Na atual situação da internet indo em direção às mídias sociais, o YouTube, o maior portal de compartilhamento de vídeos, não poderia ficar de fora. Ele lançou recentemente o YouTube Realtime, uma ferramenta versátil para, entre outras coisas, criar uma rede de contatos no YouTube. Porém, por mais que isso seja interessante, essa mesma ferramenta pode não ser tão útil quanto parece. Aqui serão revisados os principais recursos, suas vantagens e desvantagens.

Principais Recursos do YouTube Realtime

A principal ferramenta do YouTube Realtime é a possibilidade de  mostrar aos seus contatos em tempo real os vídeos que você está assistindo. Você adiciona seus amigos e contatos como faria em qualquer outra rede social, como o Orkut ou o MySpace e eles poderão saber em tempo real quais os vídeos você está assistindo naquele momento. Da mesma forma, você poderá saber quais os vídeos que seus amigos estão assistindo.

Compartilhe vídeos com os seus amigos e faça com que eles descubram que vídeos você assiste.O objetivo disso é compartilhar e socializar com seus contatos novos vídeos. Muitas vezes você conhece um vídeo legal, mas não compartilha. Um contato seu pode ver isso e assistir também e compartilhar com outras pessoas. O YouTube Realtime também guarda uma lista dos últimos vídeos assistidos para seus amigos poderem conferi-los e não só o vídeo que você está assistindo naquele momento e assim conhecer ainda mais vídeos legais que você descobriu. Caso você goste de um determinado vídeo, basta clicar em um botão na barra de ferramentas do Realtime e todos os seus contatos irão receber sua recomendação. Essa recomendação pode ser feita também a somente um contato ou a um grupo de amigos de sua escolha.

o YouTube é o maior portal de vídeos da Internet.Esse compartilhamento é bastante interessante, pois seus amigos receberão de você não só suas atualizações dos seus vídeos, mas também as recomendações de vídeos de terceiros. Assim, qualquer vídeo assistido por você pode ser indicado para seus contatos que podem também indicá-lo. Essa é uma ferramenta muito interessante para se começar novos virais na internet.

Então são duas formas de compartilhamento que o YouTube Realtime apresenta: uma onde seu contato pode ver os vídeos que você está assistindo a partir de uma lista com as visualizações mais recentes e outra onde você pode fazer indicações de vídeos para seus amigos, sem que eles precisem visitar a sua lista de vídeos.

Principal Desvantagem do YouTube Realtime

Você está disposto a perder a sua privacidade com o Youtube Realtime?Por mais que esse compartilhamento de vídeos em tempo real do YouTube seja bastante interessante, esse recurso  acaba com a sua privacidade  na rede de vídeos. Imagine  assistir ao episódio mais recente da novela ou um vídeo de culinária. Ainda que você goste, talvez não queira mostrar esse seu gosto por vídeos a seus amigos do trabalho, por exemplo.

Mesmo não compartilhando o vídeo, o YouTube Realtime mostra o vídeo que você está assistindo e faz uma lista dos últimos vídeos  vistos. Mais cedo ou mais tarde seus amigos ficarão sabendo das suas preferências. E dependendo delas, isso pode ser constrangedor.

Por que você ainda não ouviu falar sobre isso

Por enquanto o YouTube Realtime funciona somente à base de convites e  eles ainda não foram amplamente distribuídos. Caso você receba um convite, basta aceitá-lo  para ver uma barra de ferramentas com as opções do Realtime no seu navegador.  Nela, inclusive, está a opção de desativar o compartilhamento de informações, o que pode garantir um pouco a sua privacidade, mas também impede que você veja essas informações de seus contatos.

Barra do YouTube Realtime

O Google, atual mantenedora do YouTube, diz que está trabalhando para tornar o uso do Realtime mais disponível.

O que achou dessa novidade? Você usaria o recurso do YouTube Realtime? Deixe aqui sua opinião e participe da discussão!

Cupons de desconto TecMundo: