na rede social. Segundo o Network Contagion Research Institute (NCRI), algumas pessoas estão "testando os limites" da rede social desde a chegada do bilionário, o que aumentou o número de postagens nocivas.

A semana também foi marcada pelo banimento de usuários e a saída de milhares de contas da rede social, incluindo bots e usuários descontentes com as mudanças propostas por Musk. Segundo o Bot Sentinel, cerca de 1,4 milhão de contas teriam sido extintas ou suspensas em poucos dias.

Anunciantes indo embora

Com tantas polêmicas e mudanças abruptas, alguns anunciantes já estão se retirando da rede social. Nomes como General Motors (GM), Audi e General Mills pararam de investir em propagandas na rede social — Musk disse que a culpa para a debandada é dos "ativistas". 

Após uma semana intensa, resta agora aguardar para ver como serão os próximos dias de Elon Musk no comando do Twitter. O que você espera da gestão do bilionário na rede social? Deixe sua opinião lá no perfil oficial do TecMundo no Twitter!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.