Ontem, a Gigabyte anunciou em Taipei, Taiwan, sua mais nova placa-mãe equipada com o chipset Intel Z170X. O modelo Z170X-UD5 TH usa a 6ª geração de processadores Intel Core e se diferencia de outras versões por ser o primeiro do mundo a trazer conexão Thunderbolt 3.

Usando o controlador Thunderbolt da Intel, esta placa disponibiliza tal conectividade através de dois conectores USB Type C, que ficam posicionados no painel traseiro da placa-mãe.

Com esta novidade, você pode desfrutar de uma conexão de até 40 GB/s — que é até duas vezes mais rápida do que a geração anterior do Thunderbolt. Além desta conexão, a nova placa da Gigabyte traz suporte para DisplayPort 1.2 e USB 3.1.

De acordo com a Gigabyte, o suporte para DisplayPort 1.2 é algo essencial para entusiastas que pretendem trabalhar com até dois displays 4K com taxas de 60 frames por segundo ou um monitor com resolução 5K.

Vale ressaltar que o Thunderbolt 3 também conta com o Power Delivery 2.0 — que entrega até 100 watts de potência e pode usar tensões de até 20 volts — e a possibilidade de encadear até 12 dispositivos. A fabricante ainda ressalta que a nova placa tem suporte para SLI ou CrossFire de múltiplas placas e vem com softwares para aceleração de internet.

Até o presente momento, a Gigabyte não revelou detalhes sobre preço ou disponibilidade da Z170X-UD5, mas certamente é um modelo pelo qual muitos consumidores demonstrarão interesse. O que você achou das novidades desta placa?

Cupons de desconto TecMundo: