É hora de sair de casa para trabalhar, mas o sol está forte. Você, então, pega seus óculos de sol e vê o mundo, a realidade e só. Porém, se depender dos novos conceitos que envolvem a realidade aumentada, isso está prestes a mudar.

O real e o virtual serão um só, de modo que você poderá verificar seus emails e notícias a partir das lentes de um óculos especial e controlar os movimentos a partir de gestos. Um vídeo poderá ser projetado em sua parede assim que você acordar e será possível conversar com seus amigos usando apenas o movimento das mãos.

É o que mostra o Nokia Mixed Reality, um vídeo-conceito criado pela finlandesa Nokia. A demonstração sustenta que controlar o mundo online utilizando apenas óculos e pulseiras especiais não é somente fruto da sua imaginação.

As notícias do dia, vídeos e músicas são ativados a partir das lentes especiais, junto aos movimentos dos dedos e das mãos. A integração das tecnologias no vídeo é digno de filme, mas, de acordo com os finlandeses, tudo isso está perto de se tornar realidade.

Jogo rápido: o que é a realidade aumentada?

Você ainda não sabe o que é a tal RA? A tecnologia, que cresceu bastante nos últimos anos, permite juntar o virtual e o real. A partir disso, revoluciona-se a maneira com que você se relaciona com objetos, pessoas e lugares. Leia alguns exemplos práticos:

• Você deseja ter informações extras sobre um determinado produto. Basta apontar a câmera do smartphone para o código e todas as informações presentes na internet sobre ele são mostradas na tela.

QR Code

Clique aqui e saiba o que são QR codes

• Em uma revista, um código promete dar acesso a websites, vídeos e outras informações interessantes sobre determinada matéria. Novamente, basta usar a câmera e a internet. Isso já é possível graças aos chamados QR codes, já presentes em várias revistas e jornais do Brasil.

Point & Find

Enquanto a tecnologia-conceito mostrada no vídeo Mixed Reality ainda não é possível - pelo menos para nós, reles mortais -, a Nokia já mostra outros usos da tão falada realidade aumentada em seus produtos.

Suponha que você esteja de férias no Rio de Janeiro e resolva visitar o Cristo Redentor. Basta executar um aplicativo chamado Point & Find, da própria Nokia, e apontar a câmera do smartphone para o Cristo. Imediatamente, as informações extras sobre o monumento são mostradas na tela do seu smartphone. É praticamente um guia turístico virtual. Bacana, não?

Nokia Frame

No começo de 2010, a Nokia apresentou o Nokia Frame, uma tablet-conceito de cair o queixo. É possível fotografar, gravar vídeos facilmente e transferir o conteúdo entre tablets com um simples movimento. O Frame ainda está longe de chegar às prateleiras, mas já deixa claro que o único limite para a tecnologia é a sua imaginação.

Superpoderes

Como seria se você tivesse superpoderes e pudesse derreter parte da sua cidade? O Magic Vision Lab, em parceria com a Nokia, desenvolveu um programa chamado MeltVision, que por meio de gráficos de computador e imagens reais consegue “derreter” prédios, casas e paredes. 

Clique aqui para visualizar os vídeos

Clique na imagem para visualizar todos os vídeos de demonstração.

Por trás de toda a diversão, o MeltVision mostra a sua utilidade: que tal derreter aquele prédio para saber se há um restaurante na outra rua? Por enquanto, o MeltVision não passa de uma demonstração, porém, os desenvolvedores já afirmaram que o software poderá ser comercializado em menos de um ano.

Heavy Rain

O detetive Norman Jayden está sentado em uma cadeira, aguardando algumas pessoas e se sente completamente entediado. Tira um par de luvas e óculos de seu bolso e começa a brincar de jogar uma bolinha virtual em uma parede, também virtual.

Jayden é um personagem do jogo Heavy Rain e, com sua tecnologia de realidade aumentada, consegue criar e controlar gráficos, informações e até mesmo jogos. Confira dois vídeos do game.