O que é o Threads? Saiba tudo sobre o novo rival do Twitter

3 min de leitura
Imagem de: O que é o Threads? Saiba tudo sobre o novo rival do Twitter
Imagem: GettyImages/Reprodução

No início desta semana, a Meta anunciou o Threads, sua mais nova rede social. Concorrente do Twitter, a plataforma é apresentada como um espaço "onde as comunidades poderão se reunir para conversar sobre tudo" e "compartilhar suas ideias, opiniões e criatividade com o mundo".

Com o Twitter passando por um momento bastante turbulento, o novo app da empresa de Mark Zuckerberg promete fazer sucesso nas próximas semanas. Se você não quer ficar por fora da rede social, confira abaixo as principais perguntas e respostas sobre o Threads, nova rede social do Instagram! 

threadsA nova rede social foi lançada já na noite desta quarta-feira (5) (Foto: GettyImages)

O que é o Threads?

Lançado na quarta-feira (5) em mais de 100 países, o Threads já pode ser acessado por usuários tanto do Android quanto do iPhone. A rede social é focada em textos, competindo diretamente com o Twitter. Nela, também é possível publicar fotos e vídeos de até cinco minutos.

Veja também: Threads: rival do Twitter coleta até dados de saúde e gera debate sobre privacidade

Onde baixar o Threads?

O Threads já está disponível para download gratuito tanto na Apple Store quanto na Play Store. A versão Web da rede social ainda não está disponível de maneira completa, entretanto. Os usuários só podem visualizar os conteúdos pelo computador se tiverem um link específico.

threads

Preciso ter uma conta no Instagram para usar o Threads?

Sim. Ao menos por enquanto, o Threads só disponibiliza um tipo de login baseado na conta do Instagram. Dessa forma, a rede social conecta os dois perfis e pode importar dados como foto de perfil, biografia e também contas que já são seguidas.

Como usar o Threads?

Resumidamente, o funcionamento do Threads é bem parecido com o Twitter, mas com visual que lembra bastante o do Instagram. A diferença é que, na página inicial, o Threads tem somente um feed que reúne postagens de contas que um usuário segue e também de outras pessoas.

Cada post conta com as opções de curtir, responder, repostar e compartilhar (todos com os mesmos ícones utilizados no Instagram). A nova rede social também é dividida em cinco colunas:

  • Página inicial (feed);
  • Buscar;
  • Nova thread (publicação);
  • Atividade (curtidas, novos seguidores, menções, respostas e uma aba para contas verificadas);
  • Perfil.

threads

A aba de perfil do Threads é dividida em duas colunas: a primeira tem as principais publicações de um usuário, e a segunda as respostas já publicadas por ele.

Posso postar fotos e vídeos?

Sim! Assim como no Twitter, app rival do Threads, os usuários poderão fazer posts apenas com texto ou adicionar vídeos e imagens. Há um limite para publicações de vídeos com até cinco minutos.

Qual é o limite de caracteres no Threads?

Cada post no Threads poderá ter no máximo 500 caracteres, contando com espaços.

Como sincronizar os contatos do Instagram?

A sincronização de contatos do Instagram acontece na hora que o usuário faz o primeiro login na rede social. Nessa parte, é possível tanto adicionar todas as contas já seguidas no Instagram, quanto fazer uma seleção manual.

Para seguir outros contatos ou mesmo convidá-los posteriormente, o usuário precisa acessar a aba de perfil no Threads. Em seguida, é preciso fazer o seguinte:

1. Tocar no botão de dois traços no canto superior direito;

2. Tocar em "Seguir e convidar amigos";

3. Selecionar uma opção para convidar os amigos (WhatsApp, SMS, e-mail ou por outros apps).

Como compartilhar um post do Threads nos stories do Instagram?

Todos os posts públicos do Threads podem ser compartilhados no Instagram. Para isso, basta clicar no ícone de avião no canto de uma publicação e selecionar "Adicionar aos Stories" ou "Postar no feed". A rede social também tem um botão específico para "Tweetar" uma postagem do Threads no Twitter.

threads

O selo de verificado do Instagram conta para o Threads?

Sim, o selo de verificado do Instagram também vale para o Threads.

Como solicitar um selo de verificação?

O processo para pedir o selo de verificação é bastante parecido com o do Instagram. O primeiro jeito de conseguir o selo é assinar o Meta Verified; a segunda opção é abrir uma solicitação na plataforma. Para isso, é preciso ser uma figura pública, celebridade ou marca e atender aos requisitos de conta.

O Threads é gratuito?

Sim! Assim como as demais redes sociais da Meta (Instagram, Facebook e WhatsApp), o Threads é totalmente gratuito.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.