Veja 6 redes sociais para substituir o Twitter

4 min de leitura
Imagem de: Veja 6 redes sociais para substituir o Twitter
Imagem: George Pagan III/Unsplash

O X (antigo Twitter) está no centro de uma grande polêmica. Após a divulgação de uma série de documentos que revelam a insatisfação de ex-dirigentes da plataforma com a justiça brasileira, o proprietário da rede social resolveu tomar partido do assunto.

No último final de semana, Elon Musk fez uma série de críticas ao judiciário do Brasil e chegou a atacar o ministro do STF Alexandre de Moraes. Dizendo que a liberdade de expressão do país está ameaçada, o bilionário chegou a dizer que Moraes “traiu descaradamente e repetidamente a constituição e o povo do Brasil. Ele deveria renunciar ou sofrer impeachment”.

Após as publicações, o magistrado incluiu Musk em um inquérito que apura a disseminação de fake news. Além disso, o também dono da Tesla será investigado por organização criminosa, obstrução de Justiça e incitação ao crime.

TwitterO X (antigo Twitter) está correndo o risco de ser bloqueado no país, assim como aconteceu com o Telegram. (Imagem: Dan Kitwood/Getty Images)

Com a situação turbulenta entre a plataforma de mídia e a justiça, existe a possibilidade de que a qualquer momento o antigo Twitter seja retirado do ar.

De acordo com a jornalista Andreza Matais, do UOL, as operadoras de internet já foram alertadas pela Anatel para ficarem de prontidão para possivelmente bloquear a rede.

Por causa da iminente saída do ar da rede social, o TecMundo listou 5 alternativas para quem quiser utilizar uma plataforma parecida com o atual X. Confira, abaixo, as dicas:

1. Cohost

Cohost foi fundado em 2020.Cohost já tem mais de 200 mil usuários. (Imagem: Divulgação/Cohost)
Fonte:  Cohost/Divulgação 

O Cohost foi lançado por um grupo de desenvolvedores em 2022 e ainda está em fase beta. Entregando uma experiência orgânica sem algoritmos, a rede social usa um feed em ordem cronológica para as publicações e a moderação dos conteúdos é feita por humanos.

Para quem preza pela privacidade, a plataforma não realiza rastreamento de dados para obter lucros com publicidade. Embora seja gratuito, o site é mantido a partir de doações dos próprios usuários.

Para explorar o Cohost, a pessoa precisa realizar um cadastro no site oficial informando dados como data de nascimento e e-mail.

2. Mastodon

Mastodon tem mais de 29 mil usuários ativos.Mastodon tem mais de 29 mil usuários ativos. (Imagem: Divulgação/Mastodon)
Fonte:  Mastodon/Divulgação 

Apontado como o substituto do X, o Mastodon foi criado pelo programador alemão Eugen Rothko em 2016. A rede social também se propõe a ser um microblog com mensagens curtas de até 500 caracteres.

Diferente do rival, a plataforma oferece certas ferramentas únicas. Por exemplo, é possível “ocultar” detalhes de um post para proteger os seguidores de spoilers e filtrar quem pode acessar as publicações.

Autointitulada como uma rede social "descentralizada" e que "não está à venda", o Mastodon diz oferecer mais controle sobre a sua linha do tempo. Para criar uma conta no Mastodon, basta acessar o site oficial da plataforma.

3. Reddit

Reddit é um grande sucesso nos EUA e em países europeus.Reddit é um grande sucesso nos EUA e em países europeus. (Imagem: Getty Images)
Fonte:  Brett Jordan/Unsplash 

O Reddit é uma rede social com foco no compartilhamento de conteúdos criada em 2005. Basicamente, todas as publicações no site (links, vídeos, fotos e textos) recebem votos dos usuários e as mais bem avaliadas se destacam.

Sucesso em vários países, a plataforma tem mais de 100 mil comunidades chamadas de "subreddit". Os fóruns têm focos em diferentes assuntos, indo de entretenimento até temas políticos, e os destaques são sempre exibidos no feed da página inicial.

Para participar do Reddit, basta fazer o cadastro através do site oficial ou do aplicativo.

4. Tumblr

Tumblr está recuperando o interesse do público jovem.Tumblr está recuperando o interesse do público jovem. (Imagem: Divulgação/Tumblr)
Fonte:  Tumblr/Reprodução 

Fundado em 2007, o Tumblr é uma plataforma com espaço para diferentes conteúdos (textos, imagens, vídeos e áudio). Para alguns usuários, a rede social é uma mistura dos blogs do início dos anos 2000 e o formato microblog do Twitter.

Além de publicar materiais próprios, os usuários podem curtir/favoritar ou reblogar/repostar posts de outros usuários na própria página. Para mais, a ampla customização de perfis é um dos principais atrativos do site.

A conta do Tumblr pode ser criada no site oficial da plataforma após um breve cadastro.

5. Amino

Aos poucos, Amino está conquistando novos usuários.Aos poucos, Amino está conquistando novos usuários. (Imagem: Divulgação/Amino)
Fonte:  Amino/Divulgação 

Criado em 2016, o Amino se denomina “uma rede de comunidades” inspirada no Reddit. Dentro desses grupos com temas variados, as pessoas podem interagir por chats, blogs, enquetes e várias outras ferramentas.

O Amino pode ser acessado a partir de um cadastro simples no site oficial ou no app.

6. Bluesky

Baseada no Blockchain, Bluesky terá a ajuda dos usuários na sua criação.Baseada no Blockchain, Bluesky terá a ajuda dos usuários na sua criação. (Imagem: Divulgação/Bluesky)
Fonte:  Bluesky/Divulgação 

O Bluesky é a nova rede social de Jack Dorsey, ex-CEO e fundador do Twitter. Baseada na tecnologia de blockchain, a plataforma descentralizada de mídias sociais dará aos usuários o controle sobre os algoritmos.

Ainda sem grandes detalhes, o site está em fase de testes com mais de 30 mil usuários. Contudo, é possível se inscrever no site oficial para participar dos futuros testes e “ajudar” a construir a nova rede social.

Extra: Threads

Lançado em julho de 2023, o Threads é mais uma plataforma da Meta (dona do Facebook, Instagram e WhatsApp). Com o objetivo de rivalizar com o antigo Twitter, a plataforma é quase uma cópia da rede chefiada por Musk.

No formato de microblogging, o site funciona de estilo bem similar, possibilitando a criação das threads (por isso o nome), repostagens, seguir contas de personalidades, publicar fotos e vídeos e muito mais.

Um dos diferenciais do Threads é a conexão com o Instagram e a possibilidade de achar contatos que estão na plataforma de fotos.

*Matéria atualizada em 08/04/2024, às 9:25.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.