Orkut e outras 7 redes sociais que foram esquecidas

5 min de leitura
Imagem de: Orkut e outras 7 redes sociais que foram esquecidas
Imagem: Reprodução / TecMundo

Instagram, Facebook, Twitter e TikTok são algumas das principais redes sociais mais utilizadas da atualidade. Entretanto, antes de muitas dessas serem desenvolvidas, a internet já tinha enterrado uma série de sites e plataformas, que possuíam um funcionamento similar ao que hoje já faz parte do nosso cotidiano virtual.

Essas redes sociais esquecidas vão desde o famoso Orkut – que até hoje conta com milhões de órfãos no Brasil – até outras bem polêmicas, como o Formspring que, com suas perguntas anônimas, fez com que muitos propagassem o ódio na internet.

Hoje o TecMundo trouxe uma lista com 8 redes sociais que já foram uma febre no Brasil ou no mundo, mas hoje são apenas sites esquecidos ou até descontinuados. Confira:

1. Orkut

Acredite se quiser, mas o Orkut já foi a rede social mais popular do país. Era difícil encontrar uma pessoa que não tivesse um perfil na plataforma, que era famosa por uma série de elementos curiosos.

Entre eles tínhamos os depoimentos, frases de elogio à uma pessoa e que ficavam no perfil dela, e as comunidades, que uniam os mais variados tipos de usuários com seus gostos e preferências.

Site do Orkut foi reativado recentementeSite do Orkut foi reativado recentementeFonte:  Reprodução / TecMundo 

A boa notícia é que recentemente o criador da rede social, Orkut Buyukkokten, reativou o site e postou uma mensagem para os antigos usuários da plataforma.

Embora ela não diga explicitamente que a rede voltará, muitos afirmam que o texto subliminar é um recomeço, já que também é possível deixar um e-mail para ser informado de novidades em breve.

2. Google+

O Google sempre foi uma empresa que, quando não é responsável por uma inovação, corre para tentar produzir algo parecido a ela.

O exemplo mais recente são os Shorts do YouTube, uma espécie de resposta, meio atrasada, ao TikTok e o Reels do Instagram. Entretanto, num passado não muito distante, a gigante também tentou fazer o mesmo com o Facebook.


E para isso, a resposta foi o Google +, que era uma rede que conectava pessoas, com uma conta Google, e que tinha funções similares às do rival Facebook.

Entretanto, por conta da pouca aderência e, principalmente, falta de recursos quando comparada à rede de Mark Zuckerberg, a empresa acabou encerrando as atividades da plataforma em 2019.

3. Flogão

Se hoje o Instagram é a principal rede social para a postagem de fotos, o Flogão era a grande febre no começo dos anos 2000. No site, usuários podiam postar suas fotos com uma série de recursos para dar uma incrementada, como faixas e ícones e legendas super criativas.

FlogãoFlogãoFonte:  TecMundo 

Entretanto, com a popularização do Orkut e do Facebook, a rede social acabou sofrendo uma debandada, uma vez que tirando as fotos, haviam poucos recursos de interação social, diferente dos diversos elementos presentes nas redes sociais rivais.

4. MySpace

O MySpace foi uma das primeiras redes sociais a surgir e ao mesmo tempo sumir. Lançada em 2003, a ideia da plataforma era dar visibilidade para artistas, seja divulgando suas músicas, álbuns, ou até projetos em vídeo, mesmo com os recursos limitados da época.

Rapidamente a rede se tornou um fenômeno, chegando a alcançar mais de 300 milhões e ser o site mais acessado do mundo.

MySpaceMySpaceFonte:  TecMundo 

Entretanto, com a popularização do Facebook, o MySpace viu a sua popularidade despencar e acabou tendo que fechar as portas por conta de uma série de problemas, entre eles o de direitos autorais de artistas que tinham perfis por lá.

Curiosamente, o Facebook tentou comprar a empresa por duas vezes quando ela estava no auge, mas a proposta foi recusada. Será que os responsáveis se arrependem disso?

5. Fotolog

Com um funcionamento muito similar ao do Flogão, uma vez que essa rede inspirou a “rival” nacional, o Fotolog foi uma das primeiras plataformas a usar o envio e postagem de imagens para criar uma rede social. Nela, usuários poderiam enviar suas imagens e criar conexões com outros perfis.

FotologFotologFonte:  TecMundo 

Entretanto, o Fotolog teve o mesmo fim do Flogão. A rede social não conseguiu dar conta da popularização do Orkut e Facebook, e acabou sendo esquecida de uma maneira bem ligeira.

Nem a sua integração com a plataforma Blogger, outra febre mundial na época, fez com que ela prolongasse alguns anos de vida.

6. Clubhouse

O Clubhouse é a rede social mais nova da nossa lista. Lançada em Abril de 2020, no meio da pandemia mundial, a plataforma veio com uma proposta ousada: a de substituir fotos e textos por apenas áudios.

Com isso, era possível criar grupos para conversar sobre temas, e permitir que outros usuários ouvissem e tivessem a oportunidade de participar.

ClubhouseClubhouseFonte:  Clubhouse 

Curiosamente, nos primeiros meses de vida, a rede social teve uma adesão tão grande que muitos usuários chegaram a pagar para ter um convite, já que esta era a única forma de ingressar na plataforma.

Entretanto, com a mesma velocidade que atingiu seu auge, ela caiu em popularidade e hoje a tendência é que muito em breve ela entre para o time de redes sociais desativadas.

7. Formspring

O Formspring foi uma das primeiras redes sociais a trazer ao mundo a proposta de interagir com outras pessoas de uma forma totalmente anônima. Nela, o usuário poderia criar um perfil para que pessoas de todas as partes do mundo lhe enviassem mensagem em sigilo absoluto.

FormspringFormspringFonte:  Failory 

Não demorou muito para que os haters, que naquele momento ainda eram casos raros na internet, se propagassem de uma forma gigantesca e entupissem perfis, principalmente de pessoas populares, com as mais absurdas perguntas.

Não se sabe se este foi o fator principal, mas a rede acabou sendo desativada em 2013 cercada de polêmicas.

8. MSN

Embora muitos vejam o MSN como um mensageiro instantâneo, na verdade ele surgiu como uma ideia de rede social da Microsoft.

A proposta era unir usuários com contas na plataforma da empresa, de maneira que pudessem interagir com seus amigos e familiares, seja enviando mensagens, ou até mesmo jogando os games nativos em grupo.

MSNMSNFonte:  TecMundo 

Entretanto, o MSN Messenger, que era o aplicativo de mensagens instantâneas da plataforma, ficou tão popular que os usuários pouco fizeram uso de outras ferramentas além dele.

Com isso, até hoje é comum encontrar pessoas que acham que o MSN era apenas para conversar com outros usuários, e que nunca usaram qualquer outro recurso da rede social.

E você, usou muito alguma dessa plataformas? Conte para a gente em nossas redes sociais e continue de olho aqui no TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.