Carros autônomos poderão fazer entregas na Califórnia em 2020

1 min de leitura
Imagem de: Carros autônomos poderão fazer entregas na Califórnia em 2020

O governo da Califórnia autorizou o trânsito de carros autônomos leves com fins de teste e entregas comerciais em suas vias públicas. A iniciativa foi regulamentada pelo Departamento de Veículos Motorizados (DMV) do estado norte-americano, que irá emitir, a partir de 30 dias, licença específica para apps ou empresas interessadas.

Nesse sentido, a documentação será liberada apenas para carros autônomos de até 4,53 mil kg, com capacidade de conduzir passageiros, picapes de médio porte e vans que transportam mercadorias ou mantimentos. A necessidade, ou não, de um motorista de segurança, em caso de testes, dependerá da categoria de atuação das empresas candidatas.

Nuro: startup de entregas anônimas dos EUA é uma das interessadas na nova licença. (Fonte: Nuro/Divulgação)

“A adoção dessas regras significa que os californianos em breve poderão receber entregas de um veículo autônomo, desde que a empresa cumpra todos os requisitos”, disse Steve Gordon, diretor da DMV, em comunicado oficial. “Como sempre, a segurança pública é nosso foco principal”, ressaltou.

A Califórnia abriga hoje os principais apps de passeio e companhias com foco em desenvolvimento de frotas de automóveis sem motoristas, como a General Motors (GM), Uber e Waymo. Como a regra funcionará de maneira limitada, carros autônomos de maior porte continuam proibidos de transitar pelo estado — salvo no caso da subsidiária da Alphabet, que é a única autorizada a realizar testes nesse sentido.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.