Soluções para proteção e privacidade são apresentadas pela Mozilla e Google

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Extensão para o Google Chrome

Fonte da imagem: reprodução da página do complemento Keep My Opt-Outs

A Google liberou uma extensão para o navegador Google Chrome que permite aos usuários desligarem o rastreamento dos servidores quando o internauta clicar em um anúncio. A empresa informou que tal decisão foi realizada junto com outras 14 empresas de publicidade e aproveitou para divulgar que está trabalhando em uma solução para que as propagandas exibidas em conteúdo em Flash possam ser rastreadas normalmente.

A Mozilla também relatou que está com planos neste sentido, todavia informou que o complemento que vai lançar será universal e bloqueará todo tipo de rastreamento em quaisquer publicidades. Segundo a Mozilla, tal atividade é necessária para que não hajam exceções e para que o usuário fique mais seguro ao navegar.

A empresa afirmou que em um acordo com empresas, não seria possível garantir que todas manteriam a promessa de não rastrear os dados dos usuários para outros fins. Ainda não há informações sobre a data em que a extensão para o Mozilla Firefox será lançada.

As atitudes tomadas pelas desenvolvedoras têm o objetivo de integrar um mecanismo para desligar a interação entre o navegador e os servidores de empresas de publicidade. Tais decisões são decorrentes de uma sugestão da FTC (Federal Trade Comission), que informou da necessidade de ferramentas que deem mais privacidade aos internautas.

Vale salientar, que tais ferramentas não impedirão a exibição de anúncios na web. A ideia dos novos complementos é que as empresas de publicidade não tenham meios de identificar a região geográfica de acesso do internauta. Isso significa que pesquisas de mercado podem ser mais dificultosas para tais empresas, no entanto o lucro através de propagandas deve proceder normalmente.

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