Freelancer no final do ano: 11 apps que auxiliam na entrega dos trabalhos

4 min de leitura
Imagem de: Freelancer no final do ano: 11 apps que auxiliam na entrega dos trabalhos
Imagem: GettyImages

No universo do freelancing, a tecnologia tornou-se uma aliada indispensável. A crescente demanda por flexibilidade e independência profissional, intensificada pela pandemia, abriu portas para o mercado freelancer no Brasil.

Esse fenômeno não apenas permitiu a muitos profissionais obter uma renda extra, mas também impulsionou a autonomia no trabalho e o sonho do empreendedorismo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo dados do Freelancer.com, áreas como escrita criativa e design de interface do usuário lideraram o crescimento na demanda por freelancers no segundo trimestre de 2023.

Diante disso, a habilidade de utilizar a tecnologia de maneira eficiente pode ser a chave para aumentar a produtividade e se destacar nesse cenário competitivo. Conheça agora 11 aplicativos que são aliados valiosos na jornada do freelancer, abrangendo desde organização financeira e interação com clientes até a execução de tarefas específicas no seu dia a dia!

1) Trello

O Trello é uma ferramenta de gestão de projetos que utiliza o conceito de quadros, listas e cartões para organizar visualmente as tarefas. É eficaz para acompanhar o progresso de projetos, definir prazos e colaborar com clientes.

O Trello oferece uma galeria de templates (modelos) gratuitos aos usuários.O Trello oferece uma galeria de templates (modelos) gratuitos aos usuários.Fonte:  Trello/Captura de tela 

O aplicativo ainda oferece uma visão de calendário das tarefas planejadas e automação sem código integrada a todos os quadros do Trello. Por ser conhecido no meio empresarial, o freelancer que já utiliza o app terá mais facilidade para gerenciar seus clientes que também aderiram à plataforma.

2) Notion

O Notion é um aplicativo versátil que combina notas, tarefas, wikis e banco de dados. É um ambiente único para organizar ideias, criar listas de afazeres e gerenciar projetos. Além disso, o app facilita a personalização do espaço e anotação de ideias com a ajuda de inteligência artificial – uma tendência que todo freelancer atualizado deve aprender a lidar!

É possível testar gratuitamente o Notion.É possível testar gratuitamente o Notion.Fonte:  Notion/Captura de tela 

3) Harvest

Harvest é uma solução completa para rastreamento de tempo e faturamento. O app permite uma fácil criação de faturas e relatórios detalhados, ideal para freelancers que cobram por hora. Até o momento, o aplicativo está disponível apenas em inglês.

O aplicativo oferece 30 dias de teste para o usuário experimentar a versão premium.O aplicativo oferece 30 dias de teste para o usuário experimentar a versão premium.Fonte:  Harvest/Captura de tela 

A versão gratuita para desktop e dispositivos móveis do Harvest permite a criação de até 2 projetos. Se o usuário desejar, é possível assinar a versão Pro pelo plano anual ou mensal, o que garante adicionar colaboradores e projetos de modo ilimitado no app.

4) Mobills

Outra alternativa para melhorar o seu controle de entregas e cobranças é o aplicativo Mobilis. Para freelancers, ele tem um upgrade interessante na gestão financeira do seu negócio ao permitir o controle de despesas, receitas, indicar cartões e empréstimos, assim como oferecer recursos para o planejamento financeiro e um diagnóstico financeiro gratuito.

5) Google Drive

Essencial para colaboração, o Google Drive oferece armazenamento em nuvem, permitindo compartilhamento fácil de documentos do seu dispositivo e colaboração em tempo real com clientes e parceiros.

A sua interface intuitiva também facilita a integração com os demais produtos da Google, como Google Docs, Google Sheets, Google Apresentações e Google Formulários.

6) Zoom

Fundamental para reuniões remotas, o Zoom oferece videoconferências de alta qualidade, compartilhamento de tela e recursos para interação eficiente. Soluções que podem auxiliar freelancers de diversas áreas, como professores, consultores e designers.

7) Loom

O Loom é uma ferramenta de captura de tela e gravação de vídeo que facilita a comunicação visual. Sua indicação é ainda mais relevante para quem tem uma agenda lotada de reuniões, pois o app também conta com IA para fazer tutoriais e explicar projetos, relatar bugs ou fornecer treinamentos aos clientes.

8) MindMeister

Para freelancers que dependem de brainstorming e organização de ideias, o MindMeister será uma ferramenta ótima para aumentar a produtividade.

Seja acessando pelo computador, celular ou iPad, o app de mapeamento mental colaborativa e intuitiva ajuda a colocar as ideias de um projeto de maneira fácil e acessível a todos os envolvidos.

MindMeister pode ser usado em desktop ou dispositivos móveis, como smartphone.MindMeister pode ser usado em desktop ou dispositivos móveis, como smartphone.Fonte:  MindMeister/Captura de tela 

9) Figma

Figma é uma plataforma de design colaborativo. Permite que equipes trabalhem simultaneamente em projetos, facilitando a criação e revisão de designs.

10) Hootsuite

Para quem trabalha com redes sociais, o Hootsuite simplifica o agendamento de postagens, monitoramento de mídias sociais e análise de desempenho. No site, é possível solicitar uma demonstração gratuita para ter certeza de que o app será eficiente no seu trabalho.

11) Grammarly

A precisão na escrita é crucial, independente do ramo que você atue como autônomo. O Grammarly pode te ajudar nessa questão. O aplicativo é um verificador de gramática e ortografia que auxilia na produção de conteúdo impecável. Vale a pena conferir!

O trabalho freelancer requer mais disciplina e organização pessoal do profissional.O trabalho freelancer requer mais disciplina e organização pessoal do profissional.Fonte:  GettyImages 

À medida que o ano se encerra, integrar esses aplicativos ao cotidiano profissional pode ser a estratégia que faltava para alcançar novos patamares na carreira autônoma.

Continue a descobrir como a tecnologia pode ser sua aliada na busca pelo sucesso como freelancer. Leia agora 7 fatos que você precisa saber sobre o modelo de trabalho que está crescendo cada vez mais em nosso país!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.