Se você compra uma placa de vídeo para seu computador, é bem certo que você quer bom desempenho, baixo consumo e redução de ruídos. Também é bem certo que você não quer que ela pegue fogo e ameace todo o seu hardware. Estamos errados nessa avaliação? É bem difícil que não.

Pois o site WCCF Tech mostrou algo que vai bem contra isso que acabamos de dizer. De acordo com a publicação, vários consumidores que possuem as placas de vídeo EVGA GeForce GTX 1080 e 1070 estão sofrendo com problemas de superaquecimento.

Apesar de possuírem dois ventiladores, as placas de vídeos possuem um design que acaba impedindo a circulação do ar da maneira apropriada. Com as temperaturas mais altas, o Módulo de Regulação de Tensão (VRM, na sigla em inglês) acaba falhando e todo o componente trabalha em temperaturas mais altas do que é seguro. O resultado? Fogo!

E nesta semana, o mesmo site conseguiu um vídeo que mostra exatamente isso. Como você pode ver nas imagens que estão acima deste parágrafo, perto de 1:00 a placa mostra chamas no VRM e o cooler da direita deixa de funcionar.

De acordo com o dono da placa, ela funcionou sem problemas por cerca de um mês. Depois disso, começaram a surgir falhas no boot do computador e foi nos testes de verificação que ocorreu o problema. O WCCF Tech ainda diz que os modelos que podem sofrer o problema são ACX, SC, FTW e FTW DT da EVGA — somente o Classified não apresentou falhas.

A solução

Felizmente, a EVGA agiu bem rápido para descobrir os problemas que levam as placas à combustão. A empresa confirmou que o problema ocorre por falhas no resfriamento da VRAM e do VRM, avisando também que vai cobrir todos os custos dos dispositivos em garantia.

Além disso, as novas placas a chegarem ao mercado vão contar com pequenas proteções térmicas para evitar o superaquecimento. Para quem já comprou as placas, a EVGA vai enviar essa proteção gratuitamente nos Estados Unidos.

Posicionamento da EVGA Brasil

Recentemente, foi relatado através de alguns sites que a EVGA GeForce GTX 1070 FTW e EVGA GeForce GTX 1080 FTW estão funcionando com PWM e a temperatura da memória mais quentes do que o esperado durante Furmark (um utilitário de estresse extremo). A EVGA investigou estes relatórios e após extensos testes, abaixo estão os nossos resultados:

  • No ACX 3.0, a EVGA focou a temperatura da GPU e os níveis acústicos mais baixos possíveis. Correndo o Furmark, a GPU fica em torno de 70C +/- e a velocidade do cooler funciona aproximadamente com ciclo de trabalho de 30% ou mais baixo.
  • No entanto, durante os testes recentes a temperatura térmica do PWM e da memória, em circunstâncias extremas, estava marginalmente dentro da especificação e precisava ser tratada.

Conclusão: A EVGA oferece suporte a garantia completa em seus produtos com RMA apoiando os seus produtos e compromisso com nossos clientes.

Para resolver isso, EVGA estará oferecendo uma atualização para VBIOS, que ajusta a curva de velocidade do cooler para garantir o resfriamento suficiente de todos os componentes em todas as temperaturas de operação. Esta VBIOS será lançada nos próximos dias e os usuários podem baixá-la e atualizar as suas placas de vídeo diretamente.

Esta atualização resolve os problemas térmicos potenciais que foram relatados e garante que a placa mantenha temperaturas operacionais seguras. Para os usuários que desejam refrigeração adicional, além da atualização da VBIOS, a EVGA possui almofadas térmicas opcionais disponíveis. Esta atualização não é necessária.

No entanto, a EVGA disponibilizará gratuitamente a qualquer cliente interessado. Para solicitar o kit de almofada térmica, visite br.evga.com/thermalmod

Qualquer cliente que não se sentir confortável em executar a atualização da VBIOS recomendada, poderá solicitar a garantia para trocar o produto com EVGA por uma substituição atualizada. Todas as placas enviadas pela EVGA após 1. º de Novembro de 2016 terão a atualização VBIOS aplicada.

FAQ - Perguntas Frequentes

P. Quais placas de vídeo são elegíveis a atualização?

  • R. As placas de vídeo EVGA ACX 3.0 GeForce GTX 1080, 1070 ou 1060 com os seguintes números de peça (Part Numbers):

*Founders Edition, Blower, HYBRID e HYDRO COPPER não precisam de atualização.

P. Se a minha placa de vídeo não tem design ACX 3.0, será afetada?

  • R. Não, todas as outras GPUs vendidas pela EVGA, incluindo as Edições Founders Edition, Blower, HYBRID e HYDRO COPPER não são afetadas.

P. A VBIOS corrige os problemas de temperatura?

  • R. Sim, a atualização da VBIOS irá corrigir os problemas de temperatura.

P. A minha placa de vídeo está danificada ao funcionar a uma temperatura mais alta?

  • R. Não, mas se algum serviço de garantia futuro for necessário, a EVGA irá zelar pelos seus produtos.

P. O que acontece se a minha placa for acidentalmente danificada durante a instalação da almofada térmica opcional?

  • R. A EVGA zela pela satisfação de seus usuários, amparará com garantia total.

P. E se eu não estiver confortável atualizando a VBIOS?

  • R. Embora a EVGA tenha maneiras muito amigáveis de atualizar a VBIOS, se você ainda não se sentir confortável, nós o apoiaremos com RMA e enviaremos uma placa de vídeo em substituição com a VBIOS mais recente.

Cupons de desconto TecMundo: