Detran usa drones para flagrar motoristas ao celular no Distrito Federal

1 min de leitura
Imagem de: Detran usa drones para flagrar motoristas ao celular no Distrito Federal
Avatar do autor

A tecnologia pode ajudar a diminuir os acidentes de trânsito e Detran do Distrito Federal vai recorrer aos drones para diminuir o número de incidências de motoristas que falam ao celular enquanto dirigem. A fiscalização começou nesta semana e deve ajudar também a monitorar outras ilegalidades, como desrespeito à faixa de pedestre, estacionamento irregular e tráfego em locais proibidos.

“A qualquer momento, o Detran pode passar a usar as imagens para autuar”, comentou o diretor geral do órgão, Silvain Fonseca, em entrevista ao G1. Nesse primeiro momento, contudo, a intenção é alertar os condutores e realizar testes de funcionamento. Ele adiantou também que os gadgets podem servir como apoio aéreo para outro agente.

Por enquanto, o Detran possui apenas duas unidades, doadas pela Receita Federal. Eles são pilotados por um efetivo de 12 profissionais de Unidade de Operações Aéres e foram capacitados na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As máquinas serão usadas inicialmente nas principais vias nas proximidades de eventos de grande porte.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Detran usa drones para flagrar motoristas ao celular no Distrito Federal