The BRIEF

Google vai usar IA para ajudar cidades do Brasil em crise climática

Empresa anunciou medidas de combate às mudanças climáticas que incluem monitoramento, alertas e auxílio no trânsito.

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

24/11/2023, às 08:00

Google vai usar IA para ajudar cidades do Brasil em crise climática

Fonte:  Google 

Imagem de Google vai usar IA para ajudar cidades do Brasil em crise climática no tecmundo

A Google apresentou uma série de recursos e ações conjuntas com autoridades brasileiras para ajudar o país a encarar as recentes mudanças climáticas que já causam o aumento da temperatura da Terra. As iniciativas foram reveladas na última quarta-feira (22) durante o evento “Sustentabilidade com o Google - Cidades”, realizado em São Paulo.

O objetivo da empresa é ajudar autoridades, organizações e pessoas a "tomar melhores decisões sobre sustentabilidade", em especial nas grandes metrópoles — que são as cidades que mais contribuem para a crise climática em fatores como emissão de carbono no trânsito e na indústria.

Os projetos da Google para a crise climática no Brasil

Uma das novidades da Google para o mercado brasileiro em termos de sustentabilidade é o Green Light, um projeto para "fazer recomendações de melhoria no fluxo do trânsito a partir da otimização dos semáforos existentes nas cidades". 

Para fazer essas avaliações, ele usa mecanismos de inteligência artificial (IA) e tendências observadas pelo Google Maps.

O projeto Green Light melhora o fluxo do tráfego em grandes cidades.O projeto Green Light melhora o fluxo do tráfego em grandes cidades.

Essa plataforma coordena cruzamentos para criar as chamadas "ondas de sinais verdes", reduzindo as emissões de carbono de veículos em constante aceleração.  O Rio de Janeiro e Campinas serão as primeiras a receber esse auxílio da empresa, sob a promessa de reduzir as emissões em até 30 milhões de viagens de carro por mês.

Mais voltada para o público consumidor, o Alerta de Previsão de Inundações também usa IA para ajudar populações de áreas de risco durante fortes chuvas. Neste caso, a companhia vai enviar alertas detalhados sobre o nível das águas dos rios e previsões de cheias para celulares via notificação.

Os alertas avisam tanto sobre calor intenso quanto risco de inundações.Os alertas avisam tanto sobre calor intenso quanto risco de inundações.

Um alerta parecido já está em funcionamento para regiões com calor excessivo, com informações que incluem  temperaturas esperadas e dicas para se proteger.

A companhia anunciou também uma parceria com o Centro de Operações do Rio (COR-Rio), para identificar e medir as principais fontes de emissões de gases poluentes no Rio de Janeiro. Essa iniciativa de coleta de dados também usa IA e pode ser expandida para outras cidades, dependendo também do interesse de entidades governamentais.

Público mais consciente sobre mudanças climáticas

No evento, a Google revelou ainda dados da mais recente edição de uma pesquisa sobre a percepção dos brasileiros a respeito de práticas ambientais, sociais e de governança das empresas (mais conhecidas pela sigla em inglês ESG).

De acordo com o estudo, encomendado pela MindMiners, o número de brasileiros que conhecem o tema ESG cresceu no último ano e já totaliza cerca de 27% da população.

Além disso, 83% dos entrevistados afirmam que valorizam empresas e marcas que possuem uma agenda ESG, considerando "importante que elas atuem para minimizar seus impactos negativos no meio ambiente".

Ficou com alguma dúvida? Conte para gente em nossas redes sociais e aproveite para compartilhar a matéria com os seus amigos.


Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Fontes