A Google apresentou uma série de recursos e ações conjuntas com autoridades brasileiras para ajudar o país a encarar as recentes mudanças climáticas que já causam o aumento da temperatura da Terra. As iniciativas foram reveladas na última quarta-feira (22) durante o evento “Sustentabilidade com o Google - Cidades”, realizado em São Paulo.
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O objetivo da empresa é ajudar autoridades, organizações e pessoas a "tomar melhores decisões sobre sustentabilidade", em especial nas grandes metrópoles — que são as cidades que mais contribuem para a crise climática em fatores como emissão de carbono no trânsito e na indústria.
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Os projetos da Google para a crise climática no Brasil
Uma das novidades da Google para o mercado brasileiro em termos de sustentabilidade é o Green Light, um projeto para "fazer recomendações de melhoria no fluxo do trânsito a partir da otimização dos semáforos existentes nas cidades".
Para fazer essas avaliações, ele usa mecanismos de inteligência artificial (IA) e tendências observadas pelo Google Maps.
O projeto Green Light melhora o fluxo do tráfego em grandes cidades.Fonte: Google
Essa plataforma coordena cruzamentos para criar as chamadas "ondas de sinais verdes", reduzindo as emissões de carbono de veículos em constante aceleração. O Rio de Janeiro e Campinas serão as primeiras a receber esse auxílio da empresa, sob a promessa de reduzir as emissões em até 30 milhões de viagens de carro por mês.
Mais voltada para o público consumidor, o Alerta de Previsão de Inundações também usa IA para ajudar populações de áreas de risco durante fortes chuvas. Neste caso, a companhia vai enviar alertas detalhados sobre o nível das águas dos rios e previsões de cheias para celulares via notificação.
Os alertas avisam tanto sobre calor intenso quanto risco de inundações.Fonte: Google
Um alerta parecido já está em funcionamento para regiões com calor excessivo, com informações que incluem temperaturas esperadas e dicas para se proteger.
A companhia anunciou também uma parceria com o Centro de Operações do Rio (COR-Rio), para identificar e medir as principais fontes de emissões de gases poluentes no Rio de Janeiro. Essa iniciativa de coleta de dados também usa IA e pode ser expandida para outras cidades, dependendo também do interesse de entidades governamentais.
Público mais consciente sobre mudanças climáticas
No evento, a Google revelou ainda dados da mais recente edição de uma pesquisa sobre a percepção dos brasileiros a respeito de práticas ambientais, sociais e de governança das empresas (mais conhecidas pela sigla em inglês ESG).
De acordo com o estudo, encomendado pela MindMiners, o número de brasileiros que conhecem o tema ESG cresceu no último ano e já totaliza cerca de 27% da população.
Além disso, 83% dos entrevistados afirmam que valorizam empresas e marcas que possuem uma agenda ESG, considerando "importante que elas atuem para minimizar seus impactos negativos no meio ambiente".
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